Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » CIDADES » Dicas de Agrigento » Scala dei Turchi: falésias brancas e um infinito mar azul

Scala dei Turchi: falésias brancas e um infinito mar azul


Uma paisagem única em toda a área do Mediterrâneo, uma parede rochosa tão alva que chega a cegar nos dias de sol forte e na qual a natureza esculpiu degraus. Essa é Scala dei Turchi, um dos lugares mais sugestivos da Sicília.

Antes de mais nada, Scala dei Turchi significa literalmente “Escada dos Turcos” e fica a somente 13km de Agrigento. A história conta que o lugar foi alvo de invasões de piratas árabes, os quais eram genericamente chamados de “turcos”, e que escolheram aquela parte da costa devido à facilidade de chegarem sem serem vistos. Os piratas atracavam seus navios e então escalavam as falésias, chegando de surpresa para saquear as aldeias da região. Foi a partir daí que surgiu o nome “Scala dei Turchi”.

ATENÇÃO
A Scala dei Turchi ficará fechada por um período ainda indeterminado. O fechamento se deu por causa de alguns desmoronamentos que aconteceram e que podiam colocar em risco a segurança das pessoas. Portanto, neste momento é possível admirá-la somente do alto ou do mar.

Degraus esculpidos na falésia

As falésias são formadas por uma rocha chamada marga, composta de calcário e argila e parece feita de gesso, tanto que larga um pozinho branco que nos deixa mais brancos do que quem passou uma mão de cal na casa.

Scala dei Turchi ou Escada dos Turcos

Na época da escrita deste texto, era permitido subir na falésia. ISSO NÃO É MAIS PERMITIDO.

A praia da Scala dei Turchi

Apesar da paisagem exuberante de Scala dei Turchi, o banho de mar deixa um pouco a desejar. Por causa das correntes marítimas provenientes do Canal da Sicília, é frequente que a água do mar seja gelada, mesmo que esteja fazendo 35/40 graus. Além disso, há bastante pedras em parte da praia e grandes colônias de grama marinha (chamada poseidonia), o que acaba tirando um pouco do barato.

Escada dos turcos sicilia

Observem que não há ninguém (ou quase ninguém) na água

De qualquer forma, mesmo não podenco acessar a Scala dei Turchi, é possível tomar um banho de mar. De fato, a  2km de lá fica a praia de Lido Rossello. Praticamente lá de cima da falésia é possível avistar a praia, que é bem grandinha, possui areia fina e dourada, e águas calmíssimas e cristalinas, mas tão geladas quanto as de Scala dei Turchi. A praia é muito frequentada por famílias com crianças, possui bares, restaurantes, e é livre, ou seja, você pode estender sua toalha onde quiser.

Praia de Lido Rossello

Dicas e informações úteis:

  • É possível admirar a Scala dei Turchi do alto, a partir do Belvedere. Vale a pena dar uma parada nesse ponto panorâmico se você estiver indo de Palermo ou Trapani até Agrigento.
  • Equipe-se com filtro solar, chapéu e óculos de sol. A rocha branca reflete a luz do sol e o risco de esquecer da vida e pegar uma insolação é alto!

As prainhas no pé da falésia parecem inacessíveis, mas não são. Quem não é aventureiro e prefere não se arriscar na descida do paredão, pode chegar até elas fazendo uma caminhada pela praia de Lido Rossello.

 

Quando ir a Scala dei Turchi

Na primeira vez que visitei Scala dei Turchi no verão, num tórrido domingo de julho. Havia muita gente e um pouco de sujeira, e isso realmente havia me deixado perplexa. Não era exatamente a Scala dei Turchi que eu imaginava, mas por morar aqui na Sicília, já sei que nenhuma praia fica exatamente um “paraíso” durantes os meses de julho e agosto. Nenhuma mesmo.

Posteriormente, voltei em um mês da baixa temperada e me dei conta que o lugar é mesmo fantástico, e só sem a enorme de massa de banhantes ele pode ser realmente apreciado. Apesar do vento gelado, a sensação de estar praticamente sozinha naquela maravilha da natureza era indescritível.

Assim, se você se encontra em Agrigento mesmo durante o inverno (não aconselho ir caso seja um dia chuvoso e/ou com ventos fortes), e estiver fazendo um lindo dia de sol, dê um pulinho em Scala dei Turchi. Você não vai se arrepender.

Scala dei Turchi em março.

Scala dei Turchi em março

Como chegar a Scala dei Turchi

De carro: Vindo de Agrigento, seguir as indicações para Porto Empedocle e então para Realmonte/Lido Rossello (estrada SP68). Chega-se em Scala dei Turchi em no máximo 15 minutos.

Infelizmente não há transporte público para lá. Se você não dispõe de um carro, pode tomar um táxi em Agrigento ou contratar nossos serviços de transfers privativos.

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.
LEIA TAMBÉM:  Calamosche, um cantinho de paraíso no sudeste da Sicília

15 comentários em “Scala dei Turchi: falésias brancas e um infinito mar azul”

  1. Olá, Patrícia.
    Acabamos de retornar da Sicília e, como estava previsto, suas dicas foram muito valiosas.
    No tocante à Scala dei Turchi gostaria de informar que, realmente, existe uma cerca que, teoricamente, impediria o acesso às falésias. No entanto, existe uma brecha na cerca pela qual todas as pessoas continuam a jornada até aquela atração. Diga-se de passagem, havia muita gente curtindo o espaço, incluindo gente tomando banho de sol, ou seja, ainda que oficialmente impedida a entrada continua sendo acessada normalmente.

