A Riserva dello Zingaro, uma reserva ambiental localizada no noroeste da Sicília, exatamente entre Scopello e San Vito Lo Capo, é um dos lugares mais bonitos da ilha. De todo modo, é um percurso que, ou se feito por terra, ou se feito por mar, é de deixar qualquer um de queixo caído.
A reserva se estende por cerca de 7km, em uma área de pouco mais de 4.000 héctares. Em suma, é um cantinho da Sicília ainda íntegro e onde o acesso é controlado e limitado para que nada possa destruir um dos trechos de litoral mais sugestivos da área do Mediterrâneo.
Riserva dello Zingaro: o percurso a pé
Antes de tudo, quem decide ir à Riserva dello Zingaro via terra deve escolher entre as duas entradas: a do lado sul, próximo a Scopello (aquela para quem vem de Palermo) e a do lado norte, no caso de quem vem de San Vito Lo Capo. Em ambas as entradas há um amplo estacionamento e uma bilheteria. Para entrar na reserva é necessário pagar um ingresso do valor de 5 euros (crianças até 14 anos pagam 3 euros). De lá, é só seguir as trilhas sinalizadas que levam a cada uma das praias da reserva.
Nos 7km de comprimento da reserva há bem 7 pequenas enseadas (chamadas cala), umas mais fáceis e outras de acesso mais difícil. No entanto, para ir de uma ponta à outra da reserva é necessário caminhar cerca de 2h, entre vegetação mediterrânea, subidas e descidas, sem contar as paradas!

Cala Tonnarella dell’Uzzo, Torre dell’Uzzo, Cala Marinella, Cala Berretta, Cala della Disa, Punta Leone, Cala del Varo, Cala della Capreria. Eu queria conhecer todas, mas não tinha nem tempo e nem pique para isso. Foi por isso que decidi fazer um passeio de barco saindo de San Vito Lo Capo e assim pude conhecer todas as prainhas em um único dia.
Passeio de barco pela Riserva dello Zingaro
Durante o planejamento do meu roteiro em Castellammare del Golfo e San Vito Lo Capo, encontrei várias agências que ofereciam este tipo de passeio, saindo tanto de uma cidade quanto da outra. Depois de muito pesquisar e ver as avaliações, decidi optar pela Hippocampus, que oferecia um passeio em um barco pequeno (capacidade máxima para 12 pessoas) – coisa que eu preferia – e só tinha avaliações excelentes no TripAdvisor. Há outras agências, porém com barcos bem maiores e as fotos me davam a impressão de algo desorganizado, meio baderna. A minha era uma viagem de casal e eu queria mesmo um passeio tranquilo.
Logo que o passeio começou me dei conta que não poderia ter escolhido um modo melhor para conhecer a Riserva dello Zingaro. O litoral é montanhoso e em algumas enseadas só é possível chegar de barco (ou descendo despenhadeiro abaixo!).
Além disso, ao passarmos por cada uma das cala, nossa guia, Susan, nos informava o nome e contava algumas curiosidades sobre o lugar. Isso tornava o passeio ainda mais interessante.
As praias da Riserva dello Zingaro
Cala Tonnarella dell’Uzzo
A primeira praia para quem entra na Riserva dello Zingaro vindo de San Vito Lo Capo. É tranquilamente acessível via terra e para chegar lá basta caminhar cerca de 10 minutos. É uma praia de pedrinhas bem pequenininhas. A foto abaixo está de longe, portanto não dá para ver bem, mas na praia havia várias crianças.
Cala Torre dell’Uzzo
Pouco depois da Tonnarella dell’Uzzo fica a Torre dell’Uzzo, uma prainha de areia fina e branca que estava vazia. Li que o mar ali é um pouquinho mais agitado do que na Tonnarella dell’Uzzo por causa das correntes marinhas.
Cala Marinella
Essa é uma das enseadas com percurso mais difícil, sendo necessário caminhar cerca de 1h para chegar lá. Além disso, há um paredão rochoso que leva diretamente ao mar e por este motivo não é aconselhável ir com crianças.
