Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília


Muita gente me pergunta como fica Taormina no inverno. É que uma cidade aparentemente de veraneio como ela é, pode, para muitos, não ser a meta ideal para passar as férias nos meses da baixa temporada. Mas será que é isso mesmo?

O que muitos não sabem é que a Taormina “turística” nasceu justamente como meta de turismo de inverno! No final do século XIX, um pintor alemão chamado Otto Geleng pintou um quadro onde ele ilustrava uma amendoeira florida, o Teatro Grego de Taormina e, lá no fundo, o Etna coberto de neve.

Posteriormente, quando esse quadro foi exposto, o resto da Europa quase não acreditou que existisse um lugar onde as árvores floresciam em pleno inverno. Em suma, com os quadros, o boca a boca e a abertura do primeiro hotel na cidade (o Timeo), nasceu o turismo em Taormina e a cidade passou a meta favorita da burguesia europeia.

LEIA TAMBÉM:  City tour em Taormina em português
Um dos quadros de Otto Geleng que retratam Taormina no século XIX.

Um dos quadros de Otto Geleng que retratam Taormina no século XIX: o Teatro Grego com, ao fundo, o Etna com neve.

Na época, era um turismo que enchia a cidade sobretudo no inverno, visto que as pessoas procuravam lugares com clima ameno para passar os meses mais frios do ano. E quando nevava (raras vezes, sendo a última em dezembro de 2014), a paisagem se tornava ainda mais deslumbrante.

A Cyntia, do Fragata Surprise, teve a sorte de ter visto a neve em Taormina!

#Taormina #Sicília #Itália #FragatanaItalia

Una foto pubblicata da Cyntia Campos (@fragatasurprise) in data:

Taormina no inverno, com ou sem neve

Com ou sem neve, Taormina é um daqueles lugares que podem oferecer o melhor para quem prefere localidades com menos turistas, sem aquela “muvuca” que acontece no verão, quando a cidade lota.

LEIA TAMBÉM:  O que ver em Taormina

As temperaturas permanecem agradáveis (para os padrões do inverno europeu) e é possível desfrutar de cada cantinho de Taormina com tranquilidade. Além disso, viajar para Taormina na baixa temporada oferece a vantagem de não ter que enfrentar filas para visitar o Teatro Grego, cuja história remonta ao século III a.C.

Ao invés de pessoas com roupas leves e coloridos, são os casacos que tomam conta da cena...

Ao invés de pessoas com roupas leves e coloridos, são os casacos que tomam conta da cena…

Uma curiosidade: Foi no inverno que o poeta alemão Goethe visitou Taormina e a descreveu como “um pedaço de paraíso na terra”!

Teatro Grego de Taormina

Encontrar o Teatro Grego de Taormina assim, vazio e sem as estruturas do palco: só mesmo no inverno!

 

Taormina no Natal

Apesar de não haver grandes eventos de Natal, durante as festas de fim de ano, a prefeitura de Taormina decora as ruas principais com tapetes vermelhos e luminárias. Além disso, há espetáculos itinerantes e concertos de natal nas igrejas.

A árvore de natal, bem simples, que fica na Piazza IX Aprile.

A árvore de natal, bem simples, que fica na Piazza IX Aprile. De dia não dá para notar as decorações, feitas com pequenas lâmpadas.

O Corso Umberto e suas decorações de Natal.

O Corso Umberto e suas decorações de Natal.

As desvantagens de visitar Taormina no inverno

Escolher os meses da baixa temporada também tem suas desvantagens. Não chega a ser nada que prejudique a viagem, mas é bom ter consciência dos seguintes pontos negativos:

  1. Fechamento dos hotéis: Talvez o mais significativos dos pontos negativos seja o fato de boa parte (na verdade, grande parte) dos hotéis fecharem entre novembro e março. Isso mesmo, apesar de Taormina ser uma cidade muito turística, os hotéis simplesmente preferem fechar totalmente para férias por uma questão financeira. Para ele sai mais barato fazer isso do que manter os funcionários em um período em que há poucos hóspedes. Por este motivo, não se assuste ao ver no Booking muitos hotéis sem disponibilidade naquele período: eles não estão cheios, estão fechados!
  2. Diminuição do número de excursões em grupo: Ao viajar para Taormina no inverno, fique ciente que não encontrará passeios de barco, excursões para ver o pôr do sol no Etna ou passeios em conta para visitar outras cidades. É que com a diminuição do fluxo de turistas, fica difícil montar um grupo grande ou então, no caso dos passeios ao Etna ou de barco, são as condições atmosféricas que dificultam.
  3. Nenhum glamour nas praias: Nada de Spritz nos beach clubs ou fotos nas águas cristalinas da praia de Isola Bella, o máximo que você poderá fazer será molhar a pontinha do pé no mar. Apesar do inverno ameno, não é quente o suficiente para pegar uma praia!

 

Dicas do que fazer em Taormina no inverno

Além de passear pela cidade, conhecer os pontos turísticos e as cidades nos arredores, você pode integrar em seu roteiro algumas atividades muito legais para se fazer no inverno. Por exemplo:

Calma e tranquilidade em uma Taormina quase vazia.

Calma e tranquilidade em uma Taormina quase vazia.

Por fim, considerando as vantagens e desvantagens, escolher visitar Taormina no inverno nos permite não só conhecê-la em um modo mais profundo, mas também aproveitá-la e contemplar a sua beleza lenta e tranquilamente.

