Caravaggio Experience em Palermo

Caravaggio Experience em Palermo

O Palazzo Sant’Elia, hospeda a Caravaggio Experience em Palermo até 30 de abril de 2020.

É uma mostra extraordinária, envolvente e emocional que percorre instalações de vídeo imersivas, visitas animadas em trajes de época, sons barrocos, fragmentos de pinturas que se materializam em pequenos cenários.

A exposição interativa “Caravaggio Experience. Fuga e investigação “é um show de projeções e música que leva o visitante a viver uma experiência emocional, na qual você tende a quebrar a barreira entre o espaço pintado e o espaço real.

Tours em Palermo

Conheça Palermo com um tour guiado privativo em português. Saiba mais clicando AQUI!

De fato, graças a uma técnica inovadora de projeção de vídeo em painéis de cristal líquido, as imagens projetadas são nítidas e permitem observar os menores detalhes da pintura.

A instalação de vídeo é dividida em uma série de “salas”, quase como se fossem espaços arquitetônicos e temas musicais, cada um deles vinculado a um assunto caravaggesco.

Começa com uma sala educacional e introdutória, que prepara o espectador para a visão e o envolvimento, enriquecido com elementos cenográficos inspirados nas obras de Caravaggio, onde o público pode “entrar em cena” e, se quiserem, podem se fotografar como personagens das obras de arte.

Em seguida, passamos para instalações de vídeo imersivas.

O Palazzo Sant'Elia, hospeda a Caravaggio Experience em Palermo até 30 de abril de 2020.
Foto: Dilvugação


A Sala dei fiori, as salas com as obras e o percurso termina com uma “sala de espelhos” especial, onde a percepção imersiva será de grande envolvimento entre espelhos e projeções de alta definição.

Assim, nas várias salas, imersas em imagens, você também será envolvido por sons do ambiente, ecos distantes, ruídos e batidas, atravessados ​​por pacotes de música, temas e timbres que interrompem os silêncios e se tornam parte da história.

Haverá referências à presença de Caravaggio em Palermo, e entre as obras de projeção (cerca de quarenta), onde não poderia faltar a Natividade criada para o Oratório de San Lorenzo, roubada em 1969 e nunca encontrada.

 

Informações sobre a Caravaggio Experience em Palermo

 

  • Onde: Palazzo Sant’Elia – Via Maqueda, 81, Palermo
  • Quando: até 30 de abril de 2020, de segunda a sexta, das 9 às 17h; sábados e domingos das 10 às 19h. 
  • Quanto: 8 euros (inteiro); 6 euros (para quem visita o Oratorio di San Lorenzo), 20 euros (combo pais + filhos), gratuito para os portadores de deficiência física.

 

 

ASICILIA5
Teatro Grego de Taormina - Foto: Adriana Ferreira

Shows no Teatro Grego de Taormina em 2020

Conheça a programação de shows no Teatro Grego de Taormina em 2020, que por todo o verão irão animar essa maravilhosa cidade!

Data Evento Bilhetes
18/07/20 Show do Simple Minds A partir de 34,50 euros. Clique AQUI para comprar.
08/08/20 Show de Ben Harper and The Innocent Criminals A partir de 50 euros. Clique AQUI para comprar.
04/09/20 Show do Il Volo A partir de 40 euros. Clique AQUI para comprar.
05/09/20 Show do Il Volo A partir de 27,50 euros. Clique AQUI para comprar.
*Os espetáculos no Teatro Grego de Taormina só acontecem de junho ao início de setembro! Esta tabela será atualizada conforme forem divulgados os eventos.

Ottobrata de Zafferana Etnea

Todos os domingos em outubro, no centro histórico de Zafferana Etnea, cidadezinha das encostas do Etna, acontece a Ottobrata, um festival de produtos típicos do Etna, com estandes de artesanato e degustação de produtos locais. E todo fim de semana é um festival dedicado a um produto diferente!

