Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » Curiosidades » Pinha de Cerâmica Siciliana: mais que um objeto decorativo

Pinha de Cerâmica Siciliana: mais que um objeto decorativo


A pinha de cerâmica é um objeto que faz parte das tradições da Sicília. De fato, é fácil vê-las decorando varandas, jardins, ou mesmo como ornamentação de ambientes internos. Enfim, a pinha tem uma história muito antiga e diversos significados, todos ligados à abundância e à prosperidade.

Antes de mais nada, a pinha é o fruto do pinheiro. Ainda no antigo Egito, na Babilônia e Grécia ela era considerada uma imagem do divino e da imortalidade. Por ser um fruto gerado a partir de uma árvore perene, que resiste mesmo aos climas mais rígidos sem nunca perder as folhas, a pinha simbolizava a força vital e a eternidade. Além disso, por ter um grande número de sementes, era um claro apelo à fertilidade e ao poder gerador de vida. Enfim, a pinha também era muitas vezes associada ao ovo cósmico e, portanto, à criação da humanidade.

 

A pinha de cerâmica na tradição siciliana

Na tradição siciliana, a pinha é considerada um emblema de bom presságio. De fato, acredita-se que é útil dar pinhas de cerâmica de presente para pendurar na porta da frente como um desejo de saúde e boa sorte à família que mora lá.

Além disso, no passado, as pinhas costumavam decorar as cabeceiras de cama de ferro forjado dos recém-casados, atribuindo-lhes o significado de prosperidade e fertilidade. E ainda hoje é um presente comum que se dá aos noivos.

pinha siciliana

 

Como são feitas as pinhas de cerâmica

As pinhas de cerâmica sicilianas são realizadas pelas mãos de habilidosos artesãos. Eles criam objetos de diversos tamanhos e cores. Mas como se faz uma peça tão detalhada como a pinha?

Em primeiro lugar, se faz a base e a calota, ou seja, o corpo principal, que são unidos após uma primeira secagem. Posteriormente, o artesão molda as brácteas (folhas) da pinha, uma a uma, usando apenas os dedos.

LEIA TAMBÉM:  A fina arte da cerâmica siciliana

Pinha em cerâmica para decoração

Assim como no caso das cabeças de mouriscos, são muitas as casas sicilianas que têm pinhas decorativas de cerâmica. Por exemplo, elas estão nos muros, nas colunas da entrada, nas varandas ou nas salas. Os mais supersticiosos chegam a usá-las como pesos para papel em mesas de escritório.

As pinhas eram originalmente de cor branca, marfim e verde. Mas hoje é possível comprar pinhas de cerâmica siciliana em cores modernas e em tamanhos muito pequenos, até para servir de lembrancinhas para eventos especiais, como casamentos e batizados.

agrigento dicas

Se você está se perguntando onde comprar pinhas de cerâmica na Sicília, sugiro que dê uma olhada nas lojas que vendem produtos típicos. Em Catania, Palermo e Taormina, por exemplo, há realmente muitas.

Mas se você quer levar para casa um produto de grande valor, é em Caltagirone que encontrará as melhores peças de cerâmica siciliana. Por fim, se você está no Brasil e quer ter um objeto desses em casa, pode dar uma olhadinha nas pinhas de cerâmica vendidas na Magalu.

 

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!