Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » O QUE VER » Praias » Giardini Naxos: Explorando os arredores de Taormina

Giardini Naxos: Explorando os arredores de Taormina


Sem dúvida quando penso no que fazer nos arredores de Taormina, o primeiro lugar que me vem em mente, depois de Castelmola, é a cidade de Giardini Naxos, aquela que nós vemos lá embaixo quando percorremos a estrada que vai subindo o Monte Tauro e nos leva ao centro de Taormina.

De fato, Giardini Naxos caminha de mãos dadas com Taormina, uma cidade depende da outra, inclusive compartilham a mesma estação de trem, daí o motivo dela se chamar “Taormina-Giardini”. Enfim, é uma cidade que vale a pena visitar, principalmente se você visita a Sicília no verão.

Sim, porque é no verão que Giardini se enche de vida, uma vez que são as suas praias as principais atrações da cidade. Os vários quilômetros de litoral com praias de areia, são uma ótima alternativa para quem não suporta as pedras das praias de Taormina.

 

Passeio de barco pelo litoral de Taormina
Desfrute do belíssimo mar de Taormina fazendo um passeio de barco com saída de Giardini Naxos. SAIBA MAIS.

 

A primeira colônia grega da Sicília

Foi em uma das praias de Giardini Naxos, Schisò, que no ano 734 a.C., os calcideses (povo proveniente de Cálcis, na ilha de Eubéia), juntamente com colonos de Naxos, nas Ilhas Cíclades, fundaram a primeira colônia grega da Sicília, batizando-a com o mesmo nome da cidade grega, Naxos. Imagino que os gregos tenham ficado de boca aberta ao ver aquela incrível paisagem: um mar cristalino, verdes colinas e o vulcão Etna dominando o horizonte.

Giardini Naxos, Sicília

Imaginem os gregos vendo isso, obviamente sem os edifícios. Disseram: é aqui que vamos ficar!

A antiga Naxos era um núcleo muito importante na primeira fase da colonização grega da Sicília, tendo prosperado até o século V a.C. No entanto, no ano 403 a.C., foi conquistada por Dionísio I de Siracusa, o qual saqueou a cidade e escravizou a população. Aqueles que conseguiram fugir, se refugiaram no alto do Monte Tauro, fundando em seguida Tauromenion, a atual Taormina. Mas essa história já contei AQUI.

 

O que ver em Giardini Naxos

1) O parque arqueológico

Giardini Naxos - Área arqueológica

Os restos e achados da colônia de Naxos podem ser vistos no pequeno parque arqueológico situado em uma área repleta de verde, quase um oásis de paz no meio da muvuca que toma conta da cidade já a partir do mês de maio.

Giardini Naxos - museu arqueológico

Dentro do parque há um museu que conta a história da colonização grega da cidade, uma sala com os repertos provenientes do fundo do mar e uma área com os restos de habitações e santuários da época.

A entrada para o parque é baratinha, custa apenas 2 euros. Ele fica aberto todos os dias, das 9 da manhã até uma hora antes do pôr do sol. Esse horário de encerramento é bem estranho, eu sei, mas assim estava escrito no cartaz na porta do parque. Não há um horário fixo, pois varia de acordo com o mês do ano.

O parque arqueológico está situado na altura da praia de Schisò, na frente do porto. Não tem como errar!

2) A Orla

Este slideshow necessita de JavaScript.

O coração de Giardini Naxos é a sua orla, sempre cheia de gente passeando e repleta de pizzarias, bares, restaurantes e lojinhas. É um ótimo lugar para um happy hour, um sorvete ou um simples passeio tranquilo. Durante o verão, a animação vai até a madrugada. As badaladíssimas discotecas atraem gente bonita de várias partes da Sicília além dos turistas que se encontram na cidade.

A propósito de sorvete, eu indico a sorveteria “Isola del Gelato” (Lungomare Tysandros, nº 20). Gente, é cada granita… é cada gelato…

 

As praias de Giardini Naxos

Certamente são as praias de Giardini – amplas, de areia e com excelente infraestrutura – que atraem os turistas do mundo inteiro. Apesar da existência de um grande número de “lidos”, aqueles estabelecimentos que fornecem todo tipo de serviço (pagando, obviamente), uma boa parte das praias são livres. Assim, nessas praias livres, você pode estender sua toalha sem ter que pagar nada.

