Home » Piana degli Albanesi

Piana degli Albanesi

Anterior
Próximo

Anteriormente conhecida como Piana dei Greci, Piana degli Albanesi foi fundada na Idade Média. É considerada uma das mais importantes colônias Arbëreshe (descendentes de refugiados albaneses) na Sicília, mantendo os traços típicos da cultura albanesa, bem como preservando sua língua, costumes e religião.

A aldeia era conhecida por ser muito ativa durante as revoltas revolucionárias organizadas para a unificação da Itália na primeira parte do século XIX. Além disso, graças às suas massivas produções culturais, Piana degli Albanesi é considerada o berço da literatura Arbëreshe. De fato, lá foi criada a primeira obra-prima da literatura albanesa, a Diáspora (1592), e a primeira escola na Sicília onde foi possível estudar a língua e a cultura albanesa. Ao mesmo tempo, sua Universidade foi incluída na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Perto de Piana degli Albanesi, na Contrada Sant’Anna, é possível visitar a antiga vila de Pirama, uma impressionante necrópole paleocristã.

Enfim, a cidade de Piana degli Albanesi também é conhecida por seus cannoli, de dimensões enormes!

Outras dicas

Onde fica Piana degli Albanesi?

Piana degli Albanesi é uma cidade italiana localizada na província de Palermo, no norte da Sicília. Além disso, ela dista cerca de 25km do centro de Palermo.

Enfim, a cidade fica em um planalto, no lado leste do Monte Pizzuta, com vista para o lago de mesmo nome.

Deseja ir a Piana degli Albanesi?

Serviço de transfer privativo

Chegue ou saia de Piana degli Albanesi utilizando nossos serviços de transfer privativo.