Sempre que viajo pela Sicília, procuro experimentar os vinhos locais. Sim, porque aonde quer que você vá na Sicília, irá encontrar vinhos diferentes. Dessa forma, ao procurar uma vinícola em Mazara del Vallo, cidade do extremo oeste da Sicília, a um passo da África, que eu encontrei a Tenuta Gorghi Tondi.

Definitivamente, tento sempre dar preferências às vinícolas menores. Portanto, evito aquelas famosas, com grandes nomes conhecidos mundialmente. É uma questão de gosto pessoal mesmo, pois dou muito valor aos pequenos produtores.

Assim, pesquisando aqui e ali, me deparei com ótimas avaliações sobre a Gorghi Tondi. Desde o atendimento até a qualidade dos vinhos, inúmeras eram as opiniões positivas. De fato, bastou isso para atiçar a minha curiosidade de fã de vinhos e marcar minha visita.

Uma vinícola em meio a uma reserva natural

Evitando produtos químicos sintéticos e o uso de organismos geneticamente modificados, as irmãs Annamaria e Clara Sala abordam a produção de vinho através de práticas sustentáveis. Além disso, a região circundante de Mazara del Vallo é muito fértil, e a Reserva Natural do Lago Preola e Gorghi Tondi, um local protegido pelo WWF, é excelente para a produção de vinho.

Os “Gorghi Tondi”.

O nome Gorghi Tondi deriva da característica geográfica da região. Gorghi são espelhos d’água de origem cárstica (formação geológica caracterizada pela corrosão das rochas). Tondi significa “redondo” em italiano. Enfim, são 3 os lagos arredondados que caracterizam uma das áreas úmidas mais interessantes do oeste da Sicília. Rica de fauna e flora, certamente é um lugar onde os apaixonados por observação de pássaros podem encontrar as mais incríveis espécies do Mediterrâneo.

Vinícola em Mazara del Vallo – Gorghi Tondi

As irmãs, que “herdaram” da avó a arte de fazer vinho, decidiram abrir a vinícola em uma área com um lago costeiro e piscinas naturais, em meio a uma mata mediterrânea, cheia de zonas úmidas e olivais. São 35 hectares de vinhedos, pertinho de Mazara del vallo e da praia de Torretta Granitola. 

Estando dentro de uma reserva natural, a vinícola leva muito a sério a preservação do meio ambiente e a eco-sustentabilidade (combinados com o máximo controle e cuidado de toda a cadeia produtiva). Para eles, esses são fatores primordiais para a produção de um bom vinho. Em suma, não basta cultivar a terra, é preciso respeitá-la.

Os vinhos Gorghi Tondi

A partir deste respeito e amor por suas terras, nascem os vinhos da linha Contrade. Eles são feitos a partir de duas uvas nativas, grandes representantes da tradição siciliana, isto é, a Ramisella 100% Nero d’Avola e Gilletto 100% Grillo.

O Nero d’Avola, de intenso vermelho rubi, destaca-se pelo seu aroma frutado, com notas picantes, minerais e de tabaco, enquanto o sabor é suave e equilibrado, tânico, com grande aroma e persistência. Por outro lado, o Grillo, com notas frutais e florais de pêssego branco, é reconhecível pela sua cor amarela palha com reflexos esverdeados e é intenso e persistente.

Os dois vinhos Vivitis Bio são caracterizados, seja pela origem biológica das respectivas uvas, seja pela não adição de dióxido de enxofre durante as fases de produção. Sem dúvida, são símbolos de um modelo que leva a uma relação mais profunda entre a videira e a terra. São também catalisadores de uma “tipicidade” que recolhe tudo o que a natureza pode oferecer quando fica livre para se expressar.

As uvas precisam principalmente de sol, solo, água e paz para crescerem. O resto é deixado para as escolhas cuidadosas feitas pelos enólogos, reforçadas pelas tecnologias mais refinadas para elevar a experiência a uma arte.

Vinícola em Mazara del Vallo

 

Visita e degustação na vinícola Gorghi Tondi

Para visitar a vinícola, é necessário reservar através do site deles. São 7 as opções de degustação.

  1. Degustazione Territoriale, um percurso dedicado àqueles que querem conhecer as características enológicas típicas da Sicília. Inclui a degustação de uma seleção de vinhos Gorghi Tondi dedicados a uma abordagem puramente centrada na identidade varietal.
  2. Grillo Experience, um intenso e fascinante itinerário de degustação para conhecer esta nobre uva tradicional siciliana, vinificada em todas as suas possíveis declinações.
  3. Degustazione Gourmet, uma seleção de 4 vinhos emblemáticos da vinícola em combinação com 4 pratos típicos locais.
  4. Visita com o enólogo e agronômo, isto é, um dia no vinhedo acompanhado pelo agrônomo. A visita termina com uma explicação aprofundada das ténicas de vinificação e degustação técnica guiada pelo enólogo.
  5. Degustazione maioliche, uma degustação de 3 vinhos da linha Maioliche.
  6. Perlage, uma degustação dos 3 espumantes da casa.
  7. Degustazione CRU, uma experiência de degustação que traça um caminho de produção de excelência através de 4 rótulos símbolo da vinícola. Durante a desgustação é possível reconhecer os conceitos de identidade e vocação, a pedra angular da filosofia de produção de Gorghi Tondi. Escolhi essa opção.

Clique AQUI para reservar e verificar a descrição completa de cada tipo de degustação.

O percurso da visita

As visitas são em grupo, mas tive a sorte de ninguém mais ter reservado para o meu horário. Assim, minha visita aconteceu como se fosse uma visita particular.

Primeiramente, começamos com um passeio pela vinícola. Enquanto isso, o guia nos falava da reserva natural e da história das proprietárias. Era um dia quente de verão, então tudo que ouvíamos era o canto das cigarras. Da vinícola é possível ver os lagos e foi aí que entemos o porquê do nome Gorghi Tondi.

Após a visita da sala dos barris e das máquinas (ainda, de quebra, vi chegar um caminhão e depositar as uvas recém colhidas em uma delas), fomos para a sala de degustação, onde finalmente pudemos conhecer os vinhos.

A degustação CRU compreendia 4 vinhos, os principais nomes da casa Gorghi Tondi. Primeiramente, degustamos dois brancos e dois tintos, porém, com muito jeitinho, ainda consegui incluir um espumante e o vinho Grillodoro, único exemplar de vinho botritizado da Sicília (veja abaixo, à direita).

Como chegar à vinícola Gorghi Tondi

Estando em meio a uma reserva natural, o único modo de chegar à vinícola Gorghi Tondi é de carro, pois não há transporte público.

No entanto, caso não esteja de carro ou queira beber sem a preocupação de ter que digirir, você pode reservar um transfer privativo. Faça sua cotação AQUI, informando a cidade de saída.

Dica de passeio: Você pode associar a degustação na vinícola em Mazara del Vallo a uma visita ao Parque Arqueológico de Selinunte!

 

Mais informações

Tenuta Gorghi Tondi

Contrada San Nicola, 91026 Mazara del Vallo  

 

Comente!