A Vinícola Florio é uma das vinícolas mais antigas da Sicília. Embora ela não seja mais uma vinícola independente, pois faz parte do grupo Duca di Salaparuta, sua sede de Marsala é um lugar histórico e que vale a visita.
Situada em um lugar lindo com vista para o Mar Mediterrâneo, a Vinícola Florio é, certamente, uma prova do sucesso da grande família de empreendedores que chegou ao ápice entre os séculos XIX e XX. Mas a vinícola também é famosa por seu Marsala de ótima qualidade, bem como outros vinhos.
Veja também: O que ver em Marsala
A história da Vinícola Florio
Antes de mais nada, foi Vincenzo Florio o primeiro produtor italiano de Marsala. Ele desvendou o segredo dos ingleses, os “inventores” do vinho, e fundou seu próprio estabelecimento. Era o ano de 1833.
Sem dúvida, a contribuição de Vincenzo Florio para o desenvolvimento e a imagem do Marsala foi importantíssima. De fato, boa parte do sucesso do vinho deve-se a ele. Após a fundação da vinícola, o vinho que era destinado apenas aos marinheiros ingleses, tornou-se um produto apreciado pela classe aristocrática de toda a Europa. Além disso, o faro dos Florio para os negócios era tal, que em 1904 eles fundaram, junto com outros empreendedores de Marsala, uma sociedade que em poucos anos adquiriu os estabelecimentos de Woodhouse e Ingham-Whitaker, os primeiros produtores do vinho fortificado.
Entretanto, em 1924, por causa da falta de herdeiros homens, a família Florio decidiu vender a vinícola de Marsala à Cinzano, outra importante família na história do vinho italiano. Posteriormente, durante a 2ª Guerra Mundial, a vinícola sofreu vários danos após bombardeios. Com isso, foi necessário realizar uma série de reformas, que levaram anos. A restruturação só terminou em 1984.
Em 1998, o controle da vinícola Florio passou então para a ILLVA Saronno Holding, famosa pelo licor Saronno, que já possuía 50% da sociedade. Por fim, em 2002, a holding adquiriu também a vinícola Duca di Salaparuta, fundindo as duas vinícolas em um único grupo.
O estabelecimento de Marsala
Antes de tudo, preciso dizer que o estabelecimento da Vinícola Florio em Marsala é, talvez, o mais bonito que eu já tenha visitado aqui na Sicília. Lá se mistura história, intrigas políticas, cheiros e cores. Além disso, fica pertinho do mar e, por isso, durante a visita, dava para sentir os aromas marinhos misturados com o do vinho.
A vinícola é enorme. Para que se tenha uma ideia, ela ocupa uma área de cerca 44 mil metros quadrados. As salas dos barris são caracterizadas por tetos abobadados com arcos pontiagudo, de origem tipicamente anglossaxônica, mas com piso em tufo batido, uma pedra amarela comum na região. Os mais de 600 barris que tomam boa parte das enormes salas, e que contêm mais de 5.500.000 litros de vinhos, enchem os olhos e nos deixam maravilhados. Sem dúvida, passear por essas salas é uma experiência difícil de contar. Foi realmente emocionante!
A degustação na vinícola Florio
A visita foi muito informativa, mas bastante interessante e participativa. Enquanto ouvia o guia, imaginei como deveria ser aquele lugar 200 anos atrás! Sem dúvida, pude descobrir um local cheio de encanto e história. Em certos momentos era como entrar em um museu.
Cada visita termina em uma das duas salas de degustação, a Sala Donna Franca Florio e a Duca Enrico. Duas salas equipadas com uma grande tela onde é exibido um vídeo que fala não só da vinícola mas de todo o grupo Duca di Salaparuta.
Em específico, a minha terminou na Sala Donna Franca. No centro havia uma imensa mesa de madeira. Acima dela havia diversas lâmpadas para iluminar a superfície onde são colocados as taças de vinho.
A degustação que escolhi, a Florio Selection, incluía 3 vinhos, dos quais 2 Marsala Riserva e um Passito di Pantelleria, acompanhados de alguns petiscos. A degustação também era guiada e sem dúvida me fez aprender muito mais sobre as diferenças gritantes entre cada marsala.
Por fim, após as degustações, fomos conduzidos até a enoteca, onde termina o tour. Ali é possível adquirir os vinhos não só da Florio, mas também da Duca di Salapatura. Entre os rótulos, era impossível não notar um Marsala de 1939 que custava a módica cifra de 900 euros!
Informações sobre a visita e reservas
- Língua: As visitas são em italiano ou em inglês.
- Tipos de degustação: Você encontrará todas as degustações disponíveis no site da Vinícola Florio. São realmente muitas e variam de acordo com a estação do ano.
- Reserva: É obrigatório reservar pelo site e pagar antecipadamente.
Como chegar à Vinícola Florio
- De carro: A vinícola fica a apenas 2km do centro de Marsala. Sendo assim, se você se hospedar na cidade, em menos de 10 minutos estará lá.
- Com um transfer particular: Visite com conforto e segurança esta vinícola maravilhosa utilizando nossos serviços de transfer com motorista.
Planeje sua viagem