Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » Hospedagem » Dicas de Wine Resorts e Hotéis em Vinícolas na Sicília

Dicas de Wine Resorts e Hotéis em Vinícolas na Sicília


De Trapani ao Etna, conheça algumas vinícolas com hospedagem na Sicília, todas muito charmosas, para você viver de perto a hospitalidade dos viticultores sicilianos.

 

Antes de tudo, a Sicília tem uma antiga tradição de vinificação, que começa antes mesmo da chegada dos gregos. E, sem dúvida, esses séculos de história deixaram um legado que chegou até os dias de hoje. De fato, ainda é possível encontrar fazendas e lagares espalhados pela ilha, lugares onde agricultores e vinicultores viviam, trabalhavam e produziam vinho. Embora muitos tenham sido abandonados, outros voltaram a ter uma nova vida.

Em alguns casos, por exemplo, esses lugares se tornaram estabelecimentos modernos. Por outro lado, graças a investidores que acreditaram no potencial, muitos outros se transformaram em esplêndidas vinícolas com hospedagem.

Enfim, os resorts dedicados ao vinho na Sicília têm uma aura particular. Isso acontece não só pela história que viveram, mas também pela capacidade de emocionar assim que entramos nele. Vamos então conhecer algumas dessas vinícolas com hospedagem?

7 vinícolas com hospedagem na Sicília

  1. Wine Relais Feudi del Pisciotto
  2. La Foresteria Planeta Estate
  3. Baglio Soría
  4. Cavanera
  5. Monaci delle Terre Nere
  6. Locanda Gulfi
  7. Baglio di Pianetto

Wine Relais Feudi Del Pisciotto

hotel vinícola itália

Em meio aos montes onde se encontram as províncias de Caltanissetta, Ragusa e Catânia, próximo a Niscemi, encontra-se o Wine Relais Feudi del Pisciotto. Sem dúvida, esta é uma área da Sicília onde relaxar longe das rotas turísticas mais batidas.

Reformado em 2013, o complexo, além da moderna vinícola, tem também uma espetacular estrutura antiga que compreende um antigo lagar onde se pisava as uvas, um dos mais bonitos e melhor conservados da Sicília.

E é justamente na sua ala mais antiga que ficam os 10 quartos do wine resort. Todos são decorados de forma minimalista e elegante, com peças de design e artesanato local, que contrastam com as paredes de pedra.

A vinícola Feudi del Pisciotto cultiva cerca de 44 hectares de vinhedos, no coração da zona de produção do Cerasuolo di Vittoria. Por fim, o restaurante do hotel oferece pratos tradicionais em versão gourmet.

 

La Foresteria Planeta Estate

vinícola com hospedagem na italia

Antes de mais nada, a Planeta é pioneira em combinar vinícola com hospedagem na Sicília. Localizado em uma colina próximo a Menfi, no sudoeste da ilha, o resort 4 estrelas é um verdadeiro paraíso em meio aos vinhedos.

Os 14 quartos da La Foresteria ficam em uma antiga casa de campo totalmente reformada. Eles são caracterizados por tons pastéis com toques de ocre e azul e têm vista para o jardim. Nos espaços comuns não faltam peças importantes, como cerâmicas e móveis de antiquário.

Enfim, a La Foresteria dista apenas 4km da praia de Porto Palo, uma das praias com selo Bandeira Azul da Sicília, bem como 12km da vinícola Planeta Dispensa e 25km da Planeta Ulmo. Além disso, a pequena adega do resort guarda as melhores safras de todos os rótulos da Planeta. Ali, sob a orientação de um especialista “personal wine trainer”, você pode desfrutar de vinhos maravilhosos.

Uma dica: A apenas 20 minutos da La Foresteria se encontra Selinunte, o maior parque arqueológico da Europa!

 

Baglio Sorìa

wine resort sicilia

Localizado a 8km de Trapani, o Baglio Soría é o resultado de uma recuperação de uma antiga fazenda por parte da vinícola Firriato. Sendo assim, desde 2015, a antiga casa rural transformou-se em um ótimo hotel boutique 4 estrelas.

O Baglio Soría está imerso no coração de uma propriedade agrícola de 100 hectares, por onde passam flamingos , cegonhas e cavalos em estado selvagem. Além disso, de lá você pode apreciar a vista para as ilhas Égadas, para os vinhedos da casa Firriato, e para o vilarejo de Erice.

Os quartos são 11, todos decorados em modo sóbrio e elegante, com uma perfeita harmonia entre a fazenda histórica e o hotel moderno. Além disso, o hotel dispõe de uma piscina panorâmica e uma sala de estar, mobilada com antigas barricas.

