Convidei a Raffaella Saba, amiga do blog, a escrever um post especial aqui, dando dicas do que fazer em Palermo com crianças. Ela é uma mamãe e profunda conhecedora da cidade, então ninguém melhor do que ela para contar para vocês como é passear em Palermo com os pimpolhos!
Dicas para quem vai visitar Palermo com crianças – Por Raffaella Saba
Palermo é uma cidade com mil opções, fascinante, inclusive e sobretudo se a visite com crianças. Seu centro histórico, com ruas destinadas somente aos pedestres, possibilita visitar as principais atrações: da Catedral aos Quattro Canti, passando pela Piazza Pretoria e Piazza Bellini, sempre ter que se preocupar com o trânsito. É sim, você pode deixar que os pequenos corram livres também no meio da rua. Mas só tenha cuidado com as ciclovias!
Se a sua ideia é passar na cidade mais que um dia, você pode se hospedar em uma estrutura family friendly como muitas da cidade, e que fiquem próximas ao centro histórico. Escolha um hotel ou B&B com um quarto espaçoso e que possa receber, se necessário, uma cama infantil ou um berço portátil.
Passeios guiados em Palermo em português – uma ótima opção para quem está com crianças! Saiba mais.
Palermo com crianças: o que ver e fazer
Mercato del Capo
É bom iniciar por este mercado, não só porque realmente fica pertinho do B&B, mas também porque, ao longo de uma única rua você pode mergulhar nas cores, na riqueza, na vida diária de um dos mercados mais importantes da cidade até chegar à área da catedral. Há apenas uma rua reta que, da entrada do mercado – Porta Carini – nos leva diretamente para a praça Sette Angeli, atrás da Catedral.
Catedral
Uma vez de frente a este magnífico exemplo de arte mista (da arquitetura árabe-normanda ao gótico-catalão) é impossível não ficar maravilhado com o efeito cenográfico da grande praça que surge na frente do pórtico. A entrada é lateral, mas aquela principal dá para a via Matteo Bonello.
Já dentro da catedral, peça para as crianças procurarem o próprio signo na meridiana. Certamente elas irão se divertir ao verem como ele é representado!
Leia mais sobre a Catedral de Palermo AQUI.
Quattro canti
Seguindo sempre pela Via Vittorio Emanuele se chega aos Quattro Canti, um lugar que representa o cruzamento das ruas mais importantes de Palermo: a Via Maqueda e o Corso Vittorio Emanuele – que corta em quatro partes o centro histórico. São quatro cantos arredondados estruturados em anéis concêntricos com quatro fontes com alegorias das quatro estações, quatro reis espanhóis e quatro santas protetoras.
Quem de vocês, entre pais e filhos, descobre em qual canto está representada a primavera?
Leia mais sobre o Quattro Canti AQUI.
San Cataldo e la Martorana
As duas igrejas se encontram na Piazza Bellini e ficam numa parte alta onde se chega através de uma escadaria um pouco íngreme. Subir com o carrinho não é o máximo, então é sempre bom encontrar um modo legal de fazer com que as crianças subam a pé, principalmente se forem preguiçosas como meu filho!
Por exemplo, você pode contar junto com elas as janelas da torre da Martorana ou quantas cúpulas tem a igreja de San Cataldo.
Leia mais sobre a Igreja da Martorana AQUI.
Piazza Marina
Prosseguindo pela via Vittorio Emanuele, indo na direção do mar, chega-se até a Piazza Marina. Na praça se encontra um jardim chamado Villa Garibaldi, e nele há uma das árvores mais espetaculares da cidade: uma enorme figueira cujos ramos chegam até o chão formando um emaranhado de colunas.
É um lugar onde é possível brincar de esconde-esconde! O jardim é cercado, então vocês podem descansar enquanto as crianças brincam.
Foro Italico
O Foro Italico é a parte do passeio histórico que se fazia à beira mar. Ali passeavam à noite, sobretudo no verão, os nobres com suas charretes, principalmente para encontrar um pouco de refresco das horas quentes do dia. Atravessando Porta Felice, o mar nos recebe com um caloroso abraço. Além disso, é possível tomar um bom sorvete nos vários quiosques ao longo das antigas muralhas ou então decidir se descansar um pouco no gramado sob a sobra de uma palmeira de frente para o mar.
Se você não tiver levado nenhuma bolinha ou algo do gênero, não se preocupe: há várias bancas que vendem brinquedos de todos os tipos!
Pupi siciliani
E se à tarde vocês estiverem ainda cheios de energia, não deixem de ver um espetáculo de marionetes, os chamados Pupi Siciliani. Quase na frente do Teatro Massimo, na via Bara All’Olivella, fica a oficina de Mimmo Cuticchio. De um lado se encontra a oficina em si, onde são construídas as marionetes. Do outro lado fica um teatrinho com capacidade para cerca de 50 pessoas onde são realizados os espetáculos (em italiano!).
Os fantoches de Palermo são diferentes daquele da zona de Catania por vários motivos:
- são movidos pelos lados, enquanto os de Catania a partir do alto
- são menores em relação àqueles do leste da Sicília
- podem levantar e abaixar o elmo e desembainhar a espada, enquanto os outros são, na maior parte, fixos.
As histórias contadas são aquelas dos paladinos da França, de Carlos Magno e do poema Orlando Furioso.
Nos arredores de Palermo
Para quem passa vários dias em Palermo, principalmente se nos meses mais quentes, entre primavera e verão, aqui vão duas dicas de lugares para visitar com seus filhos perto de Palermo.
Bioparco di Sicilia
É um jardim zoológico de conceito moderno onde não há somente animais presos. De fato, é preciso considerar o programa de educação e sensibilização que o Bioparco conduz.
Além do zoológico com 60 diferentes espécies, incluindo chimpanzés, lêmures, cangurus, zebras, quatis, suricates, asnos sicilianos, camelos, lhamas e outros, há uma área grande, onde é possível fazer um piquenique e uma área dedicada aos dinossauros em tamanho natural.
O Bioparco di Sicilia está situado em Carini, a meia hora de carro de Palermo. Mais informações: www.bioparcodisicilia.it
Ecocampus
O Ecocampus é um parque de aventura onde ficamos em contato com a natureza. Lá é possível participar de vários percursos acrobáticos entre as árvores, com pontes, redes, troncos e passarelas. É um lugar onde podem se divertir tanto crianças, quanto adolescentes e adultos. Tudo é avaliado a partir da idade, da altura e da força física.
Enfim, o Ecocampus e o Parque aventura se encontram em Casaboli (Monreale), a 15 minutos de carro de Palermo. Mais informações: www.ecocampuscasaboli.it.