Os protagonistas indiscutíveis de cada domingo em Zafferana Etnea são os produtos típicos da terra e seus derivados. O visitante, atraído pela gastronomia típica da Sicília, pode saborear uvas, vinho, mel, maçãs, frutas da estação (peras, romãs, nozes, avelãs, castanhas, pistache), cogumelos porcini do Etna, azeite extra-virgem, azeitonas e conservas.

Fundada no início dos anos 80 como uma simples exposição de produtos típicos, com o tempo evoluiu para um evento complexo e multifacetado, que a cada ano atrai milhares de visitantes de toda a Sicília e não somente.

O itinerário do sabor

A Piazza Umberto abriga vários estandes onde você pode saborear os doces típicos locais (zeppole, pasta de amêndoa, os famosos biscoitos “folhas de chá”), licores, vinhos, mel, torrone e frutas secas caramelizadas, sorvetes de pistache e muitas outras iguarias. A Villa Comunale, perto da praça, por outro lado, abriga barracas de embutidos, queijos típicos da Sicília e conservas.

Foto: Divulgação Ottobrata

O itinerário da beleza

Toda o roteiro pelo centro histórico é dedicada às exposições de artesanato antigo: o visitante mais curioso pode parar para admirar o trabalho de escultores de madeira e pedra de lava, pintores de carroças sicilianas, bordadeiras, trabalhadores de ferro forjado, marionetistas, etc . Nesse percurso, então, existem vários locais que abrigam várias exposições de pintura, fotografia e artesanato.

 

Os eventos

A Ottobrata envolve o visitante acima de tudo por sua atmosfera festiva, com música e entretenimento como protagonistas. Todo domingo, em diferentes momentos do dia, ocorrem apresentações musicais ou de dança e, para as crianças, muita animação com atores, acrobatas e dançarinos. Veja abaixo.

Programação da Ottobrata de Zafferana Etnea

06/10 – Festival da Uva
13/10 – Festival do Mel
20/10 – Festival das Maçãs do Etna
27/10 – Festival de Cogumelos e das Castanhas

Cálice de Estrelas – Degustação de vinhos

No dia 10 de agosto de cada ano, na noite de San Lorenzo, em algumas das principais praças e vinícolas italianas, os amantes do vinho são os protagonistas do mais esperado brinde do verão.

O Movimento Turismo del Vino e a Città del Vino, a associação de municípios produtores de vinhos italianos, se unem para criar um delicioso evento que acontece em diversas localidades da Itália, desde o Vale d’Aosta até a Sicília. Vinho e oferta cultural, juntamente com a magia dos territórios, são a combinação vencedora do evento, em uma fórmula que combina a filosofia de beber bem com eventos, shows, design e arte.

Este ano, o evento é dedicado ao quinquagésimo aniversário do primeiro desembarque do homem na Lua, que ocorreu em 20 de julho de 1969 pelos astronautas americanos da espaçonave Apollo 11.

Vinícola Barone di Villagrande, Milo, Sicília

O que é mais bonito que a magia das vinhas, aldeias e campos italianos iluminados pelas estrelas? Queridos amantes do vinho, aqui está a lista das vinícolas sicilianas que participam do Calici di Stelle 2019:

  • Donnafugata, em Contessa Entellina
  • Firriato, no Baglio Soría Resort
  • Feudo Arancio
  • Planeta Ulmo
  • Alessandro di Camporeale
  • Baglio di Pianetto
  • Duca di Salaparuta
  • Tenuta San Giaime
  • Cantine Florio (Marsala)
  • Terre di Bruca
  • Cantina Ramaddini (Marzamemi)
  • Cantine Gulino (Siracusa)
  • Casa Vinicola Feudo Rudinì
  • Planeta Buonivini (Noto)

 

Cidades do vinho onde acontecerá eventos:

