A bandeira da Itália, apesar da sua simplicidade, é uma das bandeiras de países mais conhecidas no mundo inteiro. Ela é o símbolo da nação e tem uma história muito interessante.

Vamos então descobrir mais sobre a bandeira da Itália e como ela surgiu?

Leia também: Curiosidades sobre a Trinácria, símbolo da Sicília

 

Por que a bandeira da Itália é verde, branca e vermelha?

Também chamada de tricolor (em italiano, il tricolore), a bandeira da Itália tem forma retangular e é formada por três faixas verticais de mesmo tamanho, nas cores verde, branco e vermelho, nesta ordem.

É muito comum que as pessoas pensem que o verde está para a esperança ou natureza, branco para a paz e vermelho para o sangue derramado. No entanto, a história não é bem essa.

Na verdade, há várias teorias para explicar o signicado das cores da bandeira italiana e sabe-se que ela foi inspirada na bandeira francesa. De fato, a França foi a responsável por espalhar a tendência tricolor pelo mundo, com muitos outros países europeus seguindo o exemplo, além de vários africanos (Nigéria, Mali, Guiné).

Em 1794, dois alunos da Universidade de Bolonha – Luigi Zamboni e Giovanni Battista de Rolandis – foram os primeiros a combinar as três cores, verde, branco, vermelho, modificando, portanto, a bandeira, francesa.

O branco e o vermelho deveriam lembrar a cor de suas respectivas cidades de origem (Bolonha e Castell’Alfero – Asti), o verde era a cor da esperança. Neste caso, a esperança de devolver a independência à cidade de Bolonha. Mas a esperança logo se despedaçou, porque os dois jovens patriotas foram descobertos e executados.

Além disso, 2 anos depois, quando muitos dos vários Estados foram invadidos pelos exércitos de Napoleão Bonaparte, algumas repúblicas de inspiração jacobina adotaram bandeiras caracterizadas por três faixas de igual tamanho. Os departamentos militares “italianos” tinham bandeiras que reproduziam a mesma forma. Em particular, as bandeiras regimentais da Legião Lombarda apresentavam, de fato, as cores branco, vermelho e verde. Ainda, branco e vermelho, apareciam também no antigo brasão municipal de Milão , enquanto verdes eram, desde 1782, os uniformes da Guarda Cívica Milanesa.

Poderíamos dizer que bandeira tem essas cores em homenagem à salada caprese, mas é brincadeira!

 

Nascimento da bandeira oficial da Itália

A Bandeira da Itália nasceu oficialmente no dia 7 de janeiro de 1797, na cidade de Reggio Emilia. Naquele dia, o Parlamento da República Cispadana decretou “(…) que se torne universal o Estandarte ou Bandeira Cispadana de três Cores Verde, Branco e Vermelho (…)”.

A República Cispadana compreendia Bolonha, Ferrara, Modena e Reggio Emilia, cidades que Napoleão tornou independentes dos antigos governos.

Nesse período, muitos estados adotaram o mesmo tipo de bandeira – três faixas verticais do mesmo tamanho – mas com uma variante de cor diferente. Lembre-se que até então a “Itália” como país unificado não existia, o que havia eram reinos e cidades-estado.

Quando Napoleão foi derrotado em 1814, o tricolor acabou sendo proibido. No entanto, a bandeira voltou a ser muito popular nas lutas de independência, a partir de 1831.

Em 1848,  a bandeira voltou a ser oficial, atribuída ao Reino da Sardenha. A família real dos Sabóia acrescentou seu emblema no meio – com borda azul. Após a unificação da Itália, em 1861, também se tornou a bandeira do Reino da Itália. Posteriormente, com a passagem da Itália da monarquia à república, a bandeira permaneceu, mas o brasão real foi, obviamente, eliminado.

Bandeira do Governo Provisório da Sicília, 1848-1849

LEIA TAMBÉM:  Trinácria: Curiosidades sobre o símbolo da Sicília

 

A bandeira da Itália nos dias atuais

Em 2 de junho de 1946 aconteceu a proclamação da República Italiana. Poucos dias depois, em 19 de junho, a Presidência da República fixou a forma provisória da nova bandeira, que foi então confirmada na sessão de 24 de março de 1947 da Assembleia Constituinte.

Posteriormente, a bandeira foi mencionada na Constituição Italiana, onde se lê no artigo 12: “A bandeira da república é a tricolor italiana: verde, branca e vermelha, com faixas verticais e de igual tamanho”.

Especificações da bandeira da Itália:

  • Tem uma proporção de 2:3.
  • O verde deve ficar localizado próximo ao mastro.
  • As dimensões de cada faixa são iguais. Em 2003, as cores da bandeira foram especificadas: verde profundo, vermelho rubi e branco marfim.
  • Dia da Bandeira da Itália: 7 de janeiro

 

Onde comprar a bandeira da Itália

Se você estiver na Itália, qualquer uma das milhares de lojas de souvenirs venderá uma para você. Mas se você se encontra no Brasil, então poderá adquirir sua bandeira da Itália na Amazon.

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

Comente!