Foi justamente na Cala Marinella que paramos para o primeiro banho. E que banho! Um paraíso de águas com tons de turquesa e marinho, perfeitas para fazer snorkeling.
A propósito de snorkeling, o barco era equipado com máscaras e pés de pato e, durante a parada, quem quisesse podia dar uns mergulhos para ver o fundo do mar. Eu fiquei tranquila com meu espaguete de isopor, morta de medo de ser queimada por uma água-viva. Tinha várias!
Cala Beretta e Cala della Disa
As Cala Beretta e della Disa ficam pertinho uma da outra. A Cala della Disa é uma das maiores enseadas da Riserva dello Zingaro, portanto também uma das mais frequentadas. Ambas são perfeitas para fazer snorkeling já que têm um fundo repleto de peixinhos (que chegam quase à beira da praia) e vegetação marinha.
Cala Capreria
Em síntese, a Cala Capreria é aquela mais próxima da entrada sul, lado Scopello, e por isso também muito frequentada.
A praia de Scopello
Scopello mereceria um post à parte, então não vou entrar em detalhes. Visitei uma das paisagens mais fotografadas da Sicília via mar e devo dizer que o faria outras mil vezes. É muito melhor que por terra. Explico.
A praia de Scopello se encontra dentro de uma propriedade privada e, por isso, para entrar lá, é necessário pagar um ingresso de € 3,50, não sendo possível fotografar ou filmar (eles alegam que é para garantir a privacidade dos hóspedes do hotel que domina a paisagem).
Eu, do meu barquinho, tirei todas as fotos que quis, sem ser importunada. Se você pretende ir a Scopello com sua máquina fotográfica, prepare-se para o controle dos vigilantes!
Sem dúvida alguma o mar de Scopello é lindíssimo, límpido e transparente, de um azul profundo. Além disso, a presença de inúmeras rochas tornam o fundo do mar muito variado, perfeito para fazer snorkeling.

O profundo azul de Scopello e seus peixinhos gulosos. Jogamos no mar um pouco de ração para peixes, devoradas em segundos!
Sobre o passeio de barco com a Hippocampus
Susan e Mauro são os proprietários da Hippocampus. Susan é inglesa e Mauro italiano, ambos de uma grande simpatia. O passeio tem a duração de 4h, com saída de San Vito Lo Capo, passando pela Reserva dello Zingaro até Scopello. Eu reservei por e-mail uma semana antes e o pagamento foi feito em dinheiro no final do passeio.
O passeio custou 35 euros por pessoa e eu não precisei levar nada. Foi oferecido um lanchinho com biscoitos e doces típicos na pausa para o primeiro banho e um aperitivo reforçado, regado com muito vinho, na pausa para o segundo banho em Scopello.

Alguns dos petiscos que pudemos devorar. Para nós serviu como almoço porque dava para comer até ficar satisfeito!
Durante a alta temporada, é bom reservar com mais de uma semana de antecedência porque o barco é pequeno e eles são muito procurados!
Outras dicas para quem quiser visitar a Riserva dello Zingaro
- Dá para chegar à Riserva dello Zingaro com transporte público, porém só há ônibus a partir de Castellammare del Golfo (empresa Russo Autoservizi). É possível ir de Palermo a Castellammare com a mesma empresa. Consulte o site deles para saber os horários e tarifas.
- Se você pretende conhecer a reserva a pé, vá com calçados adequados para caminhadas, como um tênis, por exemplo. E leve bastante água e lanches!
- Há passeios de barco para a Riserva dello Zingaro também saindo de Castellammare del Golfo.
Planeje sua viagem
Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.
boa tarde Patricia! parabéns pelo site e pelas dicas incríveis! vc sabe as possibilidades de realizar esse passeio por cota propria alugando um barco monomotor, saindo de castellammare del golfo?
Olá Patricia, é possível fazer esse passeio alugando um barco também. É claro que você só não pode atracar nas enseadas. Mas certamente que te alugar o barco irá te dar essas explicações.
Um abraço,
Patricia
Olá, Patricia
Mais uma aposta ganha, graças a você!
Eu fiz esse passeio com a Susan e o Mauro, no Hippocampus, no sábado passado e gostei muito.