Há três praias em Giardini Naxos:

 

1) Praia de Recanati

É a mais afastada daquilo que poderíamos chamar de “centro” de Giardini e é a única que não é toda de areia, mas sim de pedrinhas. Em Recanati ficam os maiores hotéis e resorts de Giardini Naxos, como o Hilton e o Atahotel Naxos Beach, além das melhores discotecas da cidade.

 

2) Praia de Schisò

É a preferida dos turistas – e também a minha –, dotada de todo o conforto necessário, com restaurantes, lidos, bares. A areia fina e o mar calmo, fazem dela também uma ótima praia para quem viaja com crianças.

Praia de Giardini Naxos, arredores de Taormina

Um dos lidos que oferecem todas as comodidades. Você não precisa se preocupar em levar nada para a praia: pagando cerca de 15 euros, você tem direito a duas espreguiçadeiras e um guarda-sol. Além disso, há serviço de bar e restaurante na praia.

Praia de Giardini Naxos

Lido com parquinho para as crianças na praia de Schisò.

 

3) Praia de San Giovanni

Praia livre de Giardini Naxos, arredores de Taormina

Nesta foto dá para ver, lá no alto, a pequena Castelmola (à esquerda), seguida por Taormina, um pouco mais embaixo.

Esta é uma outra praia de areia fina e com um amplo espaço livre. Ela tem menos serviços do que a praia de Schisò, mas graças à pouca distância, isso acaba não sendo um problema.

 

Hospedagem em Giardini Naxos

Apesar de Taormina está logo “ali ao lado”, os preços dos hotéis, restaurantes e até mesmo os estabelecimentos comerciais de Giardini são bem menores respeito à vizinha famosa. Por isso, caso ache os hotéis de Taormina muito caros, pense na possibilidade de procurar hospedagem em Giardini!

 

Como ir de Giardini Naxos para Taormina e vice-versa

De ônibus: Felizmente há um bom número de linhas de ônibus da empresa Interbus que vão de Giardini a Taormina (e vice-versa). Os horários dos ônibus podem ser vistos nas paradas espalhadas pela cidade ou no site da empresa (clique AQUI). Além disso, há uma outra linha, fornecida pela prefeitura de Taormina, que liga a estação de trem a Isola Bella e ao centro de Taormina (veja AQUI). A viagem dura cerca de 20 minutos.

De táxi: Os táxis de Giardini para Taormina custam em média 15/20 euros.

De carro: Em cerca de 5 minutos dá para ir de uma cidade para a outra, porém vale lembrar duas coisas: 1) Em Taormina é proibido o trânsito de veículos particulares no centro, sendo necessário ter que deixar o carro no estacionamento fechado “Lumbi” e de lá prosseguir com o ônibus gratuito; 2) Em Giardini também não é fácil estacionar, uma vez que há pouco espaço a disposição. É preciso sorte!

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.
LEIA TAMBÉM:  Roteiro de 9 dias na Sicília - Por Ludmilla Magro

16 comentários em “Giardini Naxos: Explorando os arredores de Taormina”

  1. Patricia, tudo bem? estou aqui planejando minha ida a Sicilia e me deparei com uma duvida cruel: ficar no Villa Ducale (vi que é um pouco distante de Taormina), no Villa Carlota (mais proximo de Taormina, da ate para ir a pe, pelo que vi) ou no Nautilus Hotel em Giardini Naxos (que hotel lindoooooo, com uma banheira de hidro na varanda panoramica).
    Vamos ficar 5 noites nessa area e circular de carro por Taormina, Etna, Castelmora, Savoca.
    Me da sua opiniao?
    Obrigada,
    Carol

    1. Oi Carol!

      Dúvida cruel mesmo! rsrs
      Vamos lá.
      Se a sua idéia é passar mais tempo circulando (de carro) e fazendo passeios em outras cidades, talvez seja melhor o Nautilus. Ele tem também a vantagem de ficar de frente para uma praia, de areia, coisa rara por ali. Por outro lado, para ir a Taormina você vai ter que pegar o carro, usar táxi ou transporte público. Em Taormina é proibido circular de carro, então você teria que deixar o veículo em um dos estacionamentos da cidade e fazer o passeio a pé.