  • Castiglione di Sicilia, com as vinícolas do Etna (bancas de degustação espalhadas no centro histórico e ni Castelo de Lauria)
  • Noto, com as vinícolas do Val di Noto (as bancas de degustação estarão no antigo mercado da cidade)
  • Marina di Ragusa, com as vinícolas do Cerasuolo di Vittoria (bancas de degustação no terraço panorâmico da localidade

Mostra em Palermo: Castrum Superius, o Palácio dos Reis Normandos

Uma mostra ambiciosa para reviver e reconstruir o aspecto medieval do Palácio Real de Palermo, desde as primeiras fases da sua construção até o final do reino normando. Esta é Castrum Superius, a celebração de um momumento extraordinário da capital da Sicília.

Ele oferece ao visitante, graças também a uma grande exibição de desenhos, imagens e painéis contendo descrições históricas, a possibilidade de conhecer melhor um dos mais importantes monumentos normandos.

Leia também: O que ver em Palermo: Palácio Real e Capela Palatina

O Palácio Real, exemplo de cosmopolitismo normando e diversidade artística

O Palatium novum (Palácio Novo), que contrastava com o Palatium vetus (o palácio velho, que ficava na área de Palermo chamada Castellamare), foi enriquecido, após a coroação de Rogerio II em 1130, com a construção da Capela Palatina.

Este lugar é um exemplo de cosmopolitismo normando, cheio de alteridade, unicidade, irrepetibilidade, poliglossia artística, diversidade, mistura, e tornou-se o emblema do sincretismo, do hibridismo e do ecletismo.

A história do Palácio e suas funções militares, residenciais e industriais são contadas através de documentos e artefatos da época. Em exposição estão peças emprestadas por instituições importantes (museus, corpos eclesiásticos, museus diocesanos, bibliotecas, arquivos e superintendências) organizados em um itinerário dividido por seções. Com base nos estudos mais recentes realizados por especialistas do setor e com a ajuda de modernos sistemas de exibição, surgem aspectos particulares do Palácio, aqueles que tomaram forma em mais de cem anos do governo normando.

Descobrir, aprender e explorar a história do Palácio Real significa poder realmente interpretar as mudanças que envolveram uma das cidades mais importantes do Mediterrâneo: Palermo. A exposição também usa a tecnologia para fornecer aos visitantes uma descoberta de museu intensificada e interativa.

A abordagem virtual também oferece uma experiência imersiva e envolvente no tribunal normando medieval.

Conheça melhor o Palácio Real fazendo un city tour particular em português! Saiba mais.

Informações práticas

Horários
De segunda a sábado, das 8h15 às 17h40 (última entrada às 16h40)
Domingos e feriados, das 8h15 às 13h (última entrada às 12h)

 

Ingresso somente mostra

Inteiro  € 6,00            Reduzido      € 3,00

Ingresso mostra, Capela Palatina e Apartamentos Reais

De sexta a segunda e feriados, e quando os Apartamentos Reais podem ser visitados

Inteiro  € 12,00            Reduzido      € 10,00

Ingresso mostra e Capela Palatina

De terça a quinta, quando os Apartamentos Reais não podem ser visitados

Inteiro  € 10,00            Reduzido      € 8,00

 

Fonte: Press Release The Royal Palace

 

Eventos no Teatro Grego de Siracusa

Todos os anos, no Teatro Grego de Siracusa, acontece o ciclo de representações teatrais gregas, onde são encenadas obras clássicas dos principais dramaturgos da Grécia Antiga. É uma oportunidade única para quem visita Siracusa nos meses de maio e junho: poder ver um drama grego no próprio teatro onde Ésquilo debutou 2400 anos atrás!

Neste ano de 2019 os espetáculos encenados serão as tragédias Helena e As troianas, ambos de Eurípides e a comédia Lisístrata, de Aristófanes

As representações iniciam no dia 09 de maio e ficam em cartaz até 06 de julho de 2019.

Clique AQUI para ver o calendário completo!

