“Queijo grelhado à siciliana” é o modo como chamo o Cacio all’Argentiera, um prato que nasceu a partir de uma tentativa de adaptação a uma situação econômica difícil.
E, de fato, há muitas receitas sicilianas que mostram que uma das peculiaridades dos habitantes desta ilha no passado – e em muitos casos ainda hoje – era a arte de sobreviver. Diversos pratos, como a caponata, por exemplo, nascem da criatividade das classes menos abastadas. Essas pessoas, sem condições de comprar ingredientes caros, revisitaram alguns pratos, propondo versões mais baratas, mas igualmente saborosas.
E, sem dúvida, o Cacio all’Argentiera também é um desses pratos. Vamos então conhecer sua história?
A história do Cacio all’Argentiera
Antes de mais nada, há diferentes versões dessa história, mas aquela mais famosa é essa que conto para vocês.
Havia uma rua em Palermo chamada Via Argenteria, uma travessa do mercado da Vucciria. De fato, muitos nomes de ruas em Palermo surgiram das profissões que ali se realizavam.
Em suma, ela se caracterizava pelas oficinas de ourives que lidavam com ouro e prata. Certa vez, um desses ourives, passando por um momento de grande dificuldade financeira, sem poder comprar comida “requintada” (carne era um luxo, por exemplo), decidiu fazer algo para que os vizinhos não notassem sua pobreza.
Sendo assim, veio-lhe a ideia de cozinhar caciocavallo, um queijo que custava pouco, da mesma forma que preparava carne, ou seja, com alho, vinagre e orégano. Essa versão do prato fez tanto sucesso que lhe permitiu esconder da vizinhança suas restrições econômicas. E,de fato, o cheiro que provinha da sua cozinha eramuito semelhante ao do coelho à caçador.
Receita do Cacio all’Argentiera, o queijo grelhado à siciliana
Enfim, veja abaixo os poucos ingredientes necessários para realizar esse queijo grelhado à siciliana!
Ingredientes para 4 pessoas:
- 4 fatias grandes de queijo caciocavallo* com 1cm de espessura
- 1 dente de alho cortado em fatias
- 3 colheres de sopa de vinagre branco
- orégano à gosto
- azeita extra-virge de oliva
*Obs: Você pode fazer a “versão brasileira” deste prato substituindo o caciocavallo com queijo minas ou coalho.
Modo de preparar:
Em uma frigideira, coloque um pouquinho de azeite e o alho. Assim que o queijo começar a derreter e formar a casquinha, vire-o do outro lado, aumente o fogo e adicione o vinagre. Quando o vinagre evaporar, desligue o fogo. Por fim, coloque o queijo em um prato e adicione orégano à gosto.
O resultado é excelente. Você pode comê-lo puro com pão, com um pouco de mel, ou então acompanhar o queijo grelhado à siciliana com azeitonas e tomate.
Agora só me resta desejar-lhe Buon Appetito!