Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » Sul da Itália » Nápoles e Costa Amalfitana » Positano: dicas para visitar a rainha da Costa Amalfitana

Positano: dicas para visitar a rainha da Costa Amalfitana


Quem nunca sonhou visitar Positano pelo menos uma vez na vida? Tenho certeza que esta bela cidade da Costa Amalfitana já fez muita gente suspirar!

Sua natureza exuberante, paisagens de tirar o fôlego, casinhas coloridas empoleiradas ao longo dos montes, tudo isso forma um dos cartões postais mais famosos da Itália. Além disso, a cidade tem um glamour único, sendo destino de personalidades do mundo inteiro.

Mesmo olhando as fotos antigas, é difícil acreditar que este lendário destino de luxo já foi uma vila de pescadores bem pobre. Dá para imaginar?

Positano é uma pérola, uma ótima base para explorar a Costa Amalfitana. Você provavelmente já viu fotos da cidade, mesmo que não tenha percebido, e a adicionou “mentalmente” à sua lista de cidades para visitar na Itália. Afinal, com vistas perfeitas para um mar azul cintilante e casinhas coloridades, como não amar?

Enfim, se você está pensando em se hospedar por lá ou mesmo fazer um bate e volta, provavelmente estará procurando dicas do fazer em Positano, não é?

O que fazer em Positano: dicas

Assim como as outras cidades da Costa Amalfitana, Positano é bem pequenininha. Então, como explico nos outros textos sobre as cidades da Costa, ela pode ser visitada em poucas horas. Obviamente, se você deseja curtir as praias, então é bom ficar alguns dias.

 

 

Perca-se nas ruas pitorescas e descubra os mirantes

Positano

Sem dúvida, uma das minhas coisas favoritas para fazer em Positano é passear sem rumo e explorar as pitorescas vielas. As principais ruas de Positano se estendem pelas laterais dos penhascos, proporcionando uma vistas deslumbrantes enquanto você passeia.

Para muitos, apenas vagar sem rumo por esta terra dos sonhos da costa italiana já é uma espécie de paraíso em si.

Curta as praias

Não há dúvida de que você já encontrou fotos das encantadoras praias de Positano em algum momento de sua vida. A vista das montanhas cobertas por casas em tons pastéis que se erguem sobre o deslumbrante Mar Tirreno é uma vista incrivelmente icônica.

 

Marina Grande

Esta é a praia mais famosa e animada de Positano. Fileiras de guarda-chuvas coloridos se estendem por sua costa de 300 metros. Restaurantes e bares movimentados se alinham ao longo da passarela, oferecendo vistas incríveis com seu prato de massa e prosecco favoritos.

Praia de Marina Grande

Parte da praia é administrada por um beach bluc chamado Lido L’Incanto, que aluga espreguiçadeiras e guarda-sóis e oferece vestiários e um chuveiro.

Mas não quer pagar para ficar na praia? Não se preocupe! No meio da Marina Grande, existe uma área conhecida como “spiaggia libera” (praia gratuita), onde você poderá estender sua canga ou toalha de praia sem ter que pagar pelo aluguel.

No final da praia fica a “Scogliera”, um parte rochosa onde é possível fazer até topless. Além disso, é lá que fica a boate “Music on the Rocks”.

Enfim, a Marina Grande é muito fácil de encontrar pois é o “centro” de Positano, onde a vila foi construída. Além disso, é lá que os barcos atracam, por isso, para muitos, esta praia será a primeira vista de Positano!

 

Praia de Fornillo

Não gosta de agitação, mas gostaria de passar um dia na praia? Escolha a praia de Fornillo!

Positano Dicas de praia: Fornillo – Foto: WikiCommons

Esta praia é menor, mais tranquila e menos conhecida. É acessível através de uma curta caminhada por uma trilha panorâmica, longe do centro e do burburinho de Positano.

Assim como a outra praia, em Fornillo existem também serviços de aluguel de cadeiras e espreguiçadeiras.

Uma dica: Basicamente, quase todos os hotéis e casas em Positano são construídos no alto das colinas, portanto, para voltar da praia para a sua hsoepdagem, será necessário subir muitas escadas. Por isso, prepare-se para isso e use calçados adequados!

Além disso, as praias são feitas de seixos/pedras, não de areia, então considere trazer um bom par de sapatilhas de borracha!

Visite a Igreja de Santa Maria Assunta

Você verá a cúpula colorida desta igreja assim que chegar em Positano, e vale a pena visitá-la.

Positano dicas

Positano dicas do que visitar: Igreja de Santa Maria Assunta

O interior da igreja é uma delícia. É um design de inspiração muito clássica, com colunas que se estendem até o teto e uma Nossa Senhora negra do século XIII acima do altar. As paredes também refletem o mesmo estilo, com mármore branco adornado com ouro.

Se você gosta de observar as pessoas (e quem não gosta?), saia e sente-se na pracinha. Além de descansar, você poderá ver casamentos acontecendo ali nos fins de semana.

 

Faça compras em Positano

Você sabia que Positano é famosa não só por ser uma cidade linda, mas também por ser super fashion?

