Há tempos sigo o blog O Viajante Comilão nas redes sociais e pude perceber que ele estava sempre publicando fotos de pratos experimentados em restaurantes sicilianos. Daniel, autor do blog, fez uma viagem gastronômica pela Sicília que durou 10 dias. Ele visitou cidades como Castellammare del Golfo, Cefalù, Ragusa e Taormina, seguindo um roteiro gastronômico na Sicília de dar inveja.

Agora o Daniel conta pra quente quais foram os pratos e bebidas que ele mais gostou. Sem dúvida é um verdadeiro roteiro de restaurantes na Sicília!

 

Roteiro gastronômico na Sicília – por Daniel Neves

Entradas

1) Caponata Alla Siciliana do Ristorante Cumpà, em Castellammare del Golfo

Adoramos Castellamare del Golfo! Pequena, aconchegante, cheia de história, esta pequena cidade de apenas 15 mil habitantes entre Palermo e Trapani nos apresentou o Ristorante Cumpà, nosso porto seguro nos 3 dias em que estivemos na cidade. Certamente o carro-chefe da casa é a excepcional “Caponata Alla Siciliana”, que segundo os donos foi eleita a melhor da Sicília alguns anos atrás.

roteiro gastronômico na Sicília

Foto: Daniel Neves

Berinjela macia, zero de amargor, mas o segredo de um prato tão marcante está no molho de tomates San Marzano, o melhor do mundo. Caponata com molho de tomates parece estranho, mas esta aqui ficou boa pra caramba!

LEIA TAMBÉM:  Caponata Siciliana: origens, história e receita

2) Salada de frutos do mar do Maredentro, em Ragusa

Ragusa foi outra cidade que nos surpreendeu por sua beleza e história, suas ruelas estreitas e sinuosas, cheias de escadarias íngremes e igrejas antigas. O Maredentro mostrou-se um grande achado em uma cidade com 3 restaurantes com estrelas Michelin. Gosta de frutos do mar? Então peça a salada deles, uma porção generosa servida com muito polvo, lula, camarões e mexilhões, temperada apenas com azeite e um leve toque de limão.

Foto: Daniel Neves

Foto: Daniel Neves

Roteiro gastronômico na Sicília: Pratos principais

3) Pizza Tonnata com borda recheada de queijo emmental, do Il Giardino dei Sapori, em Cefalù

Servida em tamanho individual (discos com 30cm de diâmetro), a redonda deles é assada no forno à lenha, tem massa fina e leve, e diferente das pizzas italianas, é razoavelmente bem recheada. A Tonnata leva base de atum, cebola roxa e mussarela, mas o que faz a diferença é a borda generosamente recheada de queijo emmental (também dá para pedir com funghi porcini ou prosciutto italiano). De longe a melhor pizza que comi na Itália – e olha que já fiz tour gastronômicos na Emilia-Romagna, Toscana e Roma!

Top 10 de comidas e bebidas na Sicília

Foto: Daniel Neves

4) Camarão pistola na grelha do Ristorante Primafila, em Terrasini

Linda cor, rico em frescor, com sabor delicado de camarão que acabou de ser pescado. De longe foram os melhores camarões que comi na Sicília! Para acompanhar, peça uma bela porção de fritas.

roteiro gastronômico na Sicília

Foto: Daniel Neves

Sobremesas

5) Cannolo siciliano do Laboratorio Pasticceria Roberto, em Taormina

Em Taormina você encontrará uma casa “especializada” em cannoli a cada esquina. Tido por muitos como o melhor da Sicília, o “Il Mago dei Cannoli” faz um doce realmente saboroso, com massa perfeitamente crocante e ricota quase perfeita.

roteiro gastronômico na Sicília

Foto: Daniel Neves

Para um fanático por cannolo como eu (tenho mais de 30 lugares diferentes na lista), foi o melhor que comi na Sicília.

