Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » Curiosidades » Onde fica a Sicília – Noções de Geografia

Onde fica a Sicília – Noções de Geografia

Saber onde fica a Sicília é a primeira coisa que você precisa saber antes de iniciar a preparar o seu roteiro. Pois bem, aqui vão algumas informações sobre a localização da Sicília no mapa da Itália.

 

A Sicília faz parte da Itália

Trinacria Bandeira da Sicília

Bandeira da Sicília

 

A Sicília é uma das regiões (estados) da Itália. Além disso, ela é uma das cinco regiões do país com "estatuto especial", ou seja, com autonomia em algumas área e parlamento próprio, o qual é composto por 90 membros, que aprovam leis sobre escolas, agricultura e turismo.

Desde 2001, os sicilianos podem eleger o presidente de seu governo, que permanece no cargo por 5 anos.

Apesar dessa autonomia, no entanto, o desenvolvimento da Sicília ainda está muito atrasado, devido a motivos históricos e políticos profundamente arraigados, embora exista um enorme potencial na indústria do turismo.

Uma curiosidade: A Sicília foi uma nação independente por quase 750 anos. Em 1130, Rogério II da Sicília fundou o Reino da Sicília, um reino independente que governou a Sicília até 1816.

 

Onde fica a Sicília no mapa da Itália?

Para saber onde fica a Sicília, basta dar uma olhada no mapa acima. A região está localizada no extremo sul da Itália, ou seja, é a ilha que fica em frente à "ponta da bota" no mapa da Itália (a Calábria), da qual é separada pelo Estreito de Messina. Justamente por ser uma ilha, não faz divisa com nenhuma região da Itália.

 

Qual é a capital da Sicília?

A capital da Sicília é Palermo, que também é a maior cidade da região. Palermo e sua região metropolitana, com seus cerca de 1.200.000 habitantes, concentra 1/4 da população da Sicília.

 

Quais são as principais cidades da Sicília?

Dividida em 9 províncias, Palermo, Catania, Messina, Ragusa, Siracusa, Trapani, Agrigento, Enna e Caltanissetta, a Sicília tem nessas as suas principais cidades. Outras localidades de grande interesse e importância são Modica, Marsala, Cefalù, Taormina e Noto, bem como as ilhas menores pertencentes à Sicília (Lampedusa, o arquipélago das Ilhas Eólias, Favignana, Pantelleria, Ustica e etc).

Leia também: Quais são os aeroportos da Sicília?

 

Mapa da Sicília

Descubra a Sicília!

Catania

Catania é a segunda maior cidade da Sicília, porém principal porta de entrada, visto que lá se encontra o principal aeroporto da região. É uma cidade alegre, jovial e intensa.

Palermo

A capital da Sicília tem muitos tesouros históricos e artísticos, além de ser uma cidade surpreendente!

Siracusa

Sendo uma das cidades mais antigas da Sicília, Siracusa tem tesouros arqueológicos e arquitetônicos de valor inestimável. Além disso, seu litoral também é lindo.

Taormina

Taormina é a cidade mais turística da Sicília. Charmosa, requintada, chique, não pode ficar de fora de nenhum roteiro. Suas belas praias cristalinas atraem visitantes do mundo inteiro.

Agrigento

Vale dos Templos de Agrigento

Cefalù

Praia de Cefalù

Erice

Bate e volta de Trapani - Erice

Messina

Messina

Modica

comuna de Modica

Noto

Dicas de Noto

Ragusa

Ragusa Ibla

Trapani

Ilhas da Sicília

Favignana

Favignana

Lampedusa

Levanzo

Ilha de Levanzo, Sicília

Lípari

Ilha de Lípari

Panarea

Panarea

Pantelleria

Pantelária

Salina

Ilha de Salina

Stromboli

Ustica

Ustica

Vulcano

Ilha de Vulcano, Sicília
LEIA TAMBÉM:  Cidades Fantasma da Sicília: Poggioreale e Gibellina

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!