Enfim, são inúmeras as atividades propostas, desde aulas de culinária às visitas aos vinhedos e degustações.

 

Cavanera Etnea Resort & Wine Experience

hotel vinícola na sicilia

Outro wine resort de propriedade da vinícola Firriato é o Cavanera. Trata-se de uma estrutura extraordinária nas encostas do Etna, localizada no município de Castiglione di Sicilia, a cerca de 600m acima do nível do mar.

Os 10 quartos garantem uma estadia em que a harmonia é o fio condutor da experiência. De fato, ela se encontra nas cores dos interiores e nos móveis, sabiamente pensados ​​para dar uma sensação de relaxamento. Essa harmonia também não falta quando se está na piscina de água salgada do resort, rodeada pelas vinhas de Nerello Mascalese, Nerello Cappuccio, Carricante e Catarratto.

 

LEIA TAMBÉM:  5 vinícolas onde degustar os vinhos do Etna

 

Monaci delle Terre Nere

hotel 5 estrelas na sicília

Em um antigo casarão nobre do século XVII, fundado pelos monges da ordem de Sant’Ana, surge o Monaci delle Terre Nere. Este hotel 5 estrelas combina a tradição siciliana mais autêntica com elementos de design. Ela fica na zona rural do município de Zafferana Etnea, nas encostas do Etna.

Os quartos estão localizados entre o casarão principal e os amplos anexos, cercados pelos 24 hectares da propriedade. A maioria dos produtos utilizados na cozinha do restaurante Locanda Nerello são cultivados organicamente, assim como os vinhedos de onde é obtido o vinho Monaci. Além disso, os hóspedes podem descobrir os diferentes sabores do território com a degustação de vinhos, azeite e pão de grãos antigo da Sicília.

Enfim, este charmoso wine resort também faz parte da associação internacional Relais & Chateaux.

 

Locanda Gulfi

vinícola e pousada

A Locanda Gulfi é uma das vinícolas com hospedagem na Sicília mais conhecidas. Ela fica no município de Chiaramonte Gulfi, a 23km de Ragusa, no sudeste da ilha. O lugar fica em meio às vinhas e oliveiras, mas que além da vinícola, tem também um restaurante, piscina e alguns quartos.

Os quartos são aconchegantes e confortáveis, mobiliados com móveis feitos por artesãos locais. Mas seu ponto forte é a produção de vinho, associada a uma cozinha de alto nível. De fato, eles trabalham com uma viticultura bio-orgânica, e oferecem aos hóspedes ótimas experiências gastronômicas, entre almoços e jantares com vista para os campos verdinhos, assim como para as vinhas e oliveiras centenárias.

 

Baglio Di Pianetto

hotel vinícola no sul da italia

Localizado entre as colinas de Piana degli Albanesi e Santa Cristina Gela, a poucos quilômetros de Palermo, o Baglio di Pianetto é um elegante hotel fazenda, que nasceu do amor do Conde Paolo Marzotto e sua esposa pelas terras sicilianas.

Entre os vinhedos de Insolia e Merlot, eles deram vida a uma residência elegante, repleta de móveis de família e peças de antiquário. Anos depois, a casa de campo transformou-se em uma vinícola com hospedagem na Sicília, composta por 13 quartos, amplas salas, bem no meio de 88 hectares de vinhedos.

Enfim, o Baglio di Pianetto oferece diversas propostas de degustação e aulas de culinária.

 

Por fim, espero ter ajudado você a ter uma ideia sobre as vinícolas com hospedagem na Sicília. Caso tenha alguma dúvida ou pergunta, deixe seu comentário abaixo do artigo, para que a resposta também ajude outros viajantes com as mesmas dúvidas.

E se por acaso essas vinícolas com hospedagem não combinam com você, expanda sua pesquisa por toda a região. Por exemplo, você pode comer dando uma olhada nos melhores hotéis da Sicília.

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

2 comentários em “Dicas de Wine Resorts e Hotéis em Vinícolas na Sicília”

  1. obrigada pelas informações…adorei mas gostaria de saber como posso fazer as reservas das vinícolas para hospedagem ,degustação e tbem curso de culinária…

    1. Olá Maria,

      Para reservar sua hospedagem, é só clicar nos links que indico. Quanto a degustação, entre em contato direto com a vinícola ou então envie um email para descobrindoasicilia@gmail.com informando as datas da sua viagem, número de pessoas e onde deseja fazer as degustações. Assim podemos enviar um orçamento sob medida.
      Att.,
      Patricia

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!