Se o período da Semana Santa coincide com a sua estadia na Sicília, então aproveite a oportunidade para conhecer as tradições, eventos e rituais pascais que são realizados em inúmeras cidades sicilianas. As festas mais famosas são, sobretudo, aquelas de Trapani, Marsala, Enna e Caltanissetta.

 

A Semana Santa em Trapani

Em Trapani, na Sexta-Feira Santa, acontece a Procissão dos Mistérios, que se caracteriza por durar 24 horas. Homens vestidos com túnicas pretas carregam 20 grupos de esculturas de madeira produzidas nos séculos XVI e XVII, que retratam as cenas da Paixão de Cristo. As esculturas, chamadas Mistérios, ficam guardadas na Chiesa delle Anime Sante del Purgatorio, de onde sai a procissão, às 14h da sexta-feira, terminando sábado no mesmo horário. I 

Semana Santa na Sicília

Procissão dos Mistérios em Trapani – Foto: Wikipedia

Semana Santa em Marsala

Caso você esteja no oeste da Sicília, Marsala é uma boa pedida. Na Quinta-Feira Santa acontece a Via Crucis, durante a qual centenas de atores, todos moradores da região, percorrem as principais ruas da cidade interpretando as cenas da Paixão de Cristo. Em síntese, a Via Crucis de Marsala tem uma tradição secular e ocorre há mais de 400 anos. O evento começa às 14h, saindo da Igreja de Sant’Anna.

Semana Santa na Sicília

Via Crucis de Marsala

Semana Santa em Enna

A Semana Santa em Enna é uma das mais sugestivas da Sicília. Os eventos começam no Domingo de Ramos, mas o ápice acontece na Sexta-Feira da Paixão. De fato, neste dia, mais de dois mil homens encapuzados caminham à frente dos andores com Jesus Cristo Morto e com Nossa Senhora das Dores, iniciando o cortejo que percorre quase toda a cidade. Enfim, ao chegar à igreja do cemitério, é dada a benção aos fiéis com a cruz, uma relíquia que contém um espinho da coroa de Jesus. Em seguida, a procissão retorna então à Catedral, onde termina.

No Domingo de Páscoa, às 18h, na praça em frente à catedral, acontece uma cerimônia chamada “a Paci” (a Paz). Ao som dos sinos, as estátuas de Cristo Ressuscitado e da Virgem Maria se encontram e, em meio a uma festa, são levadas para dentro da igreja, onde permanecem expostas aos fiéis por uma semana.

Sexta-Feira da Paixão em Enna - Foto: Max Ponzi

Sexta-Feira da Paixão em Enna – Foto: Max Ponzi

Semana Santa em Caltanissetta

Sem dúvida, para os habitantes de Caltanissetta, a Semana Santa tem um significado muito profundo. Sendo assim, ao cair da noite da Quinta-Feira Santa, a multidão toma conta das ruas da cidade. Andores com estátuas extremamente realistas, que retratam a Paixão de Cristo, são conduzidos em um cortejo ao som da marcha fúnebre. A procissão começa e termina na Piazza Garibaldi, e percorre as ruas e vielas do centro histórico da cidade, algumas delas bastante estreitas, terminando somente na madrugada da sexta-feira.

Além disso, na noite da Sexta-Feira Santa acontece a Procissão do Cristo Negro. Nesta ocasião, homens descalços entoando cântigos sagrados carregam uma imagem de Jesus Cristo esculpida em madeira escura (daí o nome da procissão), dentro de uma grande urna dourada.

vare

Estátuas da procissão da Quinta-Feira Santa em Caltanissetta – Foto: Divulgação

A tradição dos cordeiros de Marzipã

O cordeiro de marzipã é um doce típico da Páscoa na Sicília. Cada cidade tem seu próprio jeito de preparar os cabritinhos, mas o que todos têm em comum é o modo como são dispostos. Em suma, a tradição diz que os cordeirinhos devem estar deitados, ter um estandarte vermelho (que indicaria as iniciais de Jesus) e devem ser decorados com detalhes dourados.

Pasta de amendoas

Carneirinhos feitos com pasta de amêndoas, típicos da Páscoa na Sicília.

 

3 comentários em “Semana Santa na Sicília”

  1. Cara Patricia

    Obrigada demais pelo seu maravilhoso blog!

    Eu e meu marido estaremos na Sicília em setembro e gostamos muito de festas populares, religiosas ou não. Descobri um site http://www.siciliainfesta.com/ que dá informações sobre festas o ano todo, mas estou um tanto insegura com as datas, pois não parecem atualizadas para 2014. Por exemplo, dia 15/09 tem uma série de festas e é uma segunda-feira (no ano passado foi domingo). Você tem alguma dica? Já tentei entrar no site de algumas cidades, mas não tive sucesso quanto à datas.

    Obrigada

    Marli-São Paulo

    1. Olá Marli!
      Também conheço o site siciliainfesta.com e é o meu guia das festas populares. Ele é sempre atualizado. Provavelmente as datas dos meses que ainda estão por vir, são aquelas fixas, como as festas religiosas por exemplo. Se alguma festa lhe interessar, você me fala e eu verifico que realmente as datas são aquelas indicadas. O fato de não encontrar nada nos sites das cidades é que os programas das festas populares geralmente são publicados poucos dias antes do início da festa. Só no caso dos eventos realmente grandes é que publicam com mais antecedência.
      Continue sempre dando uma olhadinha no Sicilia in Festa, as atualizações dele são publicadas na página inicial.
      Um abraço,
      Patricia

      1. Patricia, estarei na Sicília de 12/9 a 7/10 e estou fazendo o roteiro considerando as festas e as seus diversos e esplendidos comentários. São muitas festas, a maioria devem ser pequenas, mas interessam mesmo assim. Uma que particularmente interessou é em Catania, entendi que tem uma procissão de barcos e estou torcendo para ser 14/09. Beijo e super obrigada por sua atenção!

Comente!