Arredores de Taormina: Giardini Naxos

Giardini Naxos: Explorando os arredores de Taormina

Atualizado em

Quando penso no que fazer nos arredores de Taormina, o primeiro lugar que me vem em mente, depois de Castelmola, é a cidade de Giardini Naxos, aquela que nós vemos lá embaixo quando percorremos a estrada que vai subindo o Monte Tauro e nos leva ao centro de Taormina.

Giardini Naxos caminha de mãos dadas com Taormina, uma cidade depende da outra, inclusive compartilham a mesma estação de trem, daí o motivo dela se chamar “Taormina-Giardini”. Enfim, Giardini Naxos é a uma cidade a ser vista, principalmente se você visita a Sicília no verão.

Sim, porque é no verão que Giardini se enche de vida, uma vez que são as suas praias as principais atrações da cidade. Os vários quilômetros de litoral com praias de areia, são uma ótima alternativa para quem não suporta as pedras das praias de Taormina.

Foi em uma das praias de Giardini Naxos, Schisò, que no ano 734 a.C., os calcideses (povo proveniente de Cálcis, na ilha de Eubéia), juntamente com colonos de Naxos, nas Ilhas Cíclades, fundaram a primeira colônia grega da Sicília, batizando-a com o mesmo nome da cidade grega, Naxos. Imagino que os gregos tenham ficado de boca aberta ao ver aquela incrível paisagem: um mar cristalino, verdes colinas e o vulcão Etna dominando o horizonte.

Giardini Naxos, Sicília
Imaginem os gregos vendo isso, obviamente sem os edifícios. Disseram: é aqui que vamos ficar!

A antiga Naxos era um núcleo muito importante na primeira fase da colonização grega da Sicília, tendo prosperado até o século V a.C. No entanto, no ano 403 a.C., foi conquistada por Dionísio I de Siracusa, o qual saqueou a cidade e escravizou a população. Aqueles que conseguiram fugir, se refugiaram no alto do Monte Tauro, fundando em seguida Tauromenion, a atual Taormina. Mas essa história já contei AQUI.

 

O que ver em Giardini Naxos

1) O parque arqueológico

Giardini Naxos - Área arqueológica

Os restos e achados da colônia de Naxos podem ser vistos no pequeno parque arqueológico situado em uma área repleta de verde, quase um oásis de paz no meio da muvuca que toma conta da cidade já a partir do mês de maio.

Giardini Naxos - museu arqueológico

Dentro do parque há um museu que conta a história da colonização grega da cidade, uma sala com os repertos provenientes do fundo do mar e uma área com os restos de habitações e santuários da época.

A entrada para o parque é baratinha, custa apenas 2 euros. Ele fica aberto todos os dias, das 9 da manhã até uma hora antes do pôr do sol. Esse horário de encerramento é bem estranho, eu sei, mas assim estava escrito no cartaz na porta do parque. Não há um horário fixo, pois varia de acordo com o mês do ano.

O parque arqueológico está situado na altura da praia de Schisò, na frente do porto. Não tem como errar!

2) A Orla

Este slideshow necessita de JavaScript.

O coração de Giardini Naxos é a sua orla, sempre cheia de gente passeando e repleta de pizzarias, bares, restaurantes e lojinhas. É um ótimo lugar para um happy hour, um sorvete ou um simples passeio tranquilo. Durante o verão, a animação vai até a madrugada. As badaladíssimas discotecas atraem gente bonita de várias partes da Sicília além dos turistas que se encontram na cidade.

A propósito de sorvete, eu indico a sorveteria “Isola del Gelato” (Lungomare Tysandros, nº 20). Gente, é cada granita… é cada gelato…

 

As praias de Giardini Naxos

São as praias de Giardini – amplas, de areia e com excelente infraestrutura – que atraem os turistas do mundo inteiro. Apesar da existência de um grande número de “lidos”, aqueles estabelecimentos que fornecem todo tipo de serviço (pagando, obviamente), uma boa parte das praias são livres e lá você pode estender sua toalha sem ter que pagar nada. Há três praias em Giardini Naxos:

 

1) Praia de Recanati

É a mais afastada daquilo que poderíamos chamar de “centro” de Giardini e é a única que não é toda de areia, mas sim de pedrinhas. Em Recanati ficam os maiores hotéis e resorts de Giardini Naxos, como o Hilton e o Atahotel Naxos Beach, além das melhores discotecas da cidade.

 

2) Praia de Schisò

É a preferida dos turistas – e também a minha –, dotada de todo o conforto necessário, com restaurantes, lidos, bares. A areia fina e o mar calmo, fazem dela também uma ótima praia para quem viaja com crianças.

