Troina: uma vila na Sicília que vende casas a 1 euro

vila de Troina

Troina (pronuncia-se “Troína“), situada a pouco mais de 60km de Enna e a 70km de Catânia, é uma vila do interior da Sicília. Além disso, desde 2019 faz parte do circuito dos vilarejos mais bonitos da Itália. A cidadezinha, que conta com cerca de 9 mil habitantes, fica no meio da reserva natural dos Montes Nebrodi e tem uma vista deslumbrante para os montes e campos.

Ela seria mais uma pacata vila, fora da rota normal do turismo, se não fosse que tem chamado a atenção do mundo inteiro desde que o prefeito decidiu colocar à venda algumas casas pelo simbólico valor de 1 euro.

Benefícios para incentivar a chegada de novos habitantes

O projeto das casas de um euro em Troina nasceu com o objetivo de repovoar os bairros medievais antigos da cidade.

Mas como funciona? Depois de ver os detalhes e fotos dos imóveis disponíveis ou depois de os ter visitado, o comprador declara o interesse em adquirir e renovar o imóvel selecionado através de comunicação oficial à Câmara Municipal de Troina. Um grupo de profissionais qualificados irá acompanhá-lo desde a escolha do imóvel até a reforma. A Câmara Municipal de Troina irá verificar a regularidade de todas as operações e irá acompanhar rapidamente o processo burocrático do projeto. 

Por outro lado, o comprador terá a obrigação de arcar com as despesas notariais e burocrática, bem estabelecer uma carta fiança a favor do Município de Troina (no valor de 5 mil euros que devem ser pagos no prazo de três meses a contar da comunicação oficial da cessão do imóvel). Além disso, ele deverá preparar e depositar no Gabinete Técnico de Troina o projeto de renovação no prazo de um ano. Por fim, o início das obras deverá acontecer no prazo de dois anos a partir da data de compra do imóvel.

Enfim, para atrair o maior número de pessoas possível, a prefeitura colocou no ar um site, o HouseTroina. Através dele, os interessados podem entrar em contato e esclarecer dúvidas.

Troina, a varanda da Sicília

Troina remonta aos tempos pré-históricos e foi construída sobre os restos de um templo pagão. Seu nome deriva da palavra grega Tragena (criação de cabras), posteriormente Traina e então Troina. Outrora usada como um local estratégico por conquistadores gregos, romanos, bizantinos e árabes, durante a Idade Média a vila passou a servir como capital do império normando da Sicília, tornando-se um caldeirão de diferentes civilizações.

Sem dúvida alguma Troina é um lugar que nada tem a ver com aqueles que os turistas que visitam a Sicília estão acostumados a visitar. De fato, a vila é um lugar muiti simples, um sobe e desce de ruelas, muitas vezes vazias.

Por causa da sua altitude, a 1100m acima do nível do mar, e da vista que se tem para os vales do interior, ela é chamada de “varanda da Sicília”. Além disso, é comum ventar muito e no inverno pode nevar.

Troina

Monumentos e atrações de Troina

O aspecto medieval de Troina é muito peculiar, mas por ser uma pequena vila, o número de atrações não é muito grande.

Certamente a praça principal de Troina, a Piazza Conte Ruggero, decorada com pedras douradas, é o point do lugar. Ela ergue-se sobre as ruínas de uma antiga fortaleza grega. Além disso, de lá se tem uma vista panorâmica dos campos.

Na mesma praça, fica a Igreja Matriz, monumento de origem normanda mas reformado ao longo dos séculos. Outra importante igreja de Troina é a igreja de São Silvestre, onde também fica o túmulo deste santo

Enfim, do antigo castelo de Troina resta somente uma imensa torre, onde hoje em dia funciona um pequeno museu.

Igreja de São Silvestre

Hotéis em Troina

Veja abaixo algumas opções de hospedagem em Troina.

Booking.com

 

Como chegar a Troina

O aeroporto mais próximo a Troina é aquele de Catânia. De lá leva-se cerca de 1h30 de carro.

Por fim, não há estação ferroviária em Troina. Caso tenha que usar transporte público, há um ônibus diário desde Catânia, da empresa Isea.

Atenção!
Este é apenas um texto informativo sobre a cidade de Troina e a iniciativa da venda das casas por €1. Além disso, não temos nenhum vínculo com a prefeitura e nem com imobiliárias. Para qualquer informação sobre os imóveis, entre em contato com a Prefeitura de Troina através do site  www.housetroina.it

 

Comente!