      O Villa Ducale é lindo e romântico, porém eu diria que é mais ideal para quem quer curtir o lugar em paz, descansar.

      O Villa Carlotta é o meu preferido, e eu diria que seria o melhor se a sua ideia for curtir Taormina, pois como você mesma disse, dá para passear a pé. Além disso, ele fica próximo de ótimos restaurantes. A desvantagem é que não fica perto de praia, porém eles têm acordo com um beach club, só que é praia de pedra.

      Resumindo, eu te diria de estudar com carinho o que você deseja realmente fazer por ali e aí você decide, colocando na balança os prós e contras de cada um.

      Espero ter ajudado!

      Um abraço,

      Patricia

  2. Adriana Guarnieri Stoelben

    Oi Patricia, Estou chegando na Sicilia, vindo de Malta, na noite do dia 26 de setembro e tenho 3 dias por aí, eu e minha irmã. O primeiro dia pensamos em visitar o Etna, já que estaremos em Catania, se der tempo fazer um passeio na Aci Treza (e claro, comer Arancino no Savio como vc recomendou :)., ent’ao partir a tarde, de trem, para Taormina. Queremos conhecer Isola Bella, Castelmona e Giardinni Naxo, nos dois dias restantes. Queria saber o que voce acha deste roteiro. Se é viável e se vc acrescentaria mais alguma coisa e o que vc recomenda para hospedagem, neste caso. Taormina ou Giardini? Obrigada. Bjs

  3. Boa tarde, Patrícia!

    Há 4 anos fiz um roteiro de 8 dias pela Sicília e segui muitas de tuas dicas. Inclusive tu me deste a ideia de montar base em Pizzo para visitar Tropea, o que foi maravilhoso!
    Hoje, estou planejando novamente um roteiro pela Sicília, mas dessa vez de um estilo diferente. Vamos repetir Taormina por 3 noites, e gostaríamos de completar os 4 dias faltantes em alguma praia que pudéssemos levar crianças, curtir a praia durante o dia, e que à noite tivesse um centrinho, lugares para jantar e dar uma caminhada (como toda boa viagem exige, hehe). Que cidade tu me sugeriria? E Hotel? Dei uma olhada em Giardini Naxos e Marina Di Ragusa, mas não sei se seriam ideais, ou se há alguma outra (nem que fosse mais distante) que houvesse além da praia, uma maior infra na própria cidade…
    Outra dúvida minha é com relação a segunda parte do meu roteiro, que inclui a Puglia. Temos 6 noites, sendo que pensei em dividir entre Otranto (e conhecer aquela parte da região) e uma outra cidade que tivesse essa possibilidade de praia com longa extensão de areia branca, também para crianças… Tu saberias me dizer qual praia seria melhor, que tenha essa característica e ainda tenha infra para jantares, centrinho, etc.?

    Aguardo tuas dicas e orientações.

    Agradeço a atenção.
    Parabéns pelo trabalho dedicado.

    Um abraço!

    1. Olá Gabriela, me lembro bem de você!
      Se você vai ficar em Taormina, não tem muito sentido ficar também em Giardini Naxos, que é a cidade do lado.
      Na outra viagem você conheceu San Vito Lo Capo ou Cefalù? São praias com mais ou menos essas características que você citou: boas para crianças, de areia e com um centrinho onde passear. Elas ficam no noroeste da Sicília. Outra ideia seria também a ilha de Lipari. Depois que você escolher o lugar onde ficar, posso te indicar os hotéis.

      Em relação a Otranto, infelizmente eu não conheço as praias da região, por isso não tenho dicas para te dar.

      Um abraço,

      Patricia

  4. Ciao Bella! Tudo bem, Patrícia??

    Você acha que em outubro (iniciozinho) seria melhor ficarmos hospedados em Giardini ou Castelmola? (ainda decidindo..)

