Ao procurar um restaurante em Milazzo, um logo me chamou atenção: o “Totò passami l’olio“. Como assim, um restaurante que se chama “Totó, me passa o azeite”!?

Enfim, como não sou de me arriscar em qualquer restaurante, fui ler as avaliações sobre ele. Elas eram ótimas e haviam muitos elogios à criatividade do chef e ao serviço. Assim, achei que aquela seria uma ótima opção para completar minha estadia em Milazzo!

De fato, o restaurante foi uma ótima surpresa. Eles usam matérias-primas de qualidade, produtos genuínos e sazonais, pães com fermentação natural e massas frescas feitas na casa, com antigas e preciosas farinhas sicilianas. O chef vai à peixaria todas as manhãs e cozinha apenas o que o mar oferece naquele dia, por isso, o cardápio não é fixo. 

Restaurante em Milazzo

Restaurante em Milazzo: meu almoço no Totò passami l’olio

Cheguei ao restaurante quase às 14h de uma quinta-feira e felizmente a cozinha ainda estava aberta. Fui recebida com gentileza pelo próprio chef Salvo Bonfiglio, que me conduziu ao espaço externo que na parte posterior do restaurante. O dia estava muito agradável, então foi realmente um prazer almoçar ali.

O decoração do local é composta de móveis antigos, daqueles que lembram a casa das nossas vós, e por isso cria um ambiente familiar. Além disso, o pessoal é extremamente gentil e, inclusive, explicam a origem do azeite utilizado. Em seguida, o chef vem à mesa e descreve o prato de forma meticulosa, nos informando sobre matéria-prima que o compõe e como foi elaborado.

Restaurante em Milazzo

O menu com o valor de cada prato

Os pratos

Optei por uma massa, a Tagliatella di Pacchero, Polpo, ‘Nduja e Colatura di Alici. Em síntese, consistia numa taglietella bem espessa, feita artesanalmente pelo próprio chef, com polvo, temperada com um pouco de nduja (um produto típico da Calábria) e colatura de anchovas. Mas antes dele, chegou à mesa como cortesia, uma entrée muito peculiar: tratava-se de uma pequena granita de tomate com manjericão e creme de leite, acompanhada por uma briochezinha salgada. Curiosa, fresca e deliciosa.

Granita de tomate com manjericão e creme de leite, acompanhada de uma brioche salgada.

Embora os ingredientes que compunham o prato principal que escolhi fossem bastante fortes, o prato era incrivelmente equilibrado. Além disso, nenhum dos sabores cobriam o outro.

Restaurante em Milazzo 6

A tagliatella com polvo, nduja e colatura de anchovas

Para encerrar, pedi uma sobremesa. Os doces são feitos por Milu, companheira do chef e uma confeiteira de mão de cheia! Enfim, escolhi o vasinho de chocolate branco com “terra” de cacau e o que eu posso dizer é que foi uma das melhores sobremesas que já comi na vida!

 

Totò passami l’olio: informações práticas

  • Endereço: Via Cumbo Borgia, 29/31, Milazzo
  • Abre todos os dias, exceto às quartas-feiras, das 12 às 15h e das 19 às 23h.
  • No cardápio há também pratos vegetarianos e sem glúten.
  • Mais informações no site e no TripAdvisor.

 

Comente!