Quem já teve a oportunidade de ver a bandeira da Sicília, ou já esteve na ilha, certamente deve ter notado uma figura com três pernas interligadas (tríscele) e uma cabeça ao centro (gorgoneion). Trata-se da Trinácria, símbolo da Sicília há séculos.

Em síntese, a Trinacria é a união de dois outros símbolos: o  Tríscele e a Medusa. O tríscele, símbolo muito difuso na antiguidade, representa, neste caso, os três pontos extremos da Sicília, ou seja, o Cabo Lilibeo a oeste, o Cabo Peloro a leste e o Cabo Passero a sul.

 

Por que a Sicília se chama Trinácria?

Foram os gregos que, após navegarem ao redor da Sicília e perceberem sua forma triangular, a denominaram Trinácria. De fato, esta palavra vem dos termos treis (três) e akras (pontas). A cabeça no centro da figura é a Medusa, uma das górgonas da Mitologia Grega. Ela é conhecida por ter serpentes no lugar dos cabelos e transformar em pedra quem olhasse diretamente nos seus olhos.

Na Trinácria, o gorgoneion tem, além das serpentes que simbolizam a sabedoria, duas asas que representam o passar do tempo, e espigas de trigo, símbolo de fertilidade, pois a Sicília era o “celeiro” da Antiga Roma.

Bandeira da Sicília

Bandeira da Sicília – Foto: Wikicommons

Enfim, mesmo quando deu lugar ao nome “Sicília”, a Trinácria não deixou de simbolizar a ilha. De fato, a figura compõe a bandeira siciliana desde 1282, quando esta foi utilizada pela primeira vez, durante a Revolução das Vésperas Sicilianas.

Hoje em dia a Trinácria é muito mais que um símbolo mitológico. Sem dúvida, é um amuleto amado pelos sicilianos, povo muito supersticioso. Além disso, é muito comum vê-lo como decoração nas casas e nas cerâmicas que se encontram por toda a ilha.

Uma curiosidade: O nome “Trinácria” foi utilizado para denominar a Sicília tanto na Odisséia de Homero, quanto na Divina Comédia de Dante.

Uma bandeira da Itália com a Trinácria. É a bandeira do “Governo Provisório da Sicília” que vigorou entre 1848-1849

 

E então, você conhecia a Trinácria e as origens deste símbolo tão interessante?

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

14 comentários em “Trinácria: Curiosidades sobre o símbolo da Sicília”

  1. Passei um mês na Sicília e guardo as melhores recordações que alguém poderia ter de um lugar. Foi mágico! Catânia, Taormina, Agrigento, Marsala, Ericha ( não sei se escreve assim)….lugares absolutamente encantadores. Recomendo demais. Seus Posts me transportam no tempo…e me enchem de informações sobre esse lugar fabuloso. Obrigada!

    1. Cara Vanina,

      Imagino que linda que deve ter sido a sua viagem! Fico feliz em saber que meus posts te trazem boas lembranças!

      Um abraço,

      Patricia

      P.S.: Se escreve “Erice” rsrs

  2. Patricia

    Que interessante conhecer o significado deste simbolo tão difundido na Sicilia.
    Quero ver esta bandeira pessoalmente, quem sabe eu consiga ainda neste ano, um sonho você morar neste lugar tão cheio de beleza e história.
    Um abraço.

  3. Pati, adorei descobrir este detalhe sobre a Sicília!
    O que mais existe além do que conseguimos enxergar?
    Parabéns pelo seu blog e obrigada por sua generosidade em oferecer estas informações.

    Um abraço,

    Aninha.

Comente!