Portopalo di Capo Passero, o lugar onde dois mares se encontram

ponto mais ao sul da Sicília

Ponto mais ao sul da Sicília se não contarmos as ilhas menores, Portopalo di Capo Passero é uma das praias do sudeste da ilha mais tranquilas e bonitas.

 

Sabe aquele tipo de paisagem que é uma combinação de tons de azul? Assim é Portopalo di Capo Passero, uma localidade do extremo sul da Sicília, mais exatamente lá onde se encontram o Mar Jônico e o Mar Mediterrâneo.

Portopalo di Capo Passero (que de agora em diante vou chamar só de Portopalo) fica a cerca de 60km de Siracusa e 40km de Noto. Sem dúvida o lugar tem aquela cara de cidadezinha pacata, uma vila de pescadores, mas que muda de cara nos meses de verão, enchendo-se de vida.

Via Vittorio Emanuele, que corta a cidade de uma ponta à outra. O mar visto neste caso é o Jônio, na outra extremidade fica o Mediterrâneo

Via Vittorio Emanuele, que corta a cidade de uma ponta à outra. O mar visto neste caso é o Jônico, na outra extremidade fica o Mediterrâneo

 

O ponto mais ao sul da Sicília e da Itália

Sem levar em consideração as ilhas de Pantelleria, Lampedusa e Linosa, Portopalo é o ponto mais a sul da Sicília e, consequentemente, da Itália.

Especificamente, este ponto mais a sul fica em uma ilhota de Portopalo, chamada Isola delle Correnti.

Uma estátua marca em modo simbólico o ponto mais ao sul da Itália.

 

A Isola delle Correnti (em português, ilha das Correntes) é conectada a Portopalo por uma faixa de terra artificial e, no período de maré baixa, torna-se uma península e é facilmente acessível.

Ponto mais ao sul da Sicília

Quando fiz esta foto, a maré estava alta, por isso dá apenas para entrever o caminho que leva até a ilhota.

 

Enfim, a ilha tem esse nome porque aquele lado da costa é exposto aos fortes ventos, tornando as correntes marinhas bem intensas. Por isso, é uma área muito frequentada por surfistas e praticantes de windsurf.

As praias

As duas praias principais de Portopalo são a de Scalo delle Mandrie no lado Jônico, e a de Carratois no lado Mediterrâneo.  Além disso a a localidade se distingue por suas duas pequenas ilhas: a ilha de Capo Passero (daí o nome da cidade) e a Isola delle Correnti (ilha das correntes).

Praias da Sicília: Portopalo di Capo Passero

Scalo delle Mandrie

A praia de Scalo delle Mandrie não é muito grande, tem um mar transparente e cheio de peixinhos, mas uma areia grossa. As águas são bem rasas, bastante tranquilas e há algumas pedras que formam piscinas naturais. Esta parte da praia é bastante frequentada por famílias com crianças.

No entanto, nesta praia não há os famosos “lidos” e toda a área da praia é livre para você estender sua toalha ou colocar suas cadeiras de praia. Há também, a poucos metros da areia, lanchonetes e restaurantes, mas tudo fora da praia.

ponto mais ao sul da Sicília

A ilha de Capo Passero fica poucos metros da praia de Scalo delle Mandrie e é possível chegar lá nadando, de pedalinho ou de barco. No centro da ilha fica a Fortaleza de Carlos V, o Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, que durante da dominação espanhola na Sicília, mandou construir a fortaleza para defender a costa das constantes invasões bárbaras e ataques de piratas.

ponto mais ao sul da Sicília

Enfim, é justamente ali que os dois mares, Jônico e Mediterrâneo, se encontram. De fato, carinhosamente chamam de “beijo dos dois mares”.

 

Carratois

A praia de Carratois é bem maior que a de Scalo delle Mandrie, possui areia fina, algumas dunas e dispõe de uma maior infraestrutura, por isso é a mais turística de Portopalo. De lá, por causa da sua posição geográfica, é possível apreciar um por do sol maravilhoso.

Lido Scialai

Se você prefere todo o conforto de um lido, isto é, um estabelecimento de praia, então pode procurar o Lido Scialai. Ele fica a poucos metros da Isola delle Correnti e é um ótimo lugar para tomar um drink e tomar sol nas espreguiçadeiras.

ponto mais ao sul da Sicília.

O Lido Scialai com ao fundo a Isola delle Correnti, ponto mais ao sul da Sicília.

Os valores para usar as empreguiçadeiras e guarda-sóis varia entre 25 e 40 euros (2 espreguiçadeiras + guarda-sol). No entanto, logo ao lado, delimitado por uma corda, fica a área da praia livre, onde você pode sentar tranquilamente na sua toalha.

 

Como chegar a Portopalo di Capo Passero

De ônibus: Com a empresa Interbus, a partir de Catânia (1 vez por dia), Siracusa (2x por dia), Noto e Avola;

De carro: Vindo de Catânia/Siracusa, percorrer a autoestrada Siracusa-Gela até Noto. Prosseguir pela estrada SP 19 direção Pachino e enfim pegar a estrada SP 84 Marzamemi-Portopalo.  

 

 

1 comentário em “Portopalo di Capo Passero, o lugar onde dois mares se encontram”

  1. Pingback: As Estradas do Vinho da Sicília

Comente!