Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » DICAS » Gastronomia » O que comer na Sicília: 5 pratos imperdíveis

O que comer na Sicília: 5 pratos imperdíveis


A culinária italiana é tão rica que não só as regiões, mas cada cidade, tem seus pratos típicos. De fato, eu poderia fazer uma lista quilométrica de comidinhas e especialidades sicilianas, mas acho que ninguém iria dar conta sair comendo tudo que aparecesse pela frente, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Sendo assim, selecionei cinco entre dos principais pratos típicos da Sicília, para você ter uma ideia do que pedir nos restaurantes quando estiver aqui na ilha. A ordem é meramente casual.

 

1. Pratos típicos da Sicília: Caponata

Servido como antepasto ou acompanhamento, a caponata é um prato à base de berinjelas, alcaparras, aipo, azeitonas e pinoli (em Portugal, chamados pinhões), tudo refogado com molho de tomate agridoce. É o clássico dos clássicos da culinária siciliana.

LEIA TAMBÉM:  Caponata Siciliana: origens, história e receita

2. Pasta alla Norma

o que comer na Sicília

A Pasta alla Norma é um prato típico de Catânia e o nome foi dado pelo poeta siciliano Nino Martoglio, em homenagem à ópera “Norma”, de Vincenzo Bellini, compositor catanês. Conta-se que Nino Martoglio, ao comer um prato do macarrão, teria comparado a iguaria à ópera, afirmando que uma seria tão maravilhosa quanto a outra. 

A Pasta alla Norma tradicional é feita com um molho de berinjelas fritas, tomate e manjericão fresco. Por fim, adiciona-se ricota dura salgada ralada.

LEIA TAMBÉM:  10 massas típicas da Sicília

 

3. Couscous di Pesce

pratos típicos da Sicília

O couscous de peixe é um prato típico do oeste da Sicília (Trapani, Favignana, San Vito Lo Capo), área que sofreu muita influência da cultura árabe. Este prato é semelhante ao couscous marroquino, porém é servido com um caldo de peixe. A versão árabe, por sua vez, é feita com vegetais e carne de cordeiro.

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

4. Sarde a Beccafico

Quer como antepasto, quer como prato principal, as “sarde a beccafico” (sardinhas à beccafico) são uma delícia sempre presente nas refeições das famílias sicilianas. É possível encontrar este prato em todas as partes da Sicília, mas aquele feito em Palermo é o melhor.

Antes de tudo, o “Beccafico” (felosa-das-figueiras) é um passarinho que se alimenta sobretudo de figos. Por isso, ele é bem gordinho, assim como as sardinhas deste prato.

Enfim, para preparar “sarde a beccafico”, as sardinhas são abertas e recheadas com farinha de rosca, pinoli, anchovas e passas. Elas são então enroladas e assadas no forno. No entanto, na versão de Catânia, as sardinhas são dispostas tipo sanduíche, empanadas e fritas.

 

5. Pasta con Acciughe e Mollica

Este prato tem origens muito antigas e é preparado com poucos e simples ingredientes. Ele leva anchovas e farinha de rosca, dois ingredientes presentes até nas cozinhas mais pobres. Sem dúvida o segredo deste prato está justamente na sua simplicidade e no uso de ingredientes genuínos.

Graças a isso, o sabor das