Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » DICAS » Eventos » Réveillon na Sicília: o que fazer nas maiores cidades da ilha

Réveillon na Sicília: o que fazer nas maiores cidades da ilha


Como se comemora o Ano Novo na Sicília? Bem, vou ser muito sincera: é uma comemoração devagar, quase parando.

Se você vai passar as festas de fim de ano na Sicília, saiba que aqui as coisas são como em boa parte da Itália, ou seja, a maioria das pessoas passa o Réveillon em casa, entre amigos ou com a família, em um enorme banquete e jogando baralho até altas horas da madrugada. Quanta diversão! 😀

As tradições do Ano Novo na Sicília

Nada de festa na praia, todo mundo vestido de branco. A cor predominante é o preto, mas para os italianos é importante usar uma peça vermelha para dar sorte. As vitrines das lojas de roupa íntima estão todas vermelhas neste período do ano!

À mesa predominam os pratos à base de carne de porco (porque o porco come caminhando para frente!) e, assim como no Brasil, não pode faltar lentilha no jantar da virada. Dizem que, por serem semelhantes a moedas, os grãos de lentilha trariam riqueza no ano novo.

lentilhas e cotechino

As lentilhas são servidas com cotechino, uma linguiça de porco feita com a pele e carne da bochecha, pescoço e ombros do animal.

O esquema de abertura das lojas, atrações e sítios arqueológicos

  • No dia 31, o comércio geralmente funciona até as 19 horas.
  • Os horários de fechamento dos museus podem sofrer alguma variação, alguns fecham mais cedo, outros normalmente.
  • Os maiores sítios arqueológicos da Sicília, como o Vale dos Templos de Agrigento, a Villa Romana del Casale e o Parque Arqueológico de Siracusa, funcionam normalmente.
  • Os restaurantes que abrem no jantar no dia 31 e almoço do dia 1º, normalmente oferecem um menu especial, fixo. Peça indicações de restaurante ao seu hotel e reserve com antecedência, ou você corre o risco de não conseguir uma mesa.

As maiores festas

Felizmente, para esquentar a noite da virada, a maior parte das cidades grandes da Sicília promove shows gratuitos e uma grande queima de fogos de artifício. Além disso, restaurantes, hotéis e discotecas também organizam jantares e festas para aqueles que preferem um evento privado à ficar no meio do povão passando frio.

Vale lembrar que a maior parte dos restaurantes oferece um menù fixo, com duas ou mais opções de entrada, massas, carnes e sobremesa. Veja com o seu hotel se eles irão oferecer um jantar de ano novo ou se têm acordos com restaurantes!

Fiz um elenco dos eventos públicos que já estão programados para acontecer em Catânia, Siracusa, Ragusa e Palermo.

Catânia

Catânia tem um dos Reveillons mais animados da Sicília e a cidade foi eleita pelo site Trivago, como um dos melhores lugares para passar o fim de ano na Itália, levando em consideração a qualidade x preço dos hotéis, os eventos e as atrações turísticas.

réveillon na Sicília - Catânia

Como fica a Piazza Duomo na noite do Réveillon.

A programação do Reveillon 2020 em Catânia contará com um grande show gratuito na Piazza Duomo. Irá se apresentar o cantor italiano Max Gazzé e as apresentações iniciam a partir das 21h.

Siracusa

Quem for passar o Reveillon 2019/2020 em Siracusa poderá participar de um grande show gratuito em uma das praças mais bonitas da Itália, a Piazza Duomo, será animada por DJs. Durante toda a madrugada os djs irão se alternar fazendo dançar siracusanos e turistas.
 

Palermo

O tradicional show da virada de Palermo deste ano será realizado na Piazza Giulio Cesare (a praça da estação). O início da festa está marcado para as 21h e o grande convidado da noite será o cantor italiano Mario Biondi.
 

Taormina

Em Taormina, na Piazza IX Aprile, terá música ao vivo e o agito ficará por conta de Djs. Há também eventos nas casas noturnas, como a La Giara, que prometem uma noite muito badalada.

Catânia e sua competição de natação “San Silvestro a Mare”

Uma tradição de Catânia é a famosa San Silvestro a Mare, uma competição em que nadadores profissionais e amadores, de todas as idades e nacionalidades, se jogam nas águas geladas da praia de Ognina. Faça chuva ou faça sol, centenas de corajosos disputam o trofeu Elefantinho de Prata, mas mais que uma competição, a San Silvestro a Mare é uma prova pessoal de superação. Para quem estiver interessado, as inscrições são realizadas na própria manhã do dia 31/12, momentos antes da largada, no cais de Ognina, Catânia.

 

LEIA TAMBÉM:  Cous Cous Fest: Quando San Vito Lo Capo festeja o cuscuz

6 comentários em “Réveillon na Sicília: o que fazer nas maiores cidades da ilha”

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!