Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » CIDADES » Dicas de Siracusa » Marzamemi: praias, vinhos e dolce far niente

Marzamemi: praias, vinhos e dolce far niente


Sabe aqueles lugares com cara de vila de pescadores, onde reina o dolce far niente, as praias são  bonitas e a comida maravilhosa? Assim é Marzamemi, uma localidade litorânea no sudeste da Sicília, a cerca de 50km a sul de Siracusa.

De alguns anos para cá, Marzamemi tem sido um dos “points” da moda, um lugar que combina praia e balada, e atrai turistas de várias partes do mundo. Sem dúvida é impossível não se encantar pela antiga vila de pescadores que até os anos 50 dependia exclusivamente da pesca do atum.

De fato, ainda hoje restam muitos traços desse passado recente, como a tonnara, um antigo estabelecimento para onde os atuns pescados eram levados para serem limpos e tratados antes de serem colocados à venda.

Tonnara de Marzamemi, Sicília

Antigamente a pesca do atum vermelho era uma das bases da economia siciliana. A Tonnara de Marzamemi foi construída no século XVI e é um das mais antigas e importantes do leste da Sicília.

O centrinho de Marzamemi

O centro da pequena Marzamemi é muito bem cuidado, um parque de diversões para quem ama fotografar. Muitas das antigas casas dos pescadores foram transformadas em lojas, bares e restaurantes, e tudo foi alegrado com inúmeros vasos de flores, mesas e cadeiras coloridas, em um contraste delicioso com o tom ocre das paredes.

O núcleo da vila é a Piazza Regina Margherita, uma praça muito ampla onde no verão são realizados vários shows e festivais.

Marzamemi, Sicília

Adorei a fachada dessa lojinha cujo nome reproduz a origem da palavra Marzamemi. Ela deriva do árabe Marsa al-hamem, que significa “Baía das Rolinhas”, uma vez que é zona de passagem dessas aves nos períodos de migração.

Marzamemi

A praça Regina Margherita com a igejinha de São Francisco de Paula.

Marzamemi, Sicília

Isso tudo não é apaixonante? É impossível não fotografar esses restaurantes!

 

LEIA TAMBÉM:  Vinícola em Mazara del Vallo: Tenuta Gorghi Tondi

Marzamemi é uma meta tipicamente de veraneio, ideal para ser visitada entre os meses de maio e setembro. Em julho e agosto, a atmosfera muda totalmente. De fato, turistas e locais se misturam nos bares ao ar livre, tomando drinques e relaxando depois de um dia de sol nas areias quentes das praias vizinhas.

Além disso, os restaurantes ficam sempre cheios e os finais de semana são animados por  muita música e apresentações. O vilarejo é realmente uma daquelas metas de verão perfeitas!

Marzamemi

Até o cachorrinho entrou no clima do “dolce far niente”!

A praia de Marzamemi

Sem dúvida, a inteira faixa de litoral que vai de Siracusa até o extremo sul da Sicília é linda, pois é repleta de praias de mar cristalino e limpo. E em Marzamemi não é diferente. O único problema é que a praia mais perto da vila é pequena, e nos fins de semana de julho e agosto, acaba lotando.

Por outro lado, quem está de carro, pode dirigir até a maravilhosa praia de San Lorenzo (5km de Marzamemi), uma das mais bonitas da costa leste da Sicília.

Praia de Marzamemi

Prainha à direita do porto. A mais frequentada é aquela que fica do lado esquerdo da vila.

 

Comer e beber em Marzamemi

No início do texto falei que se come muito bem em Marzamemi. O vilarejo pertence ao município de Pachino, a pátria dos tomates! Tomates-cereja, tomates-uva, tomatinhos amarelos, tomates secos em conserva, tem de todos os tipos.

Além disso, outro carro-chefe da culinária local, é o atum. Além dos restaurantes serem especializados em atum, muitas lojas de produtos típicos vendem o peixe conserva. Garanto que vocês nunca experimentaram algo tão gostoso. Atum de verdade!!

LEIA TAMBÉM:  Uma visita ao Museu Arqueológico de Siracusa

Aquela região também é uma grande produtora de vinhos, destacando-se o Nero d’Avola e o Passito di Noto. Afinal, é por lá que passa a Estrada do Vinho do Val di Noto!

