Sem dúvida, um modo de viajar pela Sicília é através dos inúmeros filmes ambientados por aqui. De fato, as pitorescas cidades, as mazelas sociais e o modo de vida dos sicilianos inspiraram grandes cineastas, que criaram verdadeiras obras de arte que entraram para a história.
Sendo assim, selecionei alguns filmes ambientados na Sicília, todos lançados no Brasil, para que você faça uma viagem cinematográfica por esta maravilhosa terra!
1) Cinema Paradiso (1988)
Certamente é o primeiro filme que virá na sua mente ao pensar na Sicília. Por isso, o maior filme de Tornatore não poderia ficar de fora da minha lista.
As filmagens de Cinema Paradiso foram feitas em Palazzo Adriano, Bagheria e Cefalù, três cidades da Província de Palermo. A praça principal no filme é aquela de Palazzo Adriano e o lugar continua igualzinho como na época das filmagens. Exceto no diz respeito ao trânsito!
2) Imensidão Azul (1988)
Com toda a certeza o cult de Luc Besson inspirou muita gente a visitar Taormina, uma das locações do filme. A história inicia em uma ilha grega, onde duas crianças brincam de quem permanece mais tempo embaixo d’água.
Depois de adultos, o francês Jacques Mayol e o italiano Enzo Molinari continuam com a mesma paixão: o mergulho em apneia. Por fim, Enzo se torna um campeão de mergulho e decide desafiar Jacques no campeonato mundial de apneia realizado em Taormina.
3) Johnny Stecchino (1991)
Palermo é a cidade onde é ambientado este hilário filme de Roberto Benigni. Na minha opinião, é o seu segundo melhor filme, só perdendo para “A Vida é Bella”, é claro.
O filme conta a história de Dante, um motorista de ônibus que, em uma festa, conhece Maria. A moça o convida a visitar sua casa em Palermo, mas na verdade Maria quer que Dante aceite o convite porque ele é um sósia de seu marido. Johnny Stecchino, o marido de Maria, é um ex-mafioso que todos querem ver morto. Dessa forma, Maria e Johnny esperam enganar a todos, fazendo com que matem Dante no lugar do mafioso.
Enfim, algumas cenas do filme foram gravadas em Letojanni e Mazzeo, lugares nos arredores de Taormina.
4) O Carteiro e o Poeta (1994)
Quem não conhece ou quem nunca se emocionou com esta obra-prima do cinema italiano que atire a primeira pedra! A história de Pablo Neruda, exiliado na Itália, e seu amigo carteiro, nos emociona sempre.
Um dos cenários do filme foi o vilarejo de Pollara, que fica na ilha de Salina, no arquipélago das Eólias. É um paraíso!
5) O Homem das Estrelas (1995)
Antes de mais nada, até antes de iniciar a escrever este post, não conhecia “O Homem das Estrelas“. Entretanto, ao ler a sinopse do filme, fiquei curiosa, o procurei para assistir e adorei. “O Homem das Estrelas” se passa em algumas cidades fictícias da Sicília, mas foi filmado em Modica e Ragusa Ibla, duas localidades do sudeste da Sicília.
O filme conta a história de Joe Moretti (Sergio Castellito), um homem que finge trabalhar para um grande estúdio de cinema de Roma e vai percorrendo as cidadezinhas da Sicília, cobrando por cada teste de recitação feito. O filme se passa nos anos 50, mas eu pude reconhecer em vários personagens as características de sicilianos que conheço ou que já vi por aí. Ah, é mais um filme de Giuseppe Tornatore!
6) Malena (2000)
Malena é um filme de Giuseppe Tornatore que conta a história de um garoto de 14 anos de idade. O menino Renato se apaixona por uma mulher muito mais velha, Malena (Monica Bellucci), desejada pelos homens e odiada pelas mulheres de uma cidadezinha da Sicília. A história de Renato e Malena inicia juntamente com a entrada da Itália na II Guerra Mundial e se conclui com o desembarque das tropas aliadas na Sicília em 1943. As locações principais do filme foram o centro histórico de Siracusa (Ortigia), a Via Vittorio Emanuele em Noto e as falésias de Scala dei Turchi.
7) Baaría, a Porta do Vento (2009)
Outro maravilhoso filme de Giuseppe Tornatore, candidato ao Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro em 2010, é Baaría – A Porta do Vento.
O filme conta a história de uma família siciliana, da cidade de Bagheria (terra natal de Tornatore) no período que vai da época fascista aos anos 70. Baaría é repleto de personagens peculiares, mas que realmente existiram na Sicília do período pós-guerra.
Uma curiosidade: como os atores recitaram em dialeto siciliano, no resto da Itália teve legendas em italiano!
Enfim, se você ainda não assistiu a Baaría, a Porta do Vento, não deixe de vê-lo!
8) Terra Firme (2011)
Terra Firme é um daqueles filmes que transmitem tristeza e decidi incluí-lo simplesmente porque o filme retrata a realidade de Lampedusa. Os habitantes da ilha dependem do turismo, mas todos os dias têm que enfrentar os problemas que a chegada de barcos lotados de imigrantes da África traz, afetando a vida de cada um.
Em suma, é uma ilha minúscula que teve que lidar com a superlotação dos centros de acolhimento e com a rejeição de alguns turistas que, por puro preconceito, preferem escolher outros destinos mesmo a Spiaggia dei Conigli tendo sido eleita a praia mais bonita do mundo.
