Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » CIDADES » Dicas de Catânia » Teatro Romano de Catânia: um sítio arqueológico cravado no centro da cidade

Teatro Romano de Catânia: um sítio arqueológico cravado no centro da cidade


Sem dúvida, o Teatro Romano de Catânia é um dos lugares mais interessantes para se conhecer na cidade. Porém, ele fica tão escondido entre os edifícios do centro histórico que, o turista que visita Catânia e não está com um guia (que seja um livro ou uma pessoa) dificilmente encontrará sozinho este monumento milenar.

O Teatro Romano foi construído no século I d.C, por cima de um teatro grego que existia no local. Com capacidade para cerca 7000 espectadores, por mais de quatro séculos sediou espetáculos de música, dança, comédias e outras formas de entretenimento. No entanto, no século VI, com as invasões bárbaras e uma série de terremotos, o teatro começou a entrar em declínio. Posteriormente, após o fim do Império Romano, retiraram toda a decoração de mármore que cobria o teatro para utilizá-la na construção da Catedral de Santa Ágata.

City tour em Catânia
Faça um passeio privativo em Catania com uma guia que fala português! SAIBA MAIS.

Teatro Romano de Catânia

Um teatro de pedra vulcânica

A plateia, os degraus e o palco do teatro foram construídos com pedra lávica. Por isso, eles têm essa cor escura, ao contrário dos outros teatros antigos da Sicília. Além disso, outra característica do Teatro Romano é o palco frequentemente alagado. Isso acontece porque bem ali se localiza uma fonte de água doce. Alguns estudiosos afirmam que um rio que passa no subsolo de Catânia foi desviado de propósito para inundar o palco do teatro e ser possível a realização de espetáculos na água.

teatro romano de catania

Na água que frequentemente cobre o palco do teatro já apareceram até enguias nadando!

Posteriormente, com o abandono do teatro, os habitantes da cidade iniciaram a construir edifícios por cima do monumento. No lugar onde ficava a orquestra foi construído um matadouro (aproveitando a fonte d’água do teatro) e, na Idade Média, foi todo coberto por casas que impediram por séculos a vista do teatro.

Teatro Romano de Catania

Nos anos 50 demoliram os edifícios construídos por cima do palco e da plateia e, finalmente, o teatro apareceu. No entanto, as casas ao redor ainda permanecem, por isso é difícil ver o teatro de fora.

Ao lado do  Teatro Romano há outro monumento da mesma época: o Odeão (em italiano, Odeon). Trata-se de um pequeno teatro com capacidade para cerca de 1500 pessoas e que era destinado a eventos musicais, concursos de poesia e aos ensaios dos espetáculos realizados do teatro principal.

LEIA TAMBÉM:  O mercado do peixe de Catania

Por fim, outros lugares que você pode visitar são a Casa Liberti, uma das duas casas dentro do teatro que não foram demolidas, e o museu do Teatro Romano, onde estão expostos inúmeros moedas, estátuas e outros achados arqueológicos encontrados durante as escavações no teatro.

Informações sobre o Teatro Romano de Catânia

  • O Teatro Romano de Catânia fica aberto para visitação todos os dias, das 9 às 19h (só até 17h no inverno). O ingresso inteiro custa 6 euros;
  • A entrada fica na Via Vittorio Emanuele II, nº 260. É uma rua perpendicular à Via Etnea e que passa pela Piazza Duomo. No entanto, preste atenção porque a entrada fica em um edifício como os outros da região. Por isso é fácil passar pela frente sem notá-la.
  • Os trabalhos de restauração e escavação no teatro continuam até hoje, por isso o lugar é sempre um canteiro de obras.

IMPORTANTE:

Para entrar nos museus e parques arqueológicos da Itália, é necessário apresentar o Green Pass, isto é, o certificado de vacinação da COVID-19, um certificado de recuperação (menos de 6 meses) ou resultado de RT-PCR/antígeno negativo (máx. 48h). Por outro lado, os visitantes de países que não adotaram o Green Pass podem entrar nos museus e locais de cultura mediante apresentação de certificação equivalente (ou seja, que apresente os mesmos dados do green pass) e que, no caso de vacinação, ateste o uso de uma das vacinas autorizadas na Itália (Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen). Além disso, também será necessário mostrar um documento de identidade. Estas medidas valem se aplicam a todas as pessoas com idade a partir de 12 anos.

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

Planeje sua viagem

LEIA TAMBÉM:  Passeios na Sicília

5 comentários em “Teatro Romano de Catânia: um sítio arqueológico cravado no centro da cidade”

  1. Oi! Acabo de descobrir o seu blog e estou adorando! Tb sou brasileira e tb moro na Italia e a Sicilia é uma das poucas regioes que ainda nao conheço. Mas, como pretendo conhecer em breve, estarei sempre por aqui! 🙂
    Beijos!

    1. Oi Cristina!
      Que bom que vc està gostando do blog! Quando vier aqui, me fala! Vou adorar saber como foi a sua viagem.
      Um abraço,
      Patricia
      PS: Amei seu blog e curti sua pagina no FB porque eu adoro moda e sempre tento sair de casa bonitinha 😀

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!