Previsão do tempo na Sicília

Previsão do tempo na Sicília

Previsão do tempo na Sicília. Veja o clima em diversas cidades da Sicília e arrume sua mala com as roupas certas!

A Sicília tem um clima mediterrâneo, com verões longos e quentes e temperaturas médias de 30-35ºC graus em julho e agosto. A ilha é conhecida por seu "verão de seis meses", o que significa que o mar pode ser ficar com uma temperatura adequada o suficiente para nadar de maio a outubro.

A melhor época do ano para vir para a Sicília depende muito do que você pretende fazer durante suas férias. Se quer vir exclusivamente para aproveitar as praias, opte pelo período entre junho e a primeira quinzena de setembro. Para fazer passeios de cunho cultural, é melhor evitar o período do calor forte. Outubro, novembro, abril e maio são meses com temperaturas agradáveis.

Previsão do tempo na Sicília por cidades

Previsão do tempo em Palermo

Previsão do tempo em Catania

Previsão do tempo em Taormina

Previsão do tempo em Siracusa

Temperaturas médias na Sicília

Veja quais são as médias máximas e mínimas nos diferentes meses do ano.

Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Média Máx ºC 16 16 17 20 24 27 30 30 8 25 21 18
Média Mín ºC 7 9 10 13 16 20 22 22 20 17 13 10

Tempo na Sicília em Janeiro

Janeiro na Sicília é caracterizado por dias frios, úmidos e curtos, registrando normalmente as temperaturas mais baixas do ano. Incrivelmente, a partir de janeiro, é possível esquiar no Etna e em outras montanhas da Sicília, enquanto a maior parte dos hotéis das cidades do litoral ficam completamente fechados.

Tempo na Sicília em Fevereiro

Fevereiro reflete as mesmas condições climáticas de janeiro: chuvoso, frio e curto, embora no final do mês o tempo comece a melhorar. Se você viaja para a Sicília em fevereiro, deixe para lá as cidades de veraneio e aposte das cidades maiores e vilarejos do interior, buscando uma experiência cultural e histórica em vez de sol, areia e mar.

Tempo na Sicília em Março

As flores silvestres começam a florescer em março, especialmente na costa, à medida que as temperaturas começam a subir. Lindos dias de sol se alternam com dias chuvosos e ventosos e os picos mais altos de Etna, Nebrodi e Madonie ainda estão cobertos de neve. No entanto, março é um ótimo momento para explorar a ilha sem experimentar condições climáticas desconfortáveis. 

Tempo na Sicília em Abril

O clima na Sicília em abril, à medida que os dias passam, é mais quente e seco, e os mais corajosos já se arriscam a dar os primeiros mergulhos no mar, embora as águas ainda estejam muito, mas muito geladas. Oito horas de sol por dia e uma alta média de 20 graus caracterizam a Sicília em abril. Um dos melhores lugares para visitar durante o mês é Taormina e também é o período ideal para uma série de experiências ao ar livre, como passeios de bicicleta. As celebrações da Páscoa também estão em pleno andamento em toda a ilha e vale a pena conhecê-las.

Tempo na Sicília em Maio

Com a chegada de maio, a Sicília experimenta pouca chuva e as temperaturas do mar vão subindo aos poucos. As temperaturas máximas médias começam a ficar acima dos 20ºC, fazendo com que maio seja um mês super agradável para os passeios ao ar livre. As flores silvestres estão em plena floração durante o mês de maio tanto que neste mês acontece a Infiorata di Noto, um dos mais conhecidos festivais de flores da Itália, que invade as ruas barrocas da bela Noto.

Tempo na Sicília em Junho

O clima na Sicília em junho, oferece o momento perfeito para quem quer pegar praia, mas sem as multidões do verão. O mar ainda está um pouco gelado, mas já dar para mergulhar, sobretudo na segunda quinzena do mês.

Tempo na Sicília em Julho

Calor. Julho é caracterizado pelas temperaturas anuais mais quentes da Sicília, com uma média de 30 graus (mas chega a bem mais inclusive mais de 40), e apresenta algumas das melhores condições meteorológicas na Itália para aqueles que desejam férias na praia. Praticamente não chove em toda a ilha, embora as cidades possam ser úmidas e o calor sufocante, então a maioria dos turistas gosta de passar o tempo aproveitando o melhor das praias da Sicília.

Tempo na Sicília em Agosto

Agosto também experimenta uma média alta de 30 graus, embora durante este mês as praias estejam ainda mais lotados e o calor possa ser opressivo. O clima em cidades maiores como Palermo e Catânia pode ser quase insuportavelmente quente, por isso vale a pena investir mais em um roteiro de praia, apesar dos preços decisamente mais altos, visto que Agosto é o mês de férias dos europeus, pico da alta temporada.

Tempo na Sicília em Setembro

Durante o mês de setembro na Sicília, o tempo começa a ficar mais agradável e há uma pequena queda na temperatura, embora o mar permaneça deliciosamente quente. Uma temperatura média de 28 graus garante que ainda dá tempo de aproveitar o sol e se refrescar no mar. Setembro é um ótimo momento para combinar praia e passeios culturais!

Tempo na Sicília em Outubro

O clima da Sicília em outubro ainda é agradável, apesar de uma queda na temperatura, com a média alta tendendo a ficar por volta dos 20 graus. As horas de sol diminuem e é o mês em que os hotéis das ilhas menores começam a fechar. Outubro é um ótimo mês para explorar algumas das cidades da ilha, sem passar calor. Palermo é um lugar óbvio para começar, assim como as notáveis cidades barrocas da Sicília, como Siracusa, Modica, Noto e Ragusa.

Tempo na Sicília em Novembro

Em novembro os dias encurtam, a temperatura cai e as chuvas se tornam mais frequentes. Os dias são agradáveis, mas as noites são frias. É um momento fabuloso para visitar os locais famosos da ilha, que ficam bem mais vazios, como o Vale dos Templos. É um mês mais úmido, afinal estamos no outono, embora no início de novembro as temperaturas ainda possam subir até vinte e poucos graus durante as horas centrais do dia.

Tempo na Sicília em Dezembro

Dezembro representa o início do inverno, embora alguns dias ainda são agradavelmente mornos até meados do mês. Nas cidades de montanha o tempo é consideravelmente mais frio, assim como à noite, com alguma neve caindo nos picos das montanhas. Férias na Sicília em dezembro, no entanto, permitem a oportunidade de experimentar as celebrações de Natal na ilha: uma experiência verdadeiramente memorável.