LEIA TAMBÉM:  Cannolo: tudo que você queria saber sobre este doce siciliano

 

6) Maxi Cannolo do Ristorante Cumpà, em Castellammare del Golfo

O doce típico da Sicília aqui é servido em tamanho família. De fato, são quase 20cm generosamente recheados de ricota fresca e finalizado com chocolate em pedaços nas duas extremidades. O doce é gostoso, a massa crocante é saborosa e mais escura que o normal (leva chocolate na massa). Por outro lado, o chocolate servido nas pontas tem sabor intenso, o que cria um bom contraste ao sabor leve da ricota.

roteiro gastronômico na Sicília

Foto: Daniel Neves

Roteiro gastronômico na Sicília: as bebidas

7) “Leone d’Almerita” da Vinícola Tasca d’Almerita (Regaleali) – Ristorante Cumpà, em Castellammare del Golfo

Um IGT “Terre Siciliane” da região de Tenuta Regaleali feito com uvas Catarratto (43%), Pinot Bianco (25%), Sauvignon (22%) e Traminer Aromatico (10%), safra 2013 com 12% de teor alcoólico. Frutado, leve e saboroso, tem uma identidade cítrica, com notas de grapefruit, maçã, pera e abacaxi.

Foto: Daniel Neves

Foto: Daniel Neves

8) “Müller Thurgau” da Cantine Fazio (Erice) – Ristorante Cumpà, em Castellammare del Golfo

Um DOC feito 100% com uvas Müller Thurgau, safra 2012 com 12,5% de teor alcoólico. Encorpado e levemente frizante, a primeira coisa que chama a atenção é a cor dourado intensa, no nariz e boca destacam-se nuances de pêssego, abacaxi e lichia. Sem dúvida um baita vinho!

Foto: Daniel Neves

Foto: Daniel Neves

9) “Corte Ferro Terre Siciliane” da vinícola Caruso & Minini – Ristorante L’Incontro, Taormina

Um IGP feito uvas Zibibbo, safra 2013 e com 12,5% de teor alcoólico. Pessoalmente não conhecia a uva Zibibbo, típica da Sicília, usada principalmente na produção de vinhos licorosos (conhecidos como “Muscat de Alexandria”). O Corte Ferro é perfumado, tem boa acidez, notas de mel, damasco e grãos.

Foto: Daniel Neves

Foto: Daniel Neves

10) Cerveja “Viola Rossa 6.6”, Ristorante Al Burgo, Castellammare del Golfo

E quem disse que a Itália só sabe fazer vinhos? Esta Red Ale italiana com duplo malte e 6.6% de ABV é fabricada pela Birra Arduini, de Cattolica (Rimini). Cerveja de cor intensa, perfeita para quem gosta das autênticas tostadas inglesas, com aquele delicioso amargor persistente.

roteiro gastronômico na Sicília

Foto: Daniel Neves

 

LEIA TAMBÉM:  Cervejas Sicilianas - nem só de vinho vive a Sicília

***

E então, os pratos descritos por Daniel atiçaram a sua curiosidade? Você também gostaria de fazer um roteiro gastronômico na Sicília? Veja abaixo o endereço de cada restaurante:

  • Ristorante Cumpà: Via Don Leonardo Zangara, 5/7, Castellammare del Golfo Horários: Aberto no almoço e no jantar
  • Ristorante Maredentro: Corso XXV Aprile 36, Ragusa Ibla Horários: Aberto no almoço e no jantar
  • Restaurante Il Giardino dei Sapori: Via S. Pasquale, 7, Cefalù Horários: Aberto no almoço e no jantar
  • Ristorante Primafila: Via Benedetto Saputo, 8, Terrasini Horários: Aberto no almoço e no jantar
  • Laboratorio Pasticceria da Roberto: Via Calapitrulli, 9, Taormina Horários: Aberto das 9 às 21h.
  • Restaurante L’Incontro: Via Luigi Pirandello, 20, Taormina Horários: Aberto no almoço e no jantar

 

 Viajante Comilão é um blog de viagens gastronômicas. Não deixe de seguir as andanças e comilanças do Daniel também no Facebook e no Instagram!

 

Comente!