 

Vinícola Feudo Ramaddini

A propósito de vinhos, a menos de 2km da vila de Marzamemi, fica a vinícola Feudo Ramaddini. É uma vinícola pequena, mas que produz ótimos vinhos. O Passito di Noto produzido por eles já ganhou vários prêmios a nível internacional. E como não dou dicas sem testar e aprovar, fiz um esforcinho e fui fazer uma degustação na Feudo Ramaddini, aproveitando um evento que ocorreu na Itália inteira, o “Cantine Aperte”.

Vinícola Feudo Ramaddini em Marzamemi

Clique na imagem para ampliá-la.

 

A vinícola Feudo Ramaddini fica aberta todos os dias, das 9 às 13h e das 14 às 18h e é possível fazer diversos tipos de degustação. Para mais informações sobre reserva, preços e tipos de degustações, visite o site www.feudoramaddini.com.

Magazzini del Vino Feudo Ramaddini

Endereço: Contrada Lettiera, Marzamemi

 

Minha dica de roteiro

Marzamemi é, sem dúvida alguma, uma daquelas localidades para serem inseridas em um roteiro de verão. Para aproveitar melhor a região, eu sugiro passar pelo menos duas noites em Noto, ao invés de fazer um simples bate e volta a partir de Siracusa. Dormindo em Noto, você consegue passar um dia inteiro em Marzamemi e curtir as belezas da capital do barroco siciliano. Concorda?

Enfim, outra minha dica, principalmente para quem dispõe de mais tempo, é esticar mais um pouco e “descer” até Portopalo di Capo Passero, a praia mais ao sul da Sicília . Portopalo dista somente 8km de Marzamemi.

Como chegar a Marzamemi

Infelizmente não há ônibus ou trens para Marzamemi. Assim, a localidade mais próxima onde é possível chegar de ônibus é Pachino, da qual dista 3km.

LEIA TAMBÉM:  A cidade barroca de Palazzolo Acreide

Com um passeio organizado: Se você não quer ou não pode dirigir, veja algumas opções de passeios que incluem Marzamemi.

De carro: Percorra a autoestrada Siracusa-Gela até a saída para Noto. Prossiga então pela estrada SP19 até Pachino. Depois é só seguir as indicações para Marzamemi.

Com um transfer privativo: Visite Marzamemi, Noto ou qualquer outra localidade da Sicília com o conforto de um transfer privativo.

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

 

8 comentários em “Marzamemi: praias, vinhos e dolce far niente”

  1. OI PATRICIA. ADORO AS SUAS DICAS.. vou voltar à Sicilia em Junho. estarei hospedada em Taormina. gostaria de conhecer NOTO , Marzamemi.. vou estar sem carro e sozinha. o que voce me aconselha..?? Obrigada/

  2. Olá Patrícia Kalil!
    Estou programando uma viajem a Sicília em outubro, infelizmente serão 7 dias ,tem tanta coisa incrível que estou perdida! Vc poderia me ajudar com algumas dicas !? Amo praia, arte, gastronomia e esporte. Costumamos viajar com mala de mão e usar somente transporte público. Iremos a Malta, ficaremos 3 dias e Roma 5.

    1. Olá Rosangela,

      Todas as dicas você encontra aqui no site! O que você gostaria de saber exatamente?
      Te aconselho a dar uma olhada nas dicas de roteiro publicadas aqui> https://descobrindoasicilia.com/tag/roteiros-pela-sicilia
      Ao ler as dicas de roteiros, poderá definir suas cidades-base. Como vai ficar pouco tempo, indico escolher duas e então fazer os passeios bate e volta. As suas bases podem ser Catania ou Taormina e Palermo.
      Eu tiro dúvidas apenas através dos comentários aqui no site, ok? Não por email. Suas dúvidas podem ser úteis para outras pessoas na mesma situação.

      Um abraço,

      Patricia

  3. Ola Patricia,
    Fui a Sicília no último verão e simplesmente me apaixonei.
    Suas dicas foram muito importantes para nós!
    Obrigada
    Luciana

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!