Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » CIDADES » Dicas de Siracusa » Como é o passeio com ônibus hop-on hop-off em Siracusa

Como é o passeio com ônibus hop-on hop-off em Siracusa


Hoje em dia qualquer cidade turística que se preze tem seu próprio ônibus hop-on hop-off, aqueles vermelhos (apesar de que em alguns lugares é amarelo) que rodam pela cidade passando pelas principais atrações turísticas. Siracusa também tem o seu e, por isso, fui pessoalmente testar o passeio. Agora conto aqui as minhas impressões.

Como Siracusa é uma cidade relativamente pequena, o ônibus turístico de lá também tem suas dimensões reduzidas, com um só andar e capacidade para apenas 27 passageiros. E você pode estar pensando que se Siracusa é uma cidade pequena, qual a necessidade deste ônibus? Bem, também me fiz a mesma pergunta e por isso fui testar o passeio, para tentar encontrar uma razão válida para fazer este tour.

Antes de tudo, me informei pelo site do Siracusa Open Tour sobre os horários e paradas. Não há um guichê que explique isso em Siracusa, mas provavelmente há panfletos da empresa em todos os hotéis da cidade. Tive a feliz ideia de iniciar o tour não das paradas do meio do caminho, mas sim do “capolinea”, ou seja, o fim de linha/ponto de partida do ônibus, que fica pouco fora de Ortigia. Cheguei 5 minutos antes do horário em que o ônibus passaria e a parada já estava cheia! Quando o ônibus se aproximou, tive dúvidas que todo mundo conseguiria entrar, mas felizmente havia lugar para todos. Era 11h da manhã e aparentemente todo mundo tinha escolhido aquele horário para iniciar o tour, tanto que o motorista não deixou mais ninguém entrar ao longo das outras paradas, visto que o ônibus estava cheio.

ônibus hop-on hop-off em Siracusa

O ônibus

Custo

O valor é 10 euros (menores de 17 anos pagam meia). Crianças menores de 3 anos não pagam. A passagem é comprada diretamente com o motorista à bordo do ônibus.

Defeitos e Chateações

Além do ônibus cheio, outro fator que fez com que eu me arrependesse de ter escolhido aquele horário para iniciar o tour foi o trânsito. Os sicilianos não sabem andar a pé ou com transporte público, por isso vão de carro para todos os lugares, transformando o trânsito em um caos.

Um grande defeito do ônibus hop-on hop-off de Siracusa é o fato dele não dispor de áudio em português. Além do italiano, há inglês, espanhol, francês, alemão e japonês. Eu fui ouvindo as explicações em italiano, mas durante todo o tour tocava em continuação duas músicas folclóricas da Sicília. Sem parar. Não sabia se me chateava mais com a musiquinha insistente ou com as buzinas dos carros.

 

O percurso

Com o mapa do percurso nas mãos, já sabia que o tour não incluiria atrações fundamentais de Siracusa, como a Piazza Duomo ou o Templo de Apolo, até porque ali é proibido o trânsito de veículos e algumas ruas são muito estreitas. De fato, o ônibus passa somente pelas ruas mais externas de Ortigia e o tour está mais focado nos pontos turísticos que ficam na parte mais “moderna da cidade”.

Piazza Archimede, Siracusa

Um dos poucos pontos de Ortigia por onde passa o ônibus hop-on hop-off é a Piazza Archimede.

Após dar uma volta bem curta pela parte mais externa de Ortigia, o ônibus sai da ilhota e vai em direção à área arqueológica da cidade. Dá para ver bem pouco do parque arqueológico Neapolis. O que notei é que as pessoas estavam usando o ônibus hop-on hop-off como transporte comum, para se locomover entre as atrações, já que de fora não se vê absolutamente nada.

Enfim, vejas as paradas:

fermate

Imagem: site do Siracusa Open Tour – Está escrito “Teatro Grego”, mas já aviso que não dá para vê-lo de fora.

O inteiro percurso tem uma duração de 1h e não sei como, mesmo com o trânsito lento, o atraso no final foi de apenas 5 minutos.

Logo após o almoço, me programei para pegar novamente o ônibus em outra parada. A minha intenção era chegar às Catacumbas de San Giovanni (parada 12). Ao contrário do que havia ocorrido pela manhã, desta vez o ônibus estava vazio e o trânsito livre! Aí sim, a viagem foi um pouco melhor, mesmo assim o balanço final foi negativo porque as informações sobre os monumentos são muito superficiais.

ônibus hop-on hop-off em Siracusa

Dentro do ônibus, sem janelas!

As vantagens (?)

Na minha opinião, a única vantagem de utilizar o ônibus hop-on hop-off de Siracusa é poder conhecer um pouco (e bem superficialmente) as atrações fora de Ortigia. Pode ser útil para quem passa apenas um dia na cidade e quer fazer um passeio rápido.

Não vale a pena utilizar o ônibus turístico como transporte, visto que existem linhas que ligam as atrações turísticas fora de Ortigia.

City tour em Siracusa
Faça um passeio privativo em Siracusa com uma guia que fala português! SAIBA MAIS.

Minhas dicas

Caso você tenha interesse em fazer esse passeio com o ônibus hop-on hop-off em Siracusa, as dicas que posso dar são as seguintes:

  • Tente iniciar o tour no “capolinea”, que fica na Via Rodi (veja o balãozinho verde no mapa abaixo).
  • Depois da minha experiência em dois horários diferentes, eu diria sem dúvida nenhuma que o melhor período para pegar esse ônibus é entre 13 e 16h, ou seja, o horário em que boa parte do comércio fecha e o trânsito diminui drasticamente. Ninguém merece ficar preso no engarrafamento dentro de um ônibus turístico, ouvindo buzinas o tempo inteiro, não mesmo.
  • Veja também se o tempo está bom. Não já janelas no ônibus e acredito que ele nem rode nos dias muito chuvosos.

 

Mapa do percurso do ônibus hop-on hop-off em Siracusa

Outras informações

  • O ônibus circula todos os dias, das 9 às 19h e os tours iniciam a cada hora.
  • O bilhete é comprado à bordo do ônibus
  • É possível acompanhar o percurso do ônibus ao vivo, através do site Siracusa Open Tour.

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

 

LEIA TAMBÉM:  Dica de praia em Siracusa: Fontane Bianche
Marcações:

3 comentários em “Como é o passeio com ônibus hop-on hop-off em Siracusa”

    1. Olá Eduardo,

      Pois é, esse foi um passeio extremamente deludente. É uma pena, porque Siracusa é cheia de lugares interessantes.

      Um abraço,

      Patricia

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!