Praia de Giardini Naxos
Um dos lidos que oferecem todas as comodidades. Você não precisa se preocupar em levar nada para a praia: pagando cerca de 15 euros, você tem direito a duas espreguiçadeiras e um guarda-sol. Além disso, há serviço de bar e restaurante na praia.
Praia de Giardini Naxos
Lido com parquinho para as crianças na praia de Schisò.

 

3) Praia de San Giovanni

Praia livre de Giardini Naxos, arredores de Taormina
Nesta foto dá para ver, lá no alto, a pequena Castelmola (à esquerda), seguida por Taormina, um pouco mais embaixo.

Outra praia de areia fina e com um amplo espaço livre, possui menos serviços do que a praia de Schisò, mas graças à pouca distância, isso acaba não sendo um problema.

 

Hospedagem em Giardini Naxos

Apesar de Taormina está logo “ali ao lado”, os preços dos hotéis, restaurantes e até mesmo os estabelecimentos comerciais de Giardini são bem menores respeito à vizinha famosa. Por isso, caso esteja achando os hotéis de Taormina muito caros, pense na possibilidade de procurar hospedagem em Giardini!

Pesquise agora e reserve um hotel em Giardini Naxos!

 

Como ir de Giardini Naxos para Taormina e vice-versa

De ônibus: Felizmente há um bom número de linhas de ônibus da empresa Interbus que vão de Giardini a Taormina (e vice-versa). Os horários dos ônibus podem ser vistos nas paradas espalhadas pela cidade ou no site da empresa (clique AQUI). Além disso, há uma outra linha, fornecida pela prefeitura de Taormina, que liga a estação de trem a Isola Bella e ao centro de Taormina (veja AQUI). A viagem dura cerca de 20 minutos.

De táxi: Os táxis de Giardini para Taormina custam em média 15/20 euros.

De carro: Em cerca de 5 minutos dá para ir de uma cidade para a outra, porém vale lembrar duas coisas: 1) Em Taormina é proibido o trânsito de veículos particulares no centro, sendo necessário ter que deixar o carro no estacionamento fechado “Lumbi” e de lá prosseguir com o ônibus gratuito; 2) Em Giardini também não é fácil estacionar, uma vez que há pouco espaço a disposição. É preciso sorte!

 

Quer fazer um passeio em Taormina ou arredores? Clique AQUI e reserve com a Viator!

 

Reserve já seu hotel em Giardini Naxos!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

 

Curta o blog no Facebook!

ASICILIA5

Veja Também

kitesurf na sicilia

Onde praticar kitesurf na Sicília

Você é um daqueles que não larga mão do kite nem durante as viagens? Que …

13 comentários

  1. Adriana Guarnieri Stoelben

    Oi Patricia, Estou chegando na Sicilia, vindo de Malta, na noite do dia 26 de setembro e tenho 3 dias por aí, eu e minha irmã. O primeiro dia pensamos em visitar o Etna, já que estaremos em Catania, se der tempo fazer um passeio na Aci Treza (e claro, comer Arancino no Savio como vc recomendou :)., ent’ao partir a tarde, de trem, para Taormina. Queremos conhecer Isola Bella, Castelmona e Giardinni Naxo, nos dois dias restantes. Queria saber o que voce acha deste roteiro. Se é viável e se vc acrescentaria mais alguma coisa e o que vc recomenda para hospedagem, neste caso. Taormina ou Giardini? Obrigada. Bjs

    • Patricia Kalil

      Olá Adriana,

      Sim, seu roteiro é viável! Não acrescentaria mais nada, porque não cabe! rsrs
      Está ok assim.

      Um abraço,

      Patricia

  2. Gabriela Rolim

    Boa tarde, Patrícia!

    Há 4 anos fiz um roteiro de 8 dias pela Sicília e segui muitas de tuas dicas. Inclusive tu me deste a ideia de montar base em Pizzo para visitar Tropea, o que foi maravilhoso!
    Hoje, estou planejando novamente um roteiro pela Sicília, mas dessa vez de um estilo diferente. Vamos repetir Taormina por 3 noites, e gostaríamos de completar os 4 dias faltantes em alguma praia que pudéssemos levar crianças, curtir a praia durante o dia, e que à noite tivesse um centrinho, lugares para jantar e dar uma caminhada (como toda boa viagem exige, hehe). Que cidade tu me sugeriria? E Hotel? Dei uma olhada em Giardini Naxos e Marina Di Ragusa, mas não sei se seriam ideais, ou se há alguma outra (nem que fosse mais distante) que houvesse além da praia, uma maior infra na própria cidade…
    Outra dúvida minha é com relação a segunda parte do meu roteiro, que inclui a Puglia. Temos 6 noites, sendo que pensei em dividir entre Otranto (e conhecer aquela parte da região) e uma outra cidade que tivesse essa possibilidade de praia com longa extensão de areia branca, também para crianças… Tu saberias me dizer qual praia seria melhor, que tenha essa característica e ainda tenha infra para jantares, centrinho, etc.?

