A Sicília, junto com a Basilicata, é uma das duas regiões italianas a produzir pistache, e aquele cultivado em Bronte é um produto D.O.P (Denominação de Origem Protegida). Além disso, por aqui se faz de tudo com pistache, desde os doces, onde é quase onipresente, aos salgados e bebidas.
Por que esse pistache de Bronte é tão famoso? Onde fica Bronte?
Bronte é uma cidade de cerca 20.000 habitantes, localizada nas encostas do Etna, a 760m de altitude. É provável que a posição geográfica e o solo vulcânico sejam os responsáveis pela qualidade do pistache de Bronte. De fato, suas características organolépticas o tornaram famoso no mundo inteiro.
É um produto delicado, é muito aromático e tem uma cor verde intensa, ao contrário do pistache de outros países, que são um pouco amarelados.
Enfim, suas qualidades são únicas e, por isso, é tão requisitado. Para que se tenha uma ideia, cerca de 80% da produção é exportada.

Não aceite imitações: esta é a verdadeira cor do sorvete de pistache de Bronte. Não é verde-grama como vejo em vários sorvetes que se dizem de pistache, é um tom quase bege.
O festival do pistache de Bronte
Todos os anos, entre os meses de setembro e outubro, acontece o Festival do Pistache de Bronte (Sagra del Pistacchio).
Nesta ocasião, doceiros, padeiros e cozinheiros exprimem o máximo da criatividade, elaborando as mais variadas iguarias à base de pistache.
Em cada viela, em cada esquina, são montadas bancas onde é possível degustar e comprar inúmeros produtos derivados do pistache. Por exemplo, há torrones, cremes, sorvetes, o puro pistache torrado ou moído, e ainda linguiças e queijos temperados com pistache.
Enfim, até mesmo as garagens das casas viram restaurantes improvisados onde é possível comprar um pratinho de massa com pesto de pistache.
Leia também: Muito além do manjericão: os pestos sicilianos
Uma dica:
A maior parte das docerias das cidadezinhas nas encostas do Etna fazem deliciosos sorvetes e tortas de pistache. Por isso, se você pretende fazer uma excursão ao Etna, ao passar por Nicolosi, por exemplo, não deixe de saborear um pedaço de torta de pistache acompanhado por um chocolate quente (ou uma taça de Passito di Pantelleria, se prefere algo mais forte!)
Obrigado Patrícia. Pelo que pesquisei, normalmente, a festa é realizada no último fds de setembro e primeiro fds de outubro. Vamos aguardar a divulgação das datas. Obrigado e parabéns pelo site. Votos de sucesso
Olá,
Estou indo para Taormina e Catania e junho, vc sabe me dizer se consigo produtos (e onde) feitos de pistacchio di Bronte em Catania? Obrigada!
Olá Ana,
Você encontrará pistache e produtos à base de pistache de Bronte em todas (ou pelos quase todas) as lojinhas de produtos típicos tanto de Catânia quanto de Taormina. Um lugar que gosto muito e recomendo em Catania é a Wine and Charm, uma enoteca/loja de produtos típicos que fica na Via Vittorio Emanuele, 143.
Um abraço,
Patricia
Comecei a fazer biscoitos sicilianos no BRASIL para vender, mas o pistache que eu encontro aqui não tem nada a ver com o que se acha na Itália. Os daqui são murchos e totalmente amarelados
Oi João,
Que pena,mas imagino o quanto seja difícil encontrar pistaches de qualidade. Tenta substituir o pistache por amêndoas. Este é um ingrediente também muito usado em biscoitos sicilianos! Dá uma olhada aqui: Pasta de amêndoas: curiosidades sobre um dos mais tradicionais doces da Sicília
Um abraço,
Patricia
Pingback: Bronte e Randazzo: um passeio nas encostas do Etna | Descobrindo a Sicília
Olá!! é possível encontrar o pistache de bronte aqui no Brasil ? Existe pasta deste pistache, onde posso encontrar ?
Obrigada
Oi Rejane,
Não tenho a menor ideia se há pistache de Bronte à venda no Brasil. Creio que se vendem em algum lugar, provavelmente é em um desses mercados que vendem produtos italianos em São Paulo.
Como moro aqui na Sicília, realmente não tenho como lhe dar informações mais precisas.
Patricia
Oi! Você já tentou no Eataly, em São Paulo?
Acabei de lembrar que não como uma goiaba pelo menos há uns 4 anos… em compensação tem o pistache, e o sorvete de pistache, e o creme de pistache… 😉
Bom dia Patrícia. Vc sabe me. Informar as datas do Festival de Pistache de Bronte em 2019? Vale a pena pernoitar um dia na cidade para aproveitar mehor a festa ou passar o dia já compensa? Obrigado
Oi Ruyter,
Ainda não foram divulgadas as datas (é em outubro), mas não precisa pernoitar em Bronte, não! Um passeio de uma tarde já basta, a cidade é bem pequena.
Um abraço,
Patricia