O Dia dos Pais na Itália é comemorado no dia 19 de março, dia de São José (ou San Giuseppe, em italiano). Como santo padroeiro das famílias, pobre e negligenciado, São José é um dos santos mais queridos da Itália. Na maioria das famílias italianas, você encontrará pelo menos um homem de nome Giuseppe, chamados inclusive pelo diminutivo dele, ou seja Peppino, Peppe ou Beppe.
Leia também: As tradições da Festa de São José na Sicília
O dia de São José é amplamente celebrado em toda a Itália, e como acontece em todas as festas, há um prato ou um doce típico. Na Sicília, sobretudo em Palermo, é dia de comer a sfincia di San Giuseppe: uma espécie de bomba ou carolina coberta com creme de ricota de ovelha e decorada com cerejas e casca de laranja cristalizadas.
As origens
O nome “sfincia” tem origem latina, derivando de “spongia” (esponja), tanto que, de fato, a consistência do doce é esponjosa. Segundo outras versões, o nome vem do árabe “isfang”, que também significa esponja e o doce seria uma evolução dos pães doces árabes ou persas fritos em óleo ou gordura.
Inicialmente, a receita era muito simples, preparadas pelas freiras do mosteiro das Estigmas de São Francisco, que ficava localizado na Via Maqueda, onde hoje onde fica o Teatro Massimo. Naquela época, as freiras produziam uma versão banhada em mel e outra feita com ovos e creme.
Posteriormente, os confeiteiros de Palermo tornaram este doce ainda mais saboroso e apetitoso, enriquecendo-o com alguns ingredientes típicos e culturalmente palermitanos e sicilianos, como creme de ricota, pistache e casca de laranja cristalizada. Foram também eles que dedicaram o doce a São José, homem humilde e bom, como humildes e bons são os ingredientes.
A Sfincia, devido às suas características e história, hoje em dia faz parte da lista de “Produtos Agroalimentares Tradicionais Italianos” (P.A.T.).
Receita de Sfincia di San Giuseppe
De bolinhos simples a doces recheados com ricota, pedacinhos de chocolate, pistache moído e frutas cristalizadas. Em suma, a receita da Sfincia di San Giuseppe foi revisitada pelos confeiteiros Palermitanos, que criaram um deleite da alta confeitaria siciliana. Mas o melhor é que você pode tentar fazer em casa! Por isso aqui vai a receita:
Ingredientes (rende cerca de 20 esponjinhas)
- 250g de farinha de trigo
- 250 ml de água
- 5 ovos
- 50g de manteiga
- uma pitada de bicarbonato
- 1 pitada de sal
- Óleo para fritar
Recheio:
- 1 kg de ricota de ovelha
- 500g de açúcar
- 50g de gotas de chocolate
- pistache moído
- cerejas e cascas de laranja cristalizadas à gosto
Modo de preparar
Em uma panela, coloque a manteiga, água e sal, e deixe ferver. Depois despeje a farinha até formar uma massa e mexa até que comece a soltar da panela. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Abra a massa várias vezes com a ajuda de um rolo. Em seguida, despeje os ovos um a um e, então, o bicarbonato. Trabalhe a massa, misturando bem todos os ingredientes.
Aqueça o óleo a 165° C e despeje a massa com a ajuda de uma colher de sopa e frite até dourar bem. Por fim, coloque os bolinhos em um recipiente coberto papel absorvente.
Preparação do recheio
Primeiramente peneire a ricota sem soro e adicione o açúcar. Misture bem e deixe descansar por uma hora. Em seguida, adicione as gotas de chocolate e misture tudo.
Pegue um dos bolinhos já fritos, faça um buraco na superfície e recheie com a mistura de ricota. Por último, enfeite com pistache moído, cereja e a cascas de laranja cristalizadas. A Sfincia di San Giuseppe está pronta!
***
Enfim, se você vem para a Sicília, sobretudo se visita Palermo no mês de março (mas não só, hoje em dia é um doce que pode ser encontrado o ano inteiro), não deixe de experimentar essa delícia!
Planeje sua viagem
Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.
Patricia, aproveito para comentar que estive na Sicília no mês de fevereiro e suas dicas foram muito úteis! Obrigada! Vou tentar inserir algumas docas e informações nas postagens.
Olá Ana,
Bom saber que o blog foi útil! Suas dicas serão super bem vindas!
Um abraço,
Patricia
Oi Patricia, justamente no dia 19 de março, meu marido e eu estávamos em Palermo e pudemos saborear uma Sfincia di San Giuseppe. Uma delícia. Aliás, que terra para ter coisas gostosas! A Sicília superou as nossas expectativas. Abraços e obrigada pela dica.
Que maravilha saber disso, Sueli!
Fico muito feliz que tenha gostado da Sicília, muito mesmo.
Um grande abraço,
Patricia