É verdade! A chamada Moda Positano surgiu na década de 1960 e até hoje continua a inspirar os melhores designers de moda do mundo.

Entre as boutiques históricas estão a Pepito’s, a primeira a criar moda masculina em Positano nos anos 60, que realiza calças sob medida em linho cru e cores mediterrâneas, e a Bottega di Brunella, que produz roupas elegantes de linho e algodão.

Além disso, tem a Louise, que cria calças, pulôveres e fantasias reconhecíveis por suas combinações de cores peculiares.

Enfim, as camisas masculinas de linho da Rino Boutique são lindas e preciosas. Por outro lado, se você adora sapatos, poderá encontrar sandálias e mocassins de camurça artesanais, confortáveis ​​e coloridos, na Francesco Carro, enquanto a Safari cria lindas sandálias sob medida no local.

 

Compre guloseimas de limão em Positano

Você verá limões EM TODA PARTE em Positano.

Sim, Positano, assim como toda a Costa Amalfitana, é famosa por seus limões, e não vai deixar você se esquecer disso.

Não resista aos limões! A abundância de guloseimas de limão de Positano são perfeitas para levar para casa como souvenirs, seja um chocolate com sabor de limão ou uma garrafa de limoncello.

O rei de todos os empórios de limão é Sapori e Profumi di Positano. Você pode comprar toalhas de mesa com limões bordados ou produtos para o corpo com limão: leve-os para casa como presente e diga à sua família que “a vida lhe deu limões” :D.

 

Onde ficar em Positano: dicas

Isso realmente depende de quanto você está disposto a gastar, pois é em Positano que ficam alguns dos hotéis mais luxuosos e exclusivos da Costa Amalfitana.

Certamente se você viajar entre junho e agosto, com certeza pagará uma quantia alta para ficar em um hotel “mais ou menos”. Por outro lado, caso deseje gastar um pouco menos, há hotéis na cidade vizinha de Praiano que oferecem transporte diário para Positano, então você pode passar o dia lá e pagar os preços de Praiano.

Outra dica que dou é reservar o seu hotel com MUITA antecedência! A maioria deles são super pequenos e não têm muitos quartos para a grande demanda que recebem na alta temporada.

Por fim, considere que se hospedar em Positano quer dizer subir e descer escadas o tempo inteiro. Se essa não é a sua praia, melhor optar por outra cidade, como Sorrento ou Amalfi.

 

Como chegar a Positano e como se locomover

O aeroporto internacional mais próximo é o de Nápoles. De Nápoles a Positano, a distância é de cerca 60km. No entanto, por causa do trânsito na Costa Amalfitana, a viagem pode demorar de 1h30 a 2 horas. Já se você chega por Roma, a distância do Aeroporto de Fiumicino a Positano é de aproximadamente 300km. Temos um serviço de transfer exclusivo do Aeroporto de Fiumicino para Positano. Clique AQUI e consulte-nos!

Caso opte por transporte público, há ônibus para Positano saindo de Sorrento. Durante o verão, também é possível ir de uma cidade para outra de ferry.

Caso não queira se submeter ao stress do transporte público ou de dirigir na Costa Amalfitana, contrate um serviço de transfer particular. Saiba Mais.

Não é permitido circular de carro dentro de Positano, então não há necessidade de transporte dentro da cidade.

 

Quando ir a Positano

Como era de se esperar, a Costa Amalfitana tem uma longa temporada de turismo, visto que o clima é bem ameno nesta parte da Itália! A temporada começa perto da Páscoa e recebe visitantes até o final de setembro/outubro.

Positano em junho

Positano em junho

No entanto, na minha opinião, maio e setembro são os meses melhores para visitar Positano. O tempo é agradável, sem fazer um calor excessivo (acredite, subir todas aquelas escadas no calor não é legal).

Além disso, é muito mais tranquilo do que julho ou agosto, e os preços dos hotéis geralmente são mais baratos.

 

Outras dicas de Positano:

  • Faça o “trekking dos deuses”. O chamado Sentiero degli Dei é a trilha mais famosa da Costa Amalfitana e tem um nome bem conhecido. A trilha é no alto das colinas e, portanto, as vistas são de tirar o fôlego. É definitivamente uma das melhores coisas para se fazer em Positano.
  • Faça um passeio de barco. Você pode fazer um passeio em grupo, privativo ou mesmo alugar um barco só pra você!
  • Alugue um scooter por um dia. Não há nada mais italiano, nada melhor para tirar uma selfie e deixar todos os seus amigos morrendo de inveja do que passear de Vespa ao longo da Costa Amalfitana!

 

Por fim, Positano tem dezenas de escadas e ladeiras. As pessoas não falam sobre isso o suficiente, mas tenha certeza que depois de um dia em Positano, você vai sentir suas panturrilhas doerem! Então, se você tem um carrinho de bebê, uma bagagem pesada ou mesmo dificuldades de locomoção, pense bem na hora de reservar seu hotel em Positano.

 

LEIA TAMBÉM:  Como ir da Costa Amalfitana para a Sicília
Marcações:

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!