Já agora acrescento a referência de um restaurante, também aconselhado por eles: “Lo Stagnone”, na rua principal, quase ao princípio, à direita de quem está de costas para o mar. Um couscous de peixe de cair prá banda e um tortino de pistacchio absolutamente divino!
Abraço
M. Céu Fialho
Oi Patrícia!
Em relação ao passeio de barco pela Hippocampus, é só ida? Ou é ida e volta? Vou montar base em Trapani, por isso pego a tour em San Vito. O barco volta a San Vito, ou chegando a Scopello eu tenho de pegar ônibus para San Vito ou Trapani?
Obrigada,
Olá Silvia,
É um passeio completo, de ida e volta!
Um abraço,
Patricia
Olá Patrícia! Gostaria de fazer o passeio de barco pelas enseadas da Reserva e também pelos Fariglioni a partir de Scopello, em 22 de março. O que recomenda?
Oi Marcele,
Os passeios de barco só ficam ativos a partir de abril, quando as temperaturas começam a aumentar.
Um abraço,
Patricia
Oi Patrícia,
Estou considerando fazer este passeio de barco mencionado no seu post em setembro.
Pergunta de ordem prática: como vou estar de carro alugado, vindo de Trapani, vc sabe se há estacionamento (grátis ou pago) no local de saída do barco?
Enviei a pergunta
Obrigado mais uma vez.
Olá Leonardo,
Praticamente nada é grátis em San Vito Lo Capo rsrs. Veja todas as áreas de estacionamento aqui: https://goo.gl/maps/gxMFvhfJJHv. Vai ter áreas com faixas azuis e as maquininhas de bilhete, ou então estacionamentos pagos fechados. O lugar onde fica o barco está assinalado com “Hippocampus Sea Services”.
Um abraço,
Patricia
Patricia, agradeço pelas suas dicas e gostaria de saber qual seria o melhor horário para fazer o passeio de barco. Manha ou tarde? Pretendo fazer o passeio dia 22 de agosto. Obrigado.
Silene, lembro que fiz essa mesma pergunta ao capitão e ele disse que é sempre melhor de manhã, pois à tarde o mar pode ficar mais agitado.
Um abraco!
Patricia
Patrícia,se uma família ( casal, 2 meninos 10 e 15 anos) que não tem todo tempo do mundo para ficar na Sicília tiver que optar entre Favignana e Riserva Dello Zingaro para um relaxamento fim de férias, o que vc sugere?
Olá Carolina!
Para relaxamento, eu diria Favignana. A Riserva dello Zingaro é uma reserva ambiental e para chegar a algumas praias é preciso caminhar, e muito! Além disso, não há serviços, você tem que levar tudo. Já em Favignana há praias com serviço de bar, espreguiçadeiras e guarda-sóis, talvez seja uma opção melhor para você que está com uma criança.
Um abraço,
Patricia
Oi..vc pode me dar dica de restaurantes e hotéis em Messina…para mim e meu esposo.
Até mais.
Olá Eliane,
Não sei que tipo de hotel você busca, então vou dar algumas opções de diferentes tipos:
B&Bs (tipo pousada)
– B&B del Duomo (no centro, nem em frente a catedral de Messina): http://www.booking.com/hotel/it/b-amp-b-del-duomo.pt-br.html?aid=393726
– Garibaldi R&B: http://www.booking.com/hotel/it/garibaldi-b-amp-b-messina.pt-br.html?aid=393726
– B&B Liberty: http://www.booking.com/hotel/it/b-amp-b-liberty-messina.pt-br.html?aid=393726
Em Messina não há muitas opções de hotéis grandes, que ofereçam mais conforto e serviços. Por isso, se preferir algo de mais alto nível, veja o VMaison Boutique Hotel: http://www.booking.com/hotel/it/vmaison.pt-br.html?aid=393726
Restaurantes:
– Osteria Al Muricello (Via Cicala, nº7)
– Taverna San Paolo (Via San Paolo Dei Disciplinanti, nº 15)
– I Ruggeri (restaurante um pouco mais elegante) – Via Pozzoleone, 21
Espero ter ajudado!
Um abraço,
Patricia