Por fim, o filme ambientato na Sicília mais recente lançado na Netflix se chama “Na Mesma Onda”. O filme, gravado entre San Vito Lo Capo, Favignana e Palermo, conta uma história de amor de dois adolescentes. Saiba mais sobre ele aqui: Onde foi filmado Na Mesma Onda? Veja as locações do filme Netflix
Planeje sua viagem
Oi Patrícia, tudo bem aqui é o André de Itajai SC, bom sou louco também pela Sicília, as praias, o idioma, a comida, vá bene, kkkk parabéns pelo site, se Deus quiser em 2022 quero visitar sim pelo menos 5 cidades, tenho que tirar passaporte, pra ir para a Itália é complicado tirar visto???
Oi André, já gostei de você, porque pelo jeito só gosta de coisa boa kkkk.
Não é necessário tirar visto para vir para a Itália a turismo. Os cidadãos brasileiros podem ficar até 90 dias e só precisam de um passaporte válido (e agora ser vacinado contra a COVID-19 com uma vacina aceita na Itália, que são a Pfizer, AstraZeneca, Jensen e Moderna).
Um abraço
Patricia
O carteiro é o poeta foi gravado, também, em Procida. Lá é possível reconhecer muitos lugares do filme, inclusive o bar onde a garçonete trabalhava e Mario a visitava. As fotos das cenas ainda estão coladas no local.
Dob o sol de Toscana. Maravilhoso! Assisti 3 vezes e assistiria novamente tantas outras.
Oi Patrícia
Se vc me permite gostaria de te sugerir um filme muito interessante que vc poderia incluir na tua lista: Parenti Serpenti de Mario Monicelli e acho que é de 1993…
Eu diria que ele é uma tragicomédia alla siciliana, com toda a passionalidade sicula… e o final é surpreendente…
Grata pela atenção
Elisete Ragusa
Oi Elisete!
Eu ainda não assisti a Parenti Serpenti, mas já tinha ouvido falar dele. Agora que você falou dele, fiquei ainda mais curiosa. Super obrigada pela dica!
Beijos,
Patricia
Grazie mille! Eu amos a Sicilia e vou ver os filmes que ainda não vi. Por esse amor pela ilha é que assisto toda semana na RAI Il Comissario amontalbano. Beijos e obrigada por este blog sensacional.
Oi Patricia,
Obrigada por mencionar o meu artigo sobre Salina. 🙂
Muito bacana a dica dos filmes, eu adoro visitar cidades que vi em filmes. Recentemente assisti Johnny Stecchino, depois de anos. Valeu a pena.
E Cinema Paradiso é um clássico da minha lista de filmes especiais.
O mais recente filme sobre a Sicilia que eu curti é aquele do Pif, “La Mafia ucide solo d’estate”, você viu?
Até mais,
Barbara
Estou amando seu blog! Meu sonho é um dia conhecer a terra de onde saiu meu bisavô [Leonoforte – Enna] para tentar uma vida melhor nestas terras tupiniquins. Adorei este post e tenho uma preferencia especial por filmes com locacoes na Italia e claro, na Sicilia em especial. Cinema Paradiso é maravilhoso, e gosto de revê-lo de tempos em tempos. Eu acrescentaria à sua lista, a maravilhosa trilogia “O Poderoso Chefao” que tem excelentes locacoes em Savoca e Forza DÁgrò.
Olá Maria Lucia,
Eu não coloquei O Poderoso Chefão porque escohi somente filmes que retratassem um pouco da vida na Sicília.
Você viu que já falei de Savoca aqui no blog? https://descobrindoasicilia.com/2014/04/22/o-fascinio-de-savoca-cenario-do-poderoso-chefao-na-sicilia/
Obrigada pelo comentário e volte sempre!
Patricia
Oi Maria Lucia…
Meu nome é Elisete Ragusa e meus bisavós também saíram de Leonforte (Enna), Silvestre Ragusa e Angela Ragusa (antes do casamento Pappalardo), será que somos parentes??? Escreva pra mim se quiser e fique a vontade, terei imenso prazer em conversar contigo e seria muito legal trocarmos ideias da terra distante de onde viveram nossos ancestrais….
email: elisete.ragusa@gmail.com
Grata pela atenção
Elisete Ragusa
Elisete .. Mandei um email pra vc … Bjs
Eu amava Cinema Paradiso quando era criança!!! E não sabia que foi filmado aí! Preciso ver de novo!
Oi Fernanda,
No meu caso foi Malena, que eu não sabia que tinha sido filmado em Siracusa. Tinha assistido quando morava no Brasil e amado. Aí quando vim pra cá e conheci a cidade, tive que assistir o filme de novo e foi maravilhoso reconhecer cada locação.
Estive em Palazzo Adriano em 2008,juntamente c um grupo de 35 pessoas . Chegamos num domingo, logo depois da missa. Os nonos todos sentados na piazza, como se ali o tempo tivesse parado. Pra quem já esteve lá, sabe do que estou falando. Fomos ao museu do filme e a uma pequena cafeteria, o grupo era formado de pessoas mais velhas e educadas,porém fomos convidados a nos retirar da cidade,pois estávamos “tumultuando”. Foi o máximo! Experiências únicas, que só a Itália nos proporciona!