LEIA TAMBÉM:  Inverno na Sicília: saiba como é e que tipo de roupa usar

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

 

Marcações:

15 comentários em “Taormina no inverno”

  1. Oi Patricia,
    Tentei entrar na página /reveillon-na-sicilia-o-que-fazer-nas-maiores-cidades-da-ilha/ mas dá “não encontrada”. Como pretendo passar reveillon na Sicilia, gostaria de algumas dicas, por favor.

      1. Legal, Patricia. Agora consegui entrar na página. Vou fazer meu roteiro e qualquer coisa volto com vc.
        Pensei em ir de carro da Puglia para Secilia. É muito cansativo? Tem uma balsa para a travessia?

  2. Olá Patricia
    Primeiramente gostaria de parabenizar seu site. Tem dicas muito boas para uma viagem maravilhosa. Estaremos em Catania de 9 a 12 de março, quando pegaremos um carro alugado para seguir viagem desbravando a Sicilia. Temos a opção de pegar o carro um dia antes e ir a Taormina. O que seria melhor? Ir de carro ou ir de trem mesmo? Sei que os estacionamentos em cidades grandes da Sicilia são bem complicados e caros.

    1. Oi Laiza,

      Que bom que gosta do site! 🙂
      Antes de responder a sua pergunta, precisaria saber se vocês iriam a Taormina para se hospedar lá ou vão só fazer um bate e volta (não entendi essa parte). Se for só um bate e volta, a escolha é sua entre ir de carro ou de transporte público. Se você for de carro, para evitar qualquer problema com multas, te aconselho a deixar o veículo no estacionamento Lumbi. Você pagaria entre 5 e 10 euros, dependendo da quantidade de horas que for ficar (acredito que ficariam menos de 12h, não é mesmo?). O Lumbi fornece um minibus gratuito até o centro. É necessário deixar o carro nesses estacionamentos porque em Taormina é proibido o trânsito de veículos não autorizados no centro da cidade. A vantagem de ir de carro é não ter que se preocupar com os horários. Se você for de trem, uma vez na estação de Taormina-Giardini seria necessário pegar um ônibus para o centro da cidade. Se você for de Catania para Taormina de ônibus, este já te deixa no centro.
      Já se você for se hospedar na cidade, é preciso ver se o hotel tem estacionamento ou é convencionado com algum.

      Não sei se fui clara, mas se ficou alguma dúvida é só perguntar que eu respondo com prazer.

      Um abraço,

      Patricia

      1. Olá Patrícia
        Estaremos hospedados em Catania, então seria um bate e volta à Taormina mesmo. Iremos de carro para termos maior liberdade. muito obrigada pelo retorno. Abs e novamente parabéns!!!
        Laiza

  3. Boa noite Patricia! Entrei no seu blog por meio de uma busca no Google sobre a Sicília. Pretendo fazer uma viagem dia 27/12/18 a 08/01/19, iremo em dois casais que tem em média 70 anos. Digo isso pois excursões com muitos degraus e aclives não seriam apropriadas. Gostaria de algumas indicações, visto que pretendemos começar por Taormina, Noto (conhecendo Siracusa e Ragusa), Agrigento e Palermo. Nossa ideia é alugar um carro desde Catania aonde chegaremos até Palermo. Você poderia me dar ideias de hotéis e restaurantes alem de passeios que não sejam tão convencionais pois um dos casais já conhece essas cidades. Pesei em Noto pois vi no Netflix sobre o chefe Conrado no café Sicília e me encantei. Você acha que o revellion em Noto seria ok?
    Aguardo suas ideias
    Abraços
    Ilse

    1. Olá Ilse,

      Aqui no blog tem várias dicas sobre Noto, inclusive restaurantes. Dá uma olhadinha: https://descobrindoasicilia.com/tag/noto/

      Em relação ao Reveillon, não é haja assim tanto movimento, mas vocês podem reservar um restaurante que oferecerá ceia. Veja o que escrevi sobre o Reveillon na Sicília> Réveillon na Sicília: o que fazer nas maiores cidades da ilha

      As dicas de passeios menos convencionais, você encontra nestes posts:

      5 lugares para visitar a partir de Palermo
      Dicas de cidades para fazer um bate e volta a partir de Taormina
      Dicas de passeios bate e volta saindo de Catania

      Enfim, sobre os hotéis, veja todas as minhas dicas aqui> https://descobrindoasicilia.com/hoteis-na-sicilia/

      Sugiro que leia bastante os meus textos, assim poderá ir moldando seu roteiro de acordo com os seus gostos pessoais! Já escrevi de quase tudo vocês pretendem visitar.

      Um abraço,

      Patricia

  4. Oi Patricia, pegamos muitas dicas no seu blog e nossa ideia era uma viagem para Sicilia agora em abril, mas este ano o inversno esta mais forte e acredito que em abril, devemos nos concentar nos passeios, nada de praia, certo? Mesmo nós que estamos acostumados com agua fria em alguma regioes aqui no Brasil…
    Grato. Alberto.

    1. Olá Alberto,

      Mesmo se o inverno tivesse sido mais ameno, abril não é período de praia aqui na Sicília, não é quente o suficiente para pegar uma praia, apesar do sol. As temperaturas ficam entre 20 e 25 graus. Dá para tomar um solzinho, mas veja que não é calor de verão. Praia mesmo só a partir de junho.

      Meu conselho é que se concentre mesmo nos passeios nas cidades. É um período super agradável para os passeios ao ar livre.

      Um abraço,

      Patricia

  5. Oi Patricia. Boa tarde.
    Desculpe mas não entendi um das dicas acima:como conhecer o Etna coberto de neve se não há excersões para lá no inverno?
    Grata.
    Ligia

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!