Anteriormente conhecida como Piana dei Greci, Piana degli Albanesi foi fundada na Idade Média. É considerada uma das mais importantes colônias Arbëreshe (descendentes de refugiados albaneses) na Sicília, mantendo os traços típicos da cultura albanesa, bem como preservando sua língua, costumes e religião.
A aldeia era conhecida por ser muito ativa durante as revoltas revolucionárias organizadas para a unificação da Itália na primeira parte do século XIX. Além disso, graças às suas massivas produções culturais, Piana degli Albanesi é considerada o berço da literatura Arbëreshe. De fato, lá foi criada a primeira obra-prima da literatura albanesa, a Diáspora (1592), e a primeira escola na Sicília onde foi possível estudar a língua e a cultura albanesa. Ao mesmo tempo, sua Universidade foi incluída na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Perto de Piana degli Albanesi, na Contrada Sant’Anna, é possível visitar a antiga vila de Pirama, uma impressionante necrópole paleocristã.
Enfim, a cidade de Piana degli Albanesi também é conhecida por seus cannoli, de dimensões enormes!
Outras dicas

Palermo: dicas práticas para aproveitar a cidade
Precisa de dicas de Palermo? Este post é para você que está organizando sua viagem

As Estradas do Vinho da Sicília
Um modo bem diferente de conhecer a Sicília é através

Cannolo: tudo que você queria saber sobre este doce siciliano
Se há um doce siciliano por antonomásia, este é o
Onde fica Piana degli Albanesi?
Piana degli Albanesi é uma cidade italiana localizada na província de Palermo, no norte da Sicília. Além disso, ela dista cerca de 25km do centro de Palermo.
Enfim, a cidade fica em um planalto, no lado leste do Monte Pizzuta, com vista para o lago de mesmo nome.