    Tem transporte público de Castelmola para Taormina?? Quanto tempo leva? Parece meio complicado para chegar e sair Castelmola…
    (Devemos estar com carro , mas visto a dificuldade de estacionar, talvez seja melhor deixá-lo parado onde estivermos)

    bjs e obrigada

    1. Olá Leticia!

      Eu vou bem e você?

      Tem, sim, transporte público de Castelmola a Taormina (10 minutinhos, é perto).

      O problema de se hospedar em Castelmola é, como você falou, o estacionamento. Mas tem uns hotéis que ficam foram do centro do vilarejo que dispõem de estacionamento privativo. Lembre-se que em Taormina também é probido estacionar no centro, tem que deixar no estacionamento Lumbi, que não é barato.

      Agora, se você pretende fazer Castelmola/Giardini Naxos de base para conhecer outros lugares nos arredores, na minha opinião seria melhor ficar em Giardini por um motivo preciso: não ter que dirigir todas as vezes até Castelmola, porque a estrada é extremamente sinuosa, afinal o vilarejo está lá no topo do monte. Se a sua ideia, no entanto, for curtir o local e não sair do eixo Castelmola-Taormina, aí a opção Castelmola é mais viável.

      Ah, de Giardini Naxos também tem ônibus para Taormina.

      Um abraço,

      Patricia

      1. MInha querida! Não tenho como agradecer toda sua prestatividade! (e já estou envergonhada de tanta pergunat! haha)
        Bom, a nossa ideia é realmente a primeira. Vamos ficar pela região de base, mas queremos muito conhecer várias coisas dos arredores. Então, nesse caso, acho que estou contigo: fazer as idas e vindas de Castemola pode dar trabalho.
        Tô até amadurecendo uma outra ideia aqui -de em vez de ficar todos os dias em Taormina, talvez dormir uma noite em Siracusa ou perto – mas aí é outra história (meu marido acha muito deslocamento de hospedagem).
        Grazie mille

  5. Olá Patrícia, adorei ver você no programa de televisão e agora preciso da sua ajuda, eu vou ficar hospedada no hotel corallo em Taormina, estava a pensar alugar carro, acha que compensa? É que a pé fica a quase 1h do centro. Que me recomenda?

    1. Olá Catarina, você alugaria um carro só para ir a Taormina? Considere que você pagaria cerca de 10 euros de estacionamento e em boa parte da cidade é proibido transitar de carro. Seria melhor você usar os táxis ou os ônibus, não?

      Um abraço,

      Patricia

  6. Oi Patricia! Eu to planejando uma viagem com meu marido em inicio de maio pra Malta, Taormina (e arredores) e possivelmente sardenha. Uma duvida q eu tenho eh se em Taormina aluga scooter e se eu poderia andar nas ruas do centro com a scooter e ir ate giardini naxos com ela tb. Obrigada!

    1. Oi Thaisa,

      No centro de Taormina é proibido o trânsito de veículos, inclusive scooters. Em algumas ruas só os residentes podem circular de carro.
      Na verdade o centro é bem pequenininho, então não teria nem lógica andar de scooter lá. De qualquer maneira, você pode alugar o scooter para ir a Giardini Naxos ou mesmo para Castelmola, mas pra circular dentro de Taormina, não 🙂

      Um abraço,

      Patricia

  7. La prima citta fondata da i greci fu a syracusa la isola di ortigia e taormina e stata la seconda, in ogni modo sono tutte due in sicilia sono belllissime le due non sono lontane io ogni volta che sono andata cinque volte nella mia vita la trovo tanto bella a la mia bella Siracusa e a la bella sicilia tutta… esther.

    1. Ciao Esther, sembra che la prima colonia greca della Sicilia sia stata proprio Naxos. Siracusa fu fondata pochissimo tempo dopo, e quindi fu la seconda.
      “A coloni provenienti dall’Eubea si deve anche la fondazione nel 734 a.C. della prima colonia greca in Sicilia, Naxos, che prese il nome dal contingente proveniente dall’omonima isola delle Cicladi.” Enciclopédia Treccani (http://www.treccani.it/enciclopedia/i-caratteri-generali-della-colonizzazione-greca-in-occidente_(Il_Mondo_dell'Archeologia)/)
      Un abbraccio,
      Patricia

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!