Conheça o elenco de restaurantes estrelados na Sicília, eleitos anualmente pelo conceituado Guia Michelin.

 

Certamente, comer bem na Sicília é uma tarefa fácil e, para os sicilianos, é quase uma questão de princípios. De fato, da comida de rua, aos restaurantes e cantinas mais simples, há vários nomes que se destacam e que propõem pratos maravilhosos.

Mas nem só de comida típica, rústica e simples vive a Sicília. Por aqui há uma boa quantidade de restaurantes de alto nível, modernos, elegantes e com chefs estrelados. Eles existem até mesmo em cidades pequenas, aliás, as cidades com o maior número de restaurantes eleitos pelos guias gastronômicos estão justamente no interior da Sicília!

Enfim, o famoso Guia Michelin é, talvez, o principal guia deste tipo. De fato, todos os anos elege as excelências da alta gastronomia de acordo com alguns critérios, como a qualidade das matérias-primas utilizadas e dos pratos, bem como as técnicas usadas na preparação, o equilíbrio entre os ingredientes, a criatividade do chef, além da qualidade do serviço, da atmosfera do restaurante e até mesmo a decoração do local.

 

Restaurantes estrelados na Sicília, segundo o Guia Michelin

Sendo assim, se você procura um restaurante estrelado na Sicília, poderá atualmente escolher entre os 16 nomes presentes no Guia Michelin 2022. De uma ponta à outra da Sicília, nas cidades de Ragusa, Taormina, Palermo, Bagheria, Terrasini, Licata, Caltagirone, Linguaglossa, e nas ilhas de Vulcano e Salina (Eólias),  as opções são as seguintes:

Com duas estrelas Michelin:

Duomo, em Ragusa

Para quem visita Ragusa Ibla e procura um restaurante de alta gastronomia, certamente o Restaurante Duomo é a primeira referência. Os pratos do chef Ciccio Sultano foram definidos como sedutores e barrocos.

Restaurantes estrelados na Sicília - Guia Michelin

Foto: cicciosultano

As 2 estrelas Michelin foram conquistadas revisitando e explorando as tradições da Sicília, homenageando aqueles que são os costumes e os símbolos da ilha. A experiência gastronômica que se tem ao degustar os pratos do Duomo é definida por muitos como “inesquecível”.

La Madia, em Licata (Agrigento)

Antes de mais nada, Madia significa literalmente “cristaleira” e é um nome perfeito para o restaurante. O Chef Pino Cuttaia põe em seus pratos elegância, minimalismo, usando ingredientes frescos para criar um cardápio que exalte ao máximo as tradições da Sicília. Em suma, os pratos de Pino Cuttaia foram definidos “emocionantes, que conquistam e alegram”.

Restaurantes estrelados na Sicília - Guia Michelin

Foto: La Madia

Licata é uma cidade litorânea no sul da Sicília e dista cerca de 45km de Agrigento e do Vale dos Templos.

Restaurantes estrelados na Sicília: 1 uma estrela Michelin

Veja os restaurantes classificados como uma estrela Michelin, divididos por cidades:

Bagheria

Caltagirone

  • Coria Chef Giuseppe Coria

 

Catania

Ilha de Vulcano

Veja também: Dicas de Vulcano

Ilha de Salina

  • Signum Chef: Martina Caruso

Leia ainda: 5 coisas para fazer na ilha de Salina

Linguaglossa

  • Shalai Chef Giovanni Santoro

Modica

 

Palermo

  • Gagini – Chef Mauricio Zillo

Ragusa

Taormina

Leia ainda: O que ver em Taormina

Terrasini

Riposto

  • Zash –  Chef Giuseppe Raciti

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!

Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

1 comentário em “Guia Michelin: Restaurantes estrelados na Sicília”

Comente!