Você é um daqueles que não larga mão do kite nem durante as viagens? Então que tal aproveitar e vir praticar kitesurf na Sicília? Com impressionantes 2.000 quilômetros de costa, a Sicília é uma das regiões mais ventosas da Itália e um verdadeiro paraíso para os entusiastas do windsurf e do kitesurf, tanto iniciantes quanto aqueles com um nível mais avançado.

Antes de tudo, como a Sicília fica bem perto da África, nosso clima é bem ameno, com temperaturas mais quentes de março a novembro. Além disso, a influência do deserto do Saara faz do siroco um vento quase constante. Mas não só ele: sopram também o Libeccio (vento de sudoeste que sopra na costa oeste da Itália, principalmente na Sicília e Sardenha); o Ponente (vento de oeste do Mar Mediterrâneo) e o vento térmico.

Em suma, a Sicília está certamente entre as melhores regiões da Itália para o kitesurf. Ademais, há alguns pontos muito importantes, como a área de Mazara del Vallo e Stagnone, os quais fazem da Sicília um destino bastante procurado, tanto para aqueles que querem começar a fazer kitesurf, quanto para aqueles que querem aperfeiçoar as próprias habilidades ou somente se divertir.

Entre Trapani e Marsala, na Laguna dello Stagnone

kitesurf na sicilia

Kitesurf na Lagoa do Stagnone. Foto: Mike Palazzoto

 
A Laguna dello Stagone, entre Marsala e Trapani é o primeiro lugar que me vem em mente quando penso em Kitesurf na Sicília.

O Stagnone é um local fantástico para praticar kite graças às condições climáticas e às paisagens que o circunda. A lagoa é uma reserva natural com águas rasas (vai no máximo até a cintura) e muito plana. Mas para quem quer um pouco mais de ação, saltando entre as ondas, graças à posição e conformação da costa oeste da Sicília, basta sair um pouquinho da lagoa em direção ao mar e você encontrará as condições desejadas.

Uma característica do Stagnone são as temperaturas muito amenas e o vento muito generoso durante todo o ano.

Veja AQUI as escolas de Kite no Stagnone

 

Mondello, Palermo

Curiosidades sobre Palermo

A praia de Mondello, em Palermo, é famosa pela sua areia fina e branca, águas cristalinas e por ser, digamos, a referência dos turistas e habitantes da cidade quando chega o verão. O lugar apresenta condições ideais para o prática de esportes aquáticos, como o SUP, o windurf e o kitesurf.

Tanto sol e vento regular permitem praticas esses esportes o ano todo, porém recomenda-se evitar os períodos mais movimentados das férias italianas, como os meses de julho e agosto, quando a praia fica extremamente lotada.

VejaAQUI uma escola de kite em Mondello.

 

Kitesurf na Sicília: o Estreito de Messina

Estreito de Messina

Estreito de Messina

O Estreito de Messina é uma área repleta de locais adequados ao kitesurf e ricos em elementos naturais fundamentais: um mar maravilhoso, o vento sempre presente em todos os meses do ano, praias amplas e um clima ameno mesmo nos meses de inverno.

Um desses lugares é a localidade chamada “Pilone”, onde o mar permanece, quase sempre, muito plano e adequado à prática do kitesurf, sobretudo o freestyle. O fundo do mar é arenoso com pequenas pedras, depois de alguns metros da costa a água fica imediatamente profunda.

A praia, com a mesma conformação, é muito larga e livre de obstáculos; perfeito para partidas com total segurança. No mar há uma ligeira corrente que não incomoda e não torna o local perigoso.

É possível praticar kitesurf em Messina todo o ano, mas os melhores meses, por causa da intensidade do vento, são outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março.

Outros lugares ideais para praticar kitesurf na Sicília, na região de Messina são: Tremestieri, Baia della spiaggia di Torrente Guidara, Capo d’Orlando e a praia de Mortelle.

Leia também: Descobrindo Messina: o que fazer em um dia

 

Pozzallo e Ispica

pozzallo sicilia

O litoral da província de Ragusa é particularmente propício à prática do windsurf e do kitesurf na Sicília, isso graças aos ventos constantes e às praias de águas rasas. Por exemplo, Pozzallo e Santa Maria del Focallo são duas das localidades mais frequentadas pelos kiters e há um bom número de escolas do esporte.

Pozzallo tem praias bem espaçosas, com uma faixa de areia larga. Além disso, é um lugar muito seguro para praticar kitesurf, pois o mar tem profundidade baixa. Durante quase o ano todo é possível encontrar vento e praticar kite. Neste lugar os tamanhos de kite mais usados são 9 e 7, mas também 10-12 metros são úteis na presença de vento fraco.

A praia de Santa Maria del Focallo, entre Pozzallo e Ispica, é outro point dos praticantes de kitesurf na Sicília. É uma praia de 5km de extensão sem nenhum obstáculo, com ventos térmicos constantes e águas rasas (dá para tocar a areia até cerca de 70m da costa).

VejaAQUI escolas de kitesurf em Pozzallo e em Santa Maria del Focallo.

 

Mazara del Vallo

kitesurf na Sicília

Mazara del Vallo é uma cidade do sudoeste da Sicília, “de frente para a África”.

Graças também à posição estratégica, é uma cidade muito ventosa, especialmente em alguns períodos do ano. Isto faz de Mazara um lugar ideal para praticar praticar kite surf ou vela. Os fãs do kite cada vez mais escolhem Mazara del Vallo como meta de suas férias, escolhendo sobretudo as praias de Tonnarella e Capo Feto, perfeitas para esse esporte, não só pela beleza do lugar por causa das condições favoráveis do vento, mas também para a largura das praias, o que permite uma perfeita preparação dos equipamentos e de tudo o que é necessário.

VejaAQUI uma escola de kitesurf em Mazara del Vallo.

 

E então, kiters, que tal vir praticar kitesurf na Sicília?

 

Comente!