Você conhece o Comissário Montalbano? Para quem nunca leu um romance de Andrea Camilleri ou mesmo nunca assistiu à famosa série da Rai, explico quem é: Salvo Montalbano é o protagonista de romances policiais ambientados na Sicília, mais especificamente numa cidade fictícia chamada Vigata.
A Vigata dos livros é, na verdade, Porto Empedocle, cidade natal de Andrea Camilleri. Porto Empedocle fica bem pertinho de Agrigento (7 km) e, apesar de não ser uma cidade tão turística como a famosa vizinha, é passagem obrigatória para quem visita Scala dei Turchi.
Além disso, é de lá que saem as embarcações para Lampedusa. Enfim, é um ótimo lugar para encaixar entre um passeio e outro.
Como vocês podem imaginar, a fama de Vigata no mundo (os livros de Camilleri já foram traduzidos em mais de 100 línguas, inclusive em português) acabou gerando um bom fluxo de fãs do Comissário Montalbano e, consequentemente, bons negócios para o turismo local. No entanto, é importante que saibam que série da tv não foi filmada lá, mas sim em Scicli, Modica e Ragusa.
De fato, na rua principal da cidade, a Via Roma, aquela onde a população vai passear nos fins de tarde, há uma estátua de bronze de Montalbano em tamanho real e é cheia de cafés e restaurantes que trazem o nome do comissário ou da cidade fictícia.
A história de Porto Empedocle
A história de Porto Empedocle está diretamente ligada àquela de Agrigento. Isso acontece porque, a partir do período do domínio árabe, ela se tornou o “porto” da cidade dos templos. Além disso, o cais de Porto Empedocle foi construído com material proveniente do templo de Zeus.
A propósito da importância portuária de Porto Empedocle, uma construção quase sempre presente nos cartões postais da cidade, é uma torre de defesa construída no século XVI para proteger o porto dos ataques de piratas e invasores. Em 1780 o forte passou a ser uma prisão e hoje em dia abriga um centro artístico cultural.
Enfim, o nome da cidade é em homenagem ao médico, político e filósofo Empédocles, nascido na antiga Akragas no ano 492 a.C.

De uma das grades do forte pude ver o navio que liga Porto Empedocle a Lampedusa. São quase 9h de viagem!
Enfim, visitei Porto Empedocle em uma tranquila manhã de março. A cidade estava numa calmaria só, mas me disseram que no verão ela se transforma, uma vez que muitos habitantes de Agrigento têm casas de veraneio ali.
Onde Comer em Porto Empedocle
Além de ser uma cidade de grandes escritores (é também a cidade onde nasceu Luigi Pirandello) e ter tido uma grande importância histórica, Porto Empedocle é uma cidade que baseia sua economia na pesca. Assim sendo, vocês podem imaginar a fartura de restaurantes de frutos do mar! Montalbano, um grande apreciador de pasta con le cozze, já sabia disso faz tempo!
Apesar dos cartazes na entrada dos restaurantes anunciando o “Menu de Montalbano” parecerem algo para chamar atenção de turista, devo dizer que comi muito bem em Porto Empedocle. Aliás, se posso dar um conselho, caso estejam em Scala dei Turchi na hora do almoço, peguem o carro e se dirijam a Porto Empedocle porque a qualidade dos restaurantes é bem superior.
Tive o prazer de comer na Trattoria La Grotta di Vigata e foi tudo bom demais. Sem dúvida jamais esquecerei os arancini de merluza que serviram de entrada.
Como chegar a Porto Empedocle
De carro: Porto Empedocle dista cerca de 7km de Agrigento. É só seguir as indicações pegando a estrada SS115.
De ônibus: Há linhas regulares de ônibus saindo de Agrigento com a Autolinee Licata. Veja AQUI.
Transfer particular: Se você se hospeda em Agrigento ou mesmo no Verdura Resort, poderá visitar esta e outras cidades utilizando nossos serviços de transfer particular. Solicite um orçamento.
não acredito que perdi isso! imperdoável! Vou ter que voltar 🙂 Parabéns pelo blog Patricia, me ajudou muito qdo fui pra Sicilia. Beijos.