É de Pozzallo que saem as embarcações que ligam a Sicília a Malta. Porém, muito mais que um porto, a pequena cidade tem 2 km de praias limpas, livres, espaçosas e dotadas da infraestrutura necessária para receber turistas e veranistas.
Pozzallo está situada a 18km de Modica e 30km de Ragusa, naquela parte da Sicília banhada pelo Mar Mediterrâneo e caracterizada por praias de areia fina e dourada. De fato, o mar de Pozzallo desde 2002 tem recebido todos os anos a famosa Bandeira Azul. Trata-se de um título, antes somente europeu, agora mundial, atribuído pela Fundação para Educação Ambiental àquelas praias que cumprem uma série de rígidas normas de qualidade ambiental, segurança, infraestrutura, etc.
A praia de Pozzallo
Graças à sua posição geográfica, com o porto que serve de “barreira” para as correntes marinhas, o mar é geralmente bastante calmo. Além disso, é daquele tipo que você caminha metros e metros e a água ainda está batendo no meio da sua perna. Dessa forma, Pozzallo uma praia muito procurada por família com crianças, pois dá para brincar na água sem problemas.
A maior parte da praia é livre, ou seja, as pessoas podem chegar com seus guarda-sóis, cadeiras e toalhas e escolher o melhor lugar para “acampar”. No entanto, quem não está equipado com os apetrechos praianos ou simplesmente prefere curtir a praia com mais comodidade, pode escolher um dos “lidos” e usufruir dos serviços de bar, restaurante, banheiros, espreguiçadeiras.

O calçadão da praia é bem bonitinho e à noite vira ponto de encontro da população e dos turistas. Além disso, o lugar é repleto de sorveterias, restaurantes e bares, além de lojinhas de utilidades e boutiques. No verão acontecem vários eventos para animar a noite de Pozzallo.

A Torre Cabrera, construída no século XV, é um símbolo da cidade. Ela tinha a finalidade de defender a costa de Pozzallo dos ataques de piratas provenientes da África.
De Pozzallo para Malta
Pozzallo é o ponto da Sicília mais próximo de Malta. Por isso, é do seu porto que saem as embarcações para La Valletta. A única empresa que efetua a conexão via mar Pozzallo-Malta é a Virtu Ferries.
Por fim, se você pretende passar por Pozzallo no verão para pegar o catamarã para Malta, considere a possibilidade de passar algumas horas na praia da cidade. Sem dúvida, o mar límpido e preservado merece uns mergulhos!
Outras dicas
- A cidade oferece conexão wi-fi gratuita na área de Corso Vittorio Veneto e Piazza Municipio;
- Na metade do mês de Agosto acontece o Festival do Peixe (Sagra del Pesce), um evento famoso em toda a Sicília. Há espetáculos de música, artistas de rua e degustação de peixe frito e frutos do mar.
Como chegar a Pozzallo
- De avião/ônibus: O aeroporto internacional mais próximo de Pozzallo é o de Catânia. De lá é necessário pegar um ônibus da empresa AST que faz a linha entre as duas cidades;
- Para quem chega na cidade de carro e deve embarcar para Malta, há um estacionamento fechado pago nas proximidades do porto.
- Com um transfer privativo: Clique AQUI para solicitar uma cotação para um transfer a partir de qualquer cidade da Sicília.
Planeje sua viagem
Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.
OI Patricia! eu e uma amiga estamos montando uma viagem para a Sicilia e seu blog esta nos ajudando muito. chegaremos por Palermo e permaneceremos por 4noites para visitar as cidades ao redor tambem. Depois iremos para Catania, onde ficaremos de base, passando pelo interior da Sicilia. Depois desceremos para Siracusa, Ragusa e Pozzalo para então ir a Malta. Nossa intenção é alugar um carro para termos mais liberdade. Pensamos em pegar o carro em Palermo e devolver em Pozzalo. Mas aí está o problema, não tem como devolver o carro em Pozzalo. Podemos então devolver em Ragusa, cidade proxima. Mas como chegar a Pozzalo? Na conversa que voce postou dos onibus na sicilia procurei e não achei empresa que ligasse as duas cidades e já compramos o ferry. Pode nos ajudar? obrigada.
Olá Regina,
Tem ônibus de Ragusa para Pozzallo (da empresa AST), mas infelizmente ele não circula aos domingos e feriados. Estou aguardando a resposta do motorista para enviar o valor do orçamento.
Um abraço,
Patricia
Que legal ,Paty!!!!!Confesso que nem tava dando bola pra Pozzalo!E agora me empolguei !!!!
Nathasha, o problema é que você vem no inverno! 🙂
é, esse é o problema 🙁 !Ah , mas agora vou dar pelo menos uma passadinha pra ver !
Boa tarde! Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo site. Muito bacana, gostei bastante.
Passarei algumas semanas em Malta agora no final de 2014 e estou com muita vontade de conhecer um pouquinho da Itália, principalmente a Sicília que fica tão próximo à ilha.
Gostaria de saber quais os pontos na Sicília que vocês acham que mais valem a pena de se conhecer e também qual a melhor maneira de se chegar a ilha vindo de Malta? Ferry mesmo ou Avião? De Pozzallo que é onde chega o ferry de Malta para outros pontos importantes da ilha é pertinho, dá pra ir de bus ou trêm tranquilo?
Muito obrigado pela atenção 🙂
Oi Lucas!
Obrigada pelo comentário.
Olha, a melhor forma e a mais popular de vir de Malta para a Sicília é de ferry. A viagem dura menos de 2 horas, então é bem tranquilo. De avião é rapidíssimo, porém bem mais caro.
Taormina, o Etna, Catania e Siracusa são lugares que valem a pena serem vistos. Uma vez em Pozzallo, você pode aproveitar para conhecer Ragusa também, que é uma cidade lindíssima e fica lá perto.
De Pozzallo você pega um ônibus para Catânia. Lá você decide se faz só um passeio bate e volta para Taormina ou se decide ficar mais dias. Sempre em Catania, é possível ir, por meio de excursão, até as crateras do vulcão Etna 😉
Você pode se informar com a Virtu Ferries, a empresa que faz a linha Malta-Sicilia, se eles ainda oferecem o serviço de tranfer para Catania, porque antigamente existia.
Se tiver mais dúvidas, pode perguntar!
Um abraço,
Patricia
Muitíssimo obrigado, Patrícia! Dei uma olhada na empresa de Ferry e eles oferecem tanto o serviço de transfer para Pozzallo quanto para Catania.
Fiquei super empolgado para conhecer a Sicília através deste blog. Vou continuar pesquisando sobre as localidades por aí e qualquer dúvida pergunto sim. Valeu mesmo kkk
Não é preciso ir até as Maldivas para tomar banho em água transparente e areia fina se já temos a Sicília!
Mais ul lugar na minha lista de desejos italianos.
Abraços,
Maria
Ah Maria, isso è verdade. No que se refere a praias, nao tenho do que reclamar! 🙂