Ter a oportunidade de assistir a uma ópera em Catania pode, sem dúvida alguma, coroar a sua estadia na cidade. De fato, para quem gosta deste tipo de música, é uma experiência única que não pode ser desperdiçada, afinal o teatro é dedicado a um dos maiores compositores que o mundo já viu: Vincenzo Bellini.
No entanto, apesar de ser o mais importante teatro de Catania e um dos mais importantes da Itália, Bellini nunca conheceu o teatro. É que este templo das óperas foi inaugurado no dia 31 de maio de 1890, bem 55 anos após a morte do compositor. O evento foi celebrado com a apresentação da ópera Norma de Bellini, uma obra-prima do grande compositor catanês.
Um teatro muito querido
Desde a sua inauguração, este maravilhoso teatro foi o lar de alguns dos maiores compositores e músicos do século XX. Entre as performances mais famosas estão a edição de 1933 de La Traviata com Mercedes Capsir e Lina Pagliughi e uma de 1934 de Carmen com Gianna Pederzini. Já em 1950 e 1951 apresentou-se lá Maria Callas, primeiramente com Norma e depois com I Puritani.

O Teatro Bellini por fora. À noite, esta praça vira um ponto de encontro de jovens, pois é repleta de barzinhos. No fim de semana, então, é extremamente movimentada.
Sem dúvida o Teatro Massimo Bellini é muito querido pela população. Localizado no centro de Catania, poucos quarteirões atrás da Catedral, é um lugar especial no coração da cidade siciliana e um ponto de referência não só para quem vive, mas também para quem está só de passagem.
A estrutura interna do Teatro Massimo é uma celebração barroca total, abrigando uma prestigiosa orquestra de 105 membros e um coro lírico de 84 elementos, entre os quais vários músicos famosos. Quanto ao público, ele chega a hospedar até 1200 pessoas.

O teto atrai a atenção do público graças aos afrescos do artista Ernesto Belland que retratam Bellini e quatro de suas principais óperas: Norma, Sonnabula, Pirata e Puritani.
Visitando o teatro
Antes de tudo, não é necessário ter que assistir a uma ópera para poder conhecer o Teatro Massimo Bellini por dentro. Felizmente, graças a uma colaboração com a associação de guias de turismo de Catania, é possível conhecer o teatro com uma visita guiada.
O percurso inclui uma visita ao interior do salão histórico, plateia e balcões. Você também pode integrar o passeio com uma visita ao museu dedicado a Vincenzo Bellini.
O Teatro Massimo Bellini de Catania fica aberto para visita às terças, quartas e quintas-feiras, das 9 às 12h. As visitas guiadas (realizadas em italiano e inglês) acontecem às 10 e às 11h30. O bilhete custa 6 euros.
Como assistir a uma ópera em Catania
Se visitar o Teatro Massimo Bellini em um passeio já é maravilhoso, imagina então vê-lo durante um espetáculo. Certamente será inesquecível.
Todos os anos há uma temporada de ópera em Catania e uma estação sinfônica e de câmara. A temporada de óperas acontece nos meses de outono e inverno, mas geralmente há concertos de balé e música clássica ao longo do ano. Durante o verão, o teatro realiza alguns espetáculos ao ar livre, na praça adjacente ou pequenas apresentações na Piazza Università, na Via Etnea.

O foyer do teatro com a estátua de Bellini. O compositor, pensativo, parece admirar o lindo lugar e aqueles que, hoje, interpretam as obras-primas da música lírica.
Boa parte dos ingressos para os espetáculos se esgotam facilmente, portanto é aconselhável reservar com antecedência para garantir um bom lugar.
Enfim, deseja então assistir a uma ópera em Catania ou um concerto? Veja abaixo os espetáculos em cartaz no Teatro Massimo Bellini:
Data | Evento | Bilhetes |
---|---|---|
07 e 08 de outubro de 2022 | Concerto sinfônico: Orquestra do Teatro Massimo Bellini | A partir de 17 euros |
De 26 de outubro a 3 de novembro de 2022 | Ópera Tosca | A partir de 22,44 euros |
Os bilhetes para as óperas em Catania e para os concertos podem ser adquiridos online pelo site da Viva Ticket ou então diretamente na bilheteria do teatro.
Informações
- Teatro Massimo Bellini de Catania
- Piazza Vincenzo Bellini (clique para ver no mapa)
Planeje sua viagem
Teatro lindo!!! Assisti fantasma da opera em Sampa e achei uma coisa de outro mundo… imagine na própria Itália… Obrigado pelas dicas…
Oi Benjamim,
É uma maravilha! Mas Sampa tb não fica atrás!
Um abraço,
Patricia