Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » DICAS » Vinícolas » Degustando Marsala: Como é a visita à vinícola Pellegrino

Degustando Marsala: Como é a visita à vinícola Pellegrino


A vinícola Pellegino, em Marsala, é uma das principais produtoras deste vinho fortificado siciliano. E durante uma minha estadia na cidade, aproveitei para visitá-la!

Sem ter reservado nada, porque acreditava que estando sem carro não conseguiria visitar vinícola alguma, viajei para Marsala só com o objetivo de fotografar e rever a cidade. Enquanto conversava com a dona do Avalon, um bar e restaurante bem pequenininho no centro de Marsala – que só pela gentileza, atenção e disponibilidade da Rosalba, a proprietária, eu recomendo a todos  –, ela me pergunta: “Você não vai visitar nenhuma vinícola?”. Respondo que cheguei a Marsala de ônibus e, estando sem carro, não teria como ir a nenhuma vinícola.

Eis que ela me responde que é, sim, possível, ir a uma vinícola a pé. Em síntese, tratava-se da Pellegrino, que ficava só a uns 15 minutos a pé de lá. Além disso, com uma grande gentileza, ela mesma ligou para a vinícola, reservou para mim para o mesmo dia e me incluíram em um grupo em italiano. Não tive palavras para agradecer a Rosalba! Foi graças a ela que pude visitar uma vinícola histórica de Marsala e degustar o famoso vinho de mesmo nome.

Leia também: Vinho Marsala, como é feito este clássico siciliano

 

A visita à vinícola Pellegrino em Marsala

Depois de 15 minutos de caminhada a partir do centro histórico, guiada pelo Google Mapas, cheguei à vinícola Pellegrino, que fica ainda dentro da área urbana da cidade, próximo a uma zona residencial.

Vinícola Pellegrino em Marsala

Vinícola Pellegrino em Marsala

O edifício onde fica a enoteca e o atendimento aos clientes é bem moderno, claro e luminoso. Todos que chegam são muito bem recebidos pelo pessoal.

Esperei alguns minutos até que todos que haviam reservado chegassem e então iniciou a visita, guiada por um rapaz bem jovem, Salvatore, claramente apaixonado pelo que faz. Ele iniciou contando a história do vinho Marsala, da família Pellegrino e como a vinícola foi se desenvolvendo até se tornar hoje uma das maiores da Sicília.

Também nos foram ilustrados os diversos tipos de uva cultivados pela Pellegrino nos estabelecimentos espalhados pela Sicília.

A vinícola Carlo Pellegrino foi fundada em 1880, sendo uma das mais renomadas e tradicionais vinícolas sicilianas. A família Pellegrino sempre administrou pessoalmente as atividades, tanto nos vinhedos quanto na área de produção, e ainda hoje, a sétima geração, está envolvida diariamente na administração da empresa. Uma longa história familiar feita de respeito, carinho, amor e dedicação, de valores transmitidos de pai para filho, que hoje fazem dela uma das maiores famílias do vinho siciliano. Imaginem que em 2017 a vinícola produziu cerca de 6,5 milhões de garrafas!

Degustação na vinícola Pellegrino em Marsala

Mas vamos ao que interessa: a degustação dos Marsalas!

Depois que Salvatore nos contou a história da vinícola e da produção do Marsala, chegamos à área onde ficam os barris. A Pellegrino produz 7 tipos de Marsala, mas na visita estava incluída a degustação de apenas 3 deles. Três, porém abundantes degustações de vinhos com teor alcoólico entre 17 e 18%. Foi divertido!

Degustamos um Marsala Superiore Riserva Oro Dolce (bem doce, como diriam alguns, um “vinho feminino”), um Marsala Vergine riserva combinado com biscoitos (não é um vinho para qualquer pessoa) e um Marsala Fine Rubino, harmonizado com chocolate meio amargo. O Marsala Rubino (o Uncle Joseph da foto acima) é o único que eles produzem a partir de uvas vermelhas. Foi o meu preferido.

Os vinhos eram retirados diretamente através das torneiras dos enormes barris e Salvatore era bem generoso na hora de encher nossos cálices.

A visita em si durou cerca de 1 hora. No final, quem tivesse a curiosidade de provar outros vinhos (brancos, tintos, passito) era só pedir que eles nos faziam experimentar. Foi assim que conheci outros vinhos produzidos por eles e acabei levando para casa umas garrafas de vinho branco produzidos com uvas grillo em pureza. Delicioso!