    1. Oi Alberto!
      Pois é, eu sei que as pessoas passam mesmo assim, porém é algo ilegal. Essa semana até passou na tv sobre esse problema, que a polícia faz ronda de vez em quando e manda os banhantes sairem. Mas é algo que acontece só de vez em quando. Eu prefiro não dar dica de algo errado! rsrs

      1. Olá Patrícia.
        Sem dúvida eu tive essa noção de que você não colocaria alguma coisa ilegal em suas informações justamente para não induzir alguém ao erro ou poder comprometê-la. Contudo, apenas quis comentar para o fato de que a infração é cometida por muita gente. E quando digo muita gente é muita gente mesmo! Porém, como também comentei na minha observação, o acesso é proibido oficialmente e existe placa de advertência sobre isto, ou seja, quem quiser burlar a lei estará por sua conta e risco.

    2. Olá! Obrigada pelas dicas.
      Gostaria que me indicasses qual a zona (este ou oeste) das praias com a temperatura da água mais elevada no mês de agosto. Tenho voo marcado para Palermo.
      Desde já agradeço a atenção.
      Joana

    3. Oi Patricia, já estou viajando pelo seu blog, que delícia que deve ser a Sicília! Estou planejando uma viagem para levar minha mãe no início de junho para Sicília, e queria saber se você tem um hotel e uma praia para nos recomendar…. procuramos um hotel de preferência na beira de uma praia que seja ótima para entrar no mar e curtir uma praia! Se for uma região que tenha opções de bons restaurantes e algum entretenimento cultural é melhor ainda, mas a prioridade é uma praia com um mar bem gostoso! Alguma dica?

      1. Uma praia bonita e gostosa? Difícil é mesmo achar uma praia feia… Pode seguir todas as dicas desse blog Renata porque para mim tudo valeu! Os passeios, restaurantes, dicas, tudo valeu especialmente a Scala. Fiquei maravilhada!

    4. Olá Patricia!
      Excelente blog, tenho estado a planear uma viagem a Sicilia e em toda a internet este blog é o que mais me ajuda. PARABÉNS!
      Agrigento é um dos locais de interesse e estava a pensar passar um dia em Agrigento e visitar o Velle dei Templi e Scala dei Turchi. É pouco tempo?

      A dúvida que me surgiu é, se é possível ir de transportes até Valle dei Templi e daí seguir para Scala dei Turchi. Tenho preferência em transportes, uma vez que viajarei sozinha.
      É fácil apanhar taxi de Valle dei Templi para Scala dei Turchi? Será muito caro?

      Obrigada,

      Catarina

      1. Bom dia Catarina!

        Obrigada pelos elogios :).

        Sim, é possível visitar o Vale dos Templos e Scala dei Turchi em um único dia (grande parte dos meus leitores faz isso), porém temo que não haja transporte público para a Scala. Já no caso do Vale dos Templos, lá passam duas linhas de ônibus urbanos.

        Normalmente há táxis parados no Vale dos Templos, o que você pode fazer é contratar um preço antes de qualquer coisa. São somente 12km e o preço não deveria ser muito alto, mas você sabe como os taxistas são espertos e se aproveitam do fato de não haver opções de transporte público!

        Eu estou pesquisando outras opções e se encontrar algo, escrevo aqui.

        Um abraço,

        Patricia

      2. Olá Patricia,
        Seu blog é maravilhoso, fico cada vez mais encantada pela Sicília não vejo a hora de ir a visitar.
        Scala dei turchi parece ser um lugar maravilhoso, gostaria muito de conhece-lo, porém fiquei decepcionada por não ter a opção de chegar de ônibus.

        1. Oi Nairim!
          Que bom que gostou do blog!
          Olha, ir para Scala dei Turchi usando transporte público é complicado. Nos verões passados (me refiro aos meses de julho e agosto), a prefeitura de Realmonte até colocou um ônibus para facilitar a vida dos turistas. Não sei esse ano como vai ser.
          O que muita gente faz é ir de Agrigento para Realmonte de ônibus e de lá seguem a pé para a Scala dei Turchi (quase 3km).
          Outra solução seria contratar um preço com um taxista em Agrigento, que visto a proximidade, não deve sair muito caro.

          Um abraço,

          Patricia

      3. Olá!
        Fiquei simplesmente encantada com esse lugar que descobri nesse blog!!!!! E por isso fiz questão de ficar alguns dias em Agrigento para explorar melhor a região, que é mais conhecida pelo lindo vale dos templos. A Scala dei Turchi é um lugar MARAVILHOSO exatamente com toda essa beleza que vemos nas fotos e o programa é passar o dia subindo, descendo, nadando, deitando ao sol e depois tudo de novo porque a paisagem não cansa, ela encanta! Nem sei se recomendo a todos porque de repente pode virar point e estragar o clima, heheheheeheh

        1. Oi Marta!

          Obrigada por todos seus comentários. Realmente o lugar é maravilhoso, uma paisagem totalmente diferente dos outros lugares da Itália. Não se preocupe, pode falar para todo mundo porque o lugar já virou point rsrs. Aliás, os locais que frequentam o lugar desde que era uma praia deserta, reclamam muito que o turismo meio que acabou estragando o paraíso.
          Um abraço,
          Patricia

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!