Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » CIDADES » Dicas de Catânia » Onde assistir a uma ópera em Catania: Teatro Massimo Bellini

Onde assistir a uma ópera em Catania: Teatro Massimo Bellini


Ter a oportunidade de assistir a uma ópera em Catania pode, sem dúvida alguma, coroar a sua estadia na cidade. De fato, para quem gosta deste tipo de música, é uma experiência única que não pode ser desperdiçada, afinal o teatro é dedicado a um dos maiores compositores que o mundo já viu: Vincenzo Bellini.

No entanto, apesar de ser o mais importante teatro de Catania e um dos mais importantes da Itália, Bellini nunca conheceu o teatro. É que este templo das óperas foi inaugurado no dia 31 de maio de 1890, bem 55 anos após a morte do compositor. O evento foi celebrado com a apresentação da ópera Norma de Bellini, uma obra-prima do grande compositor catanês.

City tour em Catânia
Faça um passeio privativo em Catania com uma guia que fala português! SAIBA MAIS.

Um teatro muito querido

Desde a sua inauguração, este maravilhoso teatro foi o lar de alguns dos maiores compositores e músicos do século XX. Entre as performances mais famosas estão a edição de 1933 de La Traviata com Mercedes Capsir e Lina Pagliughi e uma de 1934 de Carmen com Gianna Pederzini. Já em 1950 e 1951 apresentou-se lá Maria Callas, primeiramente com Norma e depois com I Puritani.

ópera em Catania
O Teatro Bellini por fora. À noite, esta praça vira um ponto de encontro de jovens, pois é repleta de barzinhos. No fim de semana, então, é extremamente movimentada.

Sem dúvida o Teatro Massimo Bellini é muito querido pela população. Localizado no centro de Catania, poucos quarteirões atrás da Catedral, é um lugar especial no coração da cidade siciliana e um ponto de referência não só para quem vive, mas também para quem está só de passagem.

A estrutura interna do Teatro Massimo é uma celebração barroca total, abrigando uma prestigiosa orquestra de 105 membros e um coro lírico de 84 elementos, entre os quais vários músicos famosos. Quanto ao público, ele chega a hospedar até 1200 pessoas.

O teto atrai a atenção do público graças aos afrescos do artista Ernesto Belland que retratam Bellini e quatro de suas principais óperas: Norma, Sonnabula, Pirata e Puritani.
O teto do Teatro Massimo Bellini de Catania

Visitando o teatro

Antes de tudo, não é necessário ter que assistir a uma ópera para poder conhecer o Teatro Massimo Bellini por dentro. Felizmente, graças a uma colaboração com a associação de guias de turismo de Catania, é possível conhecer o teatro com uma visita guiada.

Durante a minha visita, a orquestra estava se preparando para iniciar um ensaio.

O percurso inclui uma visita ao interior do salão histórico, plateia e balcões. Você também pode integrar o passeio com uma visita ao museu dedicado a Vincenzo Bellini.

O Teatro Massimo Bellini de Catania fica aberto para visita às terças, quartas e quintas-feiras, das 9 às 12h. As visitas guiadas (realizadas em italiano e inglês) acontecem às 10 e às 11h30. O bilhete custa 6 euros.

Como assistir a uma ópera em Catania

Se visitar o Teatro Massimo Bellini em um passeio já é maravilhoso, imagina então vê-lo durante um espetáculo. Certamente será inesquecível.

Todos os anos há uma temporada de ópera em Catania e uma estação sinfônica e de câmara. A temporada de óperas acontece nos meses de outono e inverno, mas geralmente há concertos de balé e música clássica ao longo do ano.  Durante o verão, o teatro realiza alguns espetáculos ao ar livre, na praça adjacente ou pequenas apresentações na Piazza Università, na Via Etnea.

O foyer do teatro com a estátua de Bellini. O compositor, pensativo, parece admirar o lindo lugar e aqueles que, hoje, interpretam as obras-primas da música lírica.

Boa parte dos ingressos para os espetáculos se esgotam facilmente, portanto é aconselhável reservar com antecedência para garantir um bom lugar.

Enfim, deseja então assistir a uma ópera em Catania ou um concerto? Veja abaixo os espetáculos em cartaz no Teatro Massimo Bellini:

DataEventoBilhetes
07 e 08 de outubro de 2022Concerto sinfônico: Orquestra do Teatro Massimo BelliniA partir de 17 euros
De 26 de outubro a 3 de novembro de 2022Ópera ToscaA partir de 22,44 euros
WordPress Responsive Table

Os bilhetes para as óperas em Catania e para os concertos podem ser adquiridos online pelo site da Viva Ticket ou então diretamente na bilheteria do teatro.

 

Informações

LEIA TAMBÉM:  Eventos no Teatro Massimo de Palermo

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

2 comentários em “Onde assistir a uma ópera em Catania: Teatro Massimo Bellini”

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!