Valeu a pena visitar a vinícola Pellegrino?

Sim. Apesar de ser uma vinícola enorme e bem comercial (e eu sou fã das vinícolas pequenas), gostei bastante da visita. O atendimento foi nota dez, o pessoal é super preparado e simpático.

Por fim, visitar a vinícola Pellegrino em Marsala é uma atividade/passeio que indico a quem está na cidade, gosta de vinhos doces e tem curiosidade em conhecer melhor a história do marsala e como acontece a produção.

 

Informações úteis

  • A degustação base, incluindo 3 tipos de vinho Marsala, custa 18 euros por pessoa. Entretanto, há também outras opções, inclusive com almoço.
  • As visitas guiadas são em grupo, realizadas em inglês ou em italiano, em horários predefinidos;
  • É necessário reservar por telefone ou através do formulário presente no site da vinícola.
  • No site da Pellegrino você encontrará as outras propostas de degustação.

Como chegar à vinícola Pellegrino em Marsala

A vinícola Pellegrino fica a cerca de 2km do centro histórico de Marsala, portanto dá para ir até mesmo a pé. Esteja você de carro ou a pé, coloque no seu navegador ou no Google Mapas: “Cantine Pellegrino“. Ele te levará até a Via Battaglia delle Egadi, 10.

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

 

LEIA TAMBÉM:  Quais são as praias da Sicília adequadas para crianças?

4 comentários em “Degustando Marsala: Como é a visita à vinícola Pellegrino”

  1. Ola Patricia, bom dia! Seus posts sao incríveis! O problema é que a cada post que leio, quero ir para o lugar e fazer o programa e neste caso teria que passar no mínimo um ano por ai! kkk
    Bem, minha pergunta é : vou para a Sicilia com uma amiga entre 21 outubro e 3 novembro. Vamos chegar e sair por Catania e tenho muito interesse em alimentação – descobri que na Sicilia estão a maioria dos restaurantes do movimento Slow food! Apos ler este artigo do planeta organico, eu te pergunto se tem como participar de pelo menos uma “cerimonia”de preparar azeite num moinho artesanal. Ou pelo menos visitar. E se nao der voce tem dicas de mercados maravilhosos nas cidades ( Catania, Taormina, Siracusa… )? Pois nos mercados pode ser que pelo menos encontraremos os azeites.
    http://planetaorganico.com.br/site/index.php/a-sicilia-com-aroma-de-laranja/
    Na Sicilia tem variedades únicas de azeitona como a Tonda Iblea que da origem a um azeite incrível que adoraria experimentar. E descobri que perto de Noto e de Catania é que estão as produções!
    Voce me ajudaria com isso? Sei que ja hotéis no campo que tem visitas a vinícolas perto mas ainda nao encontrei um que tenha visitas a olivais e extração de azeite!
    E alem disso, fizemos um roteiro iniciando em Taormina e terminando em Ortegia – mas deixamos tantos lugares de fora! Sendo o final de outubro mais frio, acabamos eliminando as ilhas Eolias e te pergunto se voce tem um roteiro de “frio”embora nunca da para saber exatamente se vai estar tao frio assim!
    Nosso roteiro:
    Taormina; 2 noites
    Cefalu: 1 noite
    Erice, Trapania, Castellamare del Golfo, Favignana – 4 noites
    Agrigento : 2 noites
    Orgia, Siracura, Noto, Catania: 3 noites

    abracos e desde ja, obrigada pela atenção!

    1. Olá Sheila,

      Te respondi quanto ao azeite no outro comentário. Veja aqui: https://descobrindoasicilia.com/2014/06/marsala-muito-mais-que-um-bom-vinho/#comment-3995
      Em relação ao roteiro, eu só tiraria Castellammare del Golfo e deixaria Favignana como um possível passeio de 1 dia. Se você se hospedasse em Trapani, poderia ver se no período o tempo ainda estará bom e ainda haverá passeios de barco, aí faria um passeio de um dia ao redor da ilha. O tempo é imprevisível e eu não posso afirmar com certeza que “não, não vai dar praia”, porque houve anos em que deu para tomar banho de mar até o fim de outubro.

      Dê uma olhada neste roteiro aqui: https://descobrindoasicilia.com/2015/03/dica-de-roteiro-8-dias-na-sicilia/
      É um roteiro que serve para qualquer época do ano porque inclui as principais cidades da Sicilia.

      Um abraço,

      PAtricia

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!