Show de Andrea Bocelli em Taormina

Em 2019 acontecerá um grande show de Andrea Bocelli em Taormina! Ele irá se apresentar nos dias 30 e 31 de agosto, às 21h30, no palco do incrível teatro siciliano.

Os bilhetes para o dia 30 de Agosto estão esgotados!

O show o verá envolvido nas mais famosas árias de ópera e seus sucessos mais famosos, acompanhados de voz de soprano e algumas estrelas convidadas que serão anunciadas em breve.

Os ingressos custam a partir de 80 euros e é possível comprá-los online e retirá-los no local, no dia do evento.

Andrea Bocelli, durante sua carreira, cantou para papas, presidentes e famílias reais. Elee já se apresentou nas principais salas de concerto e teatros de ópera do mundo e já vendeu mais de 80 milhões de discos. Graças à sua arte, já trabalhou com estrelas pop grandes como Ed Sheeran, Ariana Grande, Nicole Scherzinger, Jennifer Lopez, LeAnn Rimes, Celine Dion, Tony Bennett e muitos outros.

O Teatro Grego visto (com um zoom potente) do Santuário da Madonna della Rocca de Taormina. Assim dá para ter uma ideia da posição dele e do quanto os gregos tiveram que escavar na montanha.

O Teatro Antigo de Taormina é a atração mais importante da cidade. Construído pelos gregos no século 3 a.C, é apresentado hoje como um teatro modificado e ampliado em sua estrutura original pelos romanos entre os séculos II e III d.C. A partir de lá você pode desfrutar de uma vista esplêndida, que abrange não só o Etna e a Baía de Naxos, mas também a extremidade extrema da península italiana e do Estreito de Messina.

 

Festival Internacional do “Gelato” em Catania

De 26 a 29 de setembro de 2019 a Villa Bellini, em Catania, será tomada por uma grandiosa festa dedicada ao gelato artesanal. É o Sherbeth Festival, o festival internacional de sorvetes artesanais, que retorna em sua 11ª edição, confirmando-se como um dos mais frequentados do mundo, com mais de trezentos mil participantes nos quatro dias de eventos e degustações.

 

Sherbeth é uma palavra de origem árabe. Tratava-se de uma bebida elaborada com vários ingredientes, que era servida bem gelada. Sherbeth – Sorbet – Sorvete!

 

O festival será realizado entre no jardim público que fica na principal rua de Catania, a Via Etnea! São quatro dias de demonstrações culinárias, oficinas abertas ao público, palestras, apresentações de livros, atividades temáticas para crianças, tours no centro histórico e shows à noite.

 

Foto: Divulgação Sherbeth Festival

 

Em torno do tema do sorvete artesanal, produzido com ingredientes da mais alta qualidade, teor mínimo de açúcar e gordura e espessantes exclusivamente naturais, vão competir os melhores produtores de gelato do mundo. Será uma oportunidade para descobrir gostos e propostas inovadoras vindas de longe, do Japão, China, Inglaterra, Albânia e, claro, das mais diversas partes da Itália.

 

Foto: Divulgação Sherbeth Festival

 

Além dos sabores clássicos e das granitas sicilianas, será possível provar sabores insólitos como alfarroba, farinha de soja, pimenta sansho e outras criações bem peculiares.

 

 

Ópera Carmen em Taormina

Nos dias 21 e 24 de Agosto de 2019 será encenada, no Teatro Antigo de Taormina, a ópera Carmen. Os ingressos partem de € 35,00 e podem ser adquiridos online através do site TicketOne (veja aqui).

Teatro Grego de Taormina – Foto: Adriana Ferreira

Carmen é uma ópera cômica em quatro atos de George Bizet, com uma trama baseada em uma história de amor, paixão e ciúmes.

O Teatro Antigo de Taormina (construído por volta do século III a.C.) não é só uma mera atração da cidade que atrai milhares de turistas do mundo todo. Ele se mantém vivo, recebendo todos os anos uma série de eventos, desde shows de grandes artistas italianos e internacionais, à cerimônias de premiação e espetáculos de balé e ópera.

