Um dos principais pontos turísticos de Taormina é o seu jardim público, também chamado de Villa Comunale, um esplêndido cantinho para passar momentos tranquilos longe do frenesi da badalada cidade. Mas você conhece a história por trás do jardim que tem uma das vistas mais incríveis da Itália?
O jardim público de Taormina tem uma vista maravilhosa para a baía de Naxos e para o Etna. Daria para ficar horas ali, admirando aquela paisagem deslumbrante. Imagino que a criadora daquele pedacinho de paraíso tenha passado momentos indescritíveis ouvindo o canto dos pássaros, tomando seu chazinho.
A criadora do jardim: quem foi Florence Trevelyan?
No centro do jardim público de Taormina há um busto de mulher, o busto de Florence Trevelyan, mas nenhuma informação. O turista mais curioso se pergunta: quem foi Florence Trevelyan? A resposta é: ninguém mais, ninguém menos que a criadora do jardim. Sim, porque aquele era o jardim da casa dela!
Lady Florence Trevelyan nasceu em Hallington, na Inglaterra, em 1852, período em que reinava a Rainha Vitória, da qual era prima de segundo grau. Florence cresceu na côrte da rainha e quando esta ficou viúva e se transferiu para a Escócia, levou com ela Florence, que na época tinha somente nove anos de idade.
Um amor pela botânica
A rainha Vitória e Florence eram muito próximas e foi assim que a soberana transmitiu para ela seu amor pela botânica e pelos animais, principalmente pelos pássaros e pelos cães.
No entanto, quando Florence Trevelyan tinha 27 anos, virou alvo de intrigas e fofocas. Correu a notícia do envolvimento amoroso dela com o futuro rei da Inglaterra, Eduardo VII, que além de tudo era um homem casado. Sendo assim, para evitar maiores escândalos, Florence foi “convidada” a se retirar do país. Dessa forma, ela iniciou uma longa viagem que durou bem trinta meses.
Ao voltar de viagem, ela foi mandada definitivamente para o exílio, rompendo assim todas as relações com os parentes no Reino Unido. Florence passou a receber uma gorda pensão vitalícia e foi assim que ela pôde se dar o luxo de viajar pelo mundo inteiro até chegar a Taormina e se apaixonar pela cidade.
Florence viveu em Taormina de 1884 até a sua morte, em 1907. Com o dinheiro que recebia da côrte inglesa, podia pagar suas despesas no exterior sem problema algum. Em Taormina ela ficou hospedada junto com seus cinco cachorros no Hotel Timeo, naquela época único hotel da cidade. Quando um de seus cães adoeceu, ela conheceu um médico veterinário, o Dr. Salvatore Cacciola, pelo qual acabou se apaixonando.
Jardim público de Taormina
Um ótimo lugar para um passeio romântico ou um piquenique
Como chegar ao Jardim Público de Taormina
O jardim fica na Via Bagnoli Croce (mesma rua do Hotel Villa Carlotta e outros hotéis importantes da cidade), nº 73. Além disso, dista somente cerca de 400m do Corso Umberto, a rua principal de Taormina.
Planeje sua viagem
Hotéis em Taormina
Alugue um carro para viajar para e pela Sicília.
Viaje pela Sicília com o conforto de um transfer privativo
Faça um tour guiado particular em português em Taormina e em diversas cidades da Sicilia
Passeio de barco pelo litoral de Taormina
Chip de celular para usar na Sicília
Faça uma cotação do seu Seguro Viagem