Sinagra, Sicília, é um vilarejo com pouco mais de 2500 habitantes, localizado entre o litoral norte da Sicília e os montes Nebrodi. Sem dúvida é um lugar coroado por jardins e olivais.
Certamente Sinagra é um tesouro a ser descoberto, onde se encontram igrejas centenárias, palácios antigos, ruas de pedras e tradições. Por lá passaram duques, barões e pessoas de todas as classes sociais, que juntos, escreveram sua história.
Quanto ao nome, não se sabe ao certo as origens. Uma das hipóteses diz que poderia derivar do termo romano “sinus aggeris” (para indicar uma enseada aterrada) ou de “sinus acrius” (para indicar um ponto onde a corrente do rio se torna impetuosa), ou de “sine agro” (para indicar um território com poucas planícies) ou, ainda, de “sinus agri” (“enseada no campo”). Enfim, a essas hipóteses devemos acrescentar outra, que diz que Sinagra derivaria do latim “sinus” (enseada) e do grego “kryo” (frio). Em suma, uma enseada que leva a lugares frios, nas montanhas de Nebrodi, muitas vezes cobertas de neve
Para finalizar, entre as atrações de Sinagra estão as ruínas do castelo e a Igreja Matriz, que abriga um tríptico de mármore de Gagini.
Textos relacionados a Sinagra, Sicília

10 motivos para incluir a Sicília na sua viagem à Itália
Sicília, Itália… você já pensou em colocar esse lugar no seu roteiro de viagem pela
Onde fica Sinagra?
Sinagra é uma comuna italiana localizada na província de Messina, no norte da Sicília. Ela fica a 265m de altitude, em meio às montanhas dos Nebrodi. Além disso, ela dista cerca de 100km de Catania e 180km de Palermo.