Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » CIDADES » Dicas de Catânia » Lugares ligados a Santa Ágata em Catânia

Lugares ligados a Santa Ágata em Catânia


Veja os lugares que fazem parte do roteiro de Santa Ágata em Catânia e que marcaram a vida da santa padroeira da cidade.

Antes de mais nada, Santa Ágata nasceu em Catânia por volta de 235 d.C. e desde muito jovem dedicou sua vida ao cristianismo. Quando o cônsul romano Quinciano demonstrou que estava apaixonado por ela, Ágata tentou fugir para Palermo. No entanto, Quinciano logo a alcançou e a forçou a retornar a Catania. Ágata, de fato, retornou à sua cidade natal, mas se recusou a aceitar os avanços do cônsul, o que o levou ao desespero. Com isso, seu amor logo se transforma em puro ódio .

Dessa forma, ele a prendeu e a torturou repetidas vezes. Quinciano também mandou cortar os seios de Ágata e jogá-la nas brasas ardentes. Por fim, Ágata sucumbiu aos ferimentos na prisão, em 5 de fevereiro de 251.

Então, como você pode imaginar, há muitos lugares ligados à santa siciliana. Conheça quais são nesse pequeno roteiro de Santa Ágata em Catânia.

 

Roteiro de Santa Ágata em Catânia


Via Museo Biscari, onde seria a casa de Santa Ágata

A casa onde nasceu Santa Ágata foi identificada na antiga via Lapidi, que hoje em dia se chama Via Museo Biscari.

Mas não resta quase nada da casa, que certamente era um palácio romano suntuoso. Suas ruínas, há mais de 4 metros abaixo do nível da rua, teriam sido incorporadas ao mosteiro beneditino de San Placido, construído no mesmo local em 1411.

No lugar onde se encontraria a casa, há uma placa que foi afixada em 1728.

Igreja Sant’Agata al Carcere

roteiro de santa ágata em catania

A igreja de Sant’Agata al Carcere (literalmente, Santa Ágata na prisão) fica na área onde se localizava  o lugar onde vivia Quinciano na época e de onde era possível dominar o panorama da cidade, incluindo o grandioso anfiteatro.

Antigamente ali se situavam as prisões, cuja estrutura teria sido em três níveis: térreo, o chamado “recinto inferior”, constituído por altos muros onde ficavam os condenados à morte; primeiro andar “interior de custódia”, constituído por um compartimento estreito mais comprido do que largo, reservado aos réus à espera de julgamento; por fim, no segundo andar, ficavam réus punidos por crimes menores, os quais fariam trabalho escravo.

Santa Ágata ficou presa no primeiro andar. Na igreja existe um nicho onde fica o bloco de pedra onde estão impressas as pegadas da mártir. “É mais fácil que esta pedra amoleça do que o meu coração às tuas lisonjas”. Depois de dizer essas palavras a Quinciano, as pegadas de Ágata seriam impressas no chão.

Enfim, na parte externa ainda é possível ver uma janelinha onde em cima há um baixo relevo que ilustra São Pedro que aparece para Santa Ágata na prisão.

Igreja de Sant’Agata La Vetere

túmulo de santa ágata

O primeiro sarcófago de Santa Ágata

A igreja de Sant’Agata la Vetere fica no mesmo lugar onde se acredita que os seios de Santa Ágata foram cortados e onde a sentença de morte foi pronunciada. Além disso, o altar da igreja se encontra no lugar onde ficou o primeiro sarcófago da santa.

Igreja de San Biagio

roteiro de santa ágata em catânia

Ao fundo, a igreja de San Biagio

Outro lugar ligado ao culto de Santa Ágata é a Igreja de San Biagio, em frente às ruínas do anfiteatro romano, na Piazza Stesicoro. Ela também conhecida pelo termo Sant’Agata alla Fornace.

Dentro ainda estão os restos da estrutura, a fornalha de fato, onde Ágata sofreu sua última tortura, ou seja, foi queimada viva. Também é possível ver a tela que retrata a última tortura infligida a Ágata, uma pintura de 1938 do pintor Salvatore Barona.

Roteiro de Santa Ágata: a Catedral de Catânia

roteiro de santa ágata em catânia

O busto de Santa Ágata

As relíquias de Santa Ágata se encontram na Catedral de Catânia, dentro da Capela de Sant’Agata, visível apenas nos dias da festa em louvor da santa.

A calota craniana é mantida no interior do busto relicário em prata. Ele foi realizado entre 1373 e 1376, por Giovanni di Bartolo e,  posteriormente, coberto de jóias, presentes votivos retirados do tesouro da Catedral. As diferentes partes do corpo estão dentro de relicários que guardam os fêmures, mãos, pés, um seio e o véu sagrado.

Estes relicários, por sua vez, ficam em uma urna de prata, obra de vários ourives realizados entre 1470 e 1556.

LEIA TAMBÉM:  Siracusa: Os lugares de Santa Luzia

 

Enfim, este roteiro de Santa Ágata em Catânia termina por aqui. Mas você encontrará menções à padroeira  por todos os cantos da cidade. Os cataneses têm muita devoção a ela e, independente da sua religião, é algo que suscita muita curiosidade!

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

 

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!