Ópera Aida em Taormina

No dia 12 de Agosto de 2019 será encenada, no Teatro Antigo de Taormina, a ópera Aida. A produção é assinada pelo Mythos Opera Festival que traz ao palco o trágico amor de Aida e Radames e a música imortal de Giuseppe Verdi.

Ópera no Teatro Grego de Siracusa

O Teatro Antigo de Taormina (construído por volta do século III a.C.) não é só uma mera atração da cidade que atrai milhares de turistas do mundo todo. Ele se mantém vivo, recebendo todos os anos uma série de eventos, desde shows de grandes artistas italianos e internacionais, à cerimônias de premiação e espetáculos de balé e ópera.

Stragusto: O Festival da Comida de Rua em Trapani

De 24 a 28 de julho de 2019 acontece em Trapani, na praça Mercato del Pesce, o festival internacional da comida de rua STRAGUSTO, que reacende a atmosfera dos antigos mercados, uma concentração de sabores, aromas, colores e vozes que, todos os anos, inunca o centro histórico de Trapani.

Desde a sua primeira edição, 10 anos atrás, o objetivo de Stragusto foi sempre recuperar e valorizar o grande patrimônio oferecido pelos produtores de comida de rua, verdadeiros artesãos do sabor, que passam de pai para filho a tradição gastronômica da própria terra.

Se você estará em Trapani neste período, não deixe de participar desta grande festa que oferece aos visitantes uma atmosfera única e sabores inesquecíveis.

É um percurso ideal onde sabor, cultura e tradições se encontram e onde será possível degustar produtos típicos de diversas regiões da Itália e também de outros países. São mutas as especialidades que caracterizam o festival. Você pode experimentar os clássicos da comida de rua de Palermo, cmo panelle, arancini, sfincioni, rascadura, focacce, panini cà meusa, além de doces, produtos típicos de Trapani, de Pantelleria, de Roma, Florença e muito mais!

E este ano haverá ainda uma outra novidade, uma área de degustação de vinhos, com os melhores rótulos da região oeste da Sicília.

 

Como Funciona:

Os pratos e guloseimas, preparados na hora, custam entre 1 e 7 euros. O sistema de compra funciona através de fichas. Adquire-se um mínimo de 5 euros em fichas, no caixa do festival ou no ponto de pré-venda do Infopoint de Trapani e, com essas fichas (de 1 e 2 euros) você vai aos stands de sua preferência.

Um evento guloso e imperdível que transformará Trapani, por quatro dias, na capital do sabor do Mediterrâneo!

 

Recapitulando…

  • O Stragusto acontece de 24 a 28 de julho de 2019, das 18h30 à meia noite.
  • É realizado na Piazza Mercato del Pesce, que fica no centro histórico de Trapani
  • Você poderá ver a programação completa clicando AQUI.

Saiba mais sobre Trapani:

 

 

Espetáculos no Teatro Romano de Catania

Durante o verão, nos meses de julho e agosto, acontecem alguns eventos no Teatro Romano de Catania, um teatro ao ar livre que remonta ao século I!

Os bilhetes podem ser comprados online e retirados no local.

Veja abaixo os espetáculos atualmente em cartaz:

Data Evento Bilhetes
22 de Junho Classic... in Swing A partir de €22. Clique aqui para comprar.
27 de Junho GRAN TOUR - QUINTETTO SIKELIKOS A partir de €11. Clique aqui para comprar.
29 de Junho BROADWAY TONIGHT A partir de €11. Clique aqui para comprar.
06 de Julho CARMINA BURANA A partir de €11. Clique aqui para comprar.
05 de Agosto NICOLA PIOVANI COM A ORQUESTRA SINFONICA SICILIANA A partir de €12. Clique aqui para comprar.