    Aguardo tuas dicas e orientações.

    Agradeço a atenção.
    Parabéns pelo trabalho dedicado.

    Um abraço!

    • Patricia Kalil

      Olá Gabriela, me lembro bem de você!
      Se você vai ficar em Taormina, não tem muito sentido ficar também em Giardini Naxos, que é a cidade do lado.
      Na outra viagem você conheceu San Vito Lo Capo ou Cefalù? São praias com mais ou menos essas características que você citou: boas para crianças, de areia e com um centrinho onde passear. Elas ficam no noroeste da Sicília. Outra ideia seria também a ilha de Lipari. Depois que você escolher o lugar onde ficar, posso te indicar os hotéis.

      Em relação a Otranto, infelizmente eu não conheço as praias da região, por isso não tenho dicas para te dar.

      Um abraço,

      Patricia

  3. Ciao Bella! Tudo bem, Patrícia??

    Você acha que em outubro (iniciozinho) seria melhor ficarmos hospedados em Giardini ou Castelmola? (ainda decidindo..)

    Tem transporte público de Castelmola para Taormina?? Quanto tempo leva? Parece meio complicado para chegar e sair Castelmola…
    (Devemos estar com carro , mas visto a dificuldade de estacionar, talvez seja melhor deixá-lo parado onde estivermos)

    bjs e obrigada

    • Patricia Kalil

      Olá Leticia!

      Eu vou bem e você?

      Tem, sim, transporte público de Castelmola a Taormina (10 minutinhos, é perto).

      O problema de se hospedar em Castelmola é, como você falou, o estacionamento. Mas tem uns hotéis que ficam foram do centro do vilarejo que dispõem de estacionamento privativo. Lembre-se que em Taormina também é probido estacionar no centro, tem que deixar no estacionamento Lumbi, que não é barato.

      Agora, se você pretende fazer Castelmola/Giardini Naxos de base para conhecer outros lugares nos arredores, na minha opinião seria melhor ficar em Giardini por um motivo preciso: não ter que dirigir todas as vezes até Castelmola, porque a estrada é extremamente sinuosa, afinal o vilarejo está lá no topo do monte. Se a sua ideia, no entanto, for curtir o local e não sair do eixo Castelmola-Taormina, aí a opção Castelmola é mais viável.

      Ah, de Giardini Naxos também tem ônibus para Taormina.

      Um abraço,

      Patricia

      • MInha querida! Não tenho como agradecer toda sua prestatividade! (e já estou envergonhada de tanta pergunat! haha)
        Bom, a nossa ideia é realmente a primeira. Vamos ficar pela região de base, mas queremos muito conhecer várias coisas dos arredores. Então, nesse caso, acho que estou contigo: fazer as idas e vindas de Castemola pode dar trabalho.
        Tô até amadurecendo uma outra ideia aqui -de em vez de ficar todos os dias em Taormina, talvez dormir uma noite em Siracusa ou perto – mas aí é outra história (meu marido acha muito deslocamento de hospedagem).
        Grazie mille

  4. Olá Patrícia, adorei ver você no programa de televisão e agora preciso da sua ajuda, eu vou ficar hospedada no hotel corallo em Taormina, estava a pensar alugar carro, acha que compensa? É que a pé fica a quase 1h do centro. Que me recomenda?

    • Patricia Kalil

      Olá Catarina, você alugaria um carro só para ir a Taormina? Considere que você pagaria cerca de 10 euros de estacionamento e em boa parte da cidade é proibido transitar de carro. Seria melhor você usar os táxis ou os ônibus, não?

      Um abraço,

      Patricia

  5. Oi Patricia! Eu to planejando uma viagem com meu marido em inicio de maio pra Malta, Taormina (e arredores) e possivelmente sardenha. Uma duvida q eu tenho eh se em Taormina aluga scooter e se eu poderia andar nas ruas do centro com a scooter e ir ate giardini naxos com ela tb. Obrigada!

    • Patricia Kalil

      Oi Thaisa,

      No centro de Taormina é proibido o trânsito de veículos, inclusive scooters. Em algumas ruas só os residentes podem circular de carro.
      Na verdade o centro é bem pequenininho, então não teria nem lógica andar de scooter lá. De qualquer maneira, você pode alugar o scooter para ir a Giardini Naxos ou mesmo para Castelmola, mas pra circular dentro de Taormina, não 🙂

      Um abraço,

      Patricia

  6. La prima citta fondata da i greci fu a syracusa la isola di ortigia e taormina e stata la seconda, in ogni modo sono tutte due in sicilia sono belllissime le due non sono lontane io ogni volta che sono andata cinque volte nella mia vita la trovo tanto bella a la mia bella Siracusa e a la bella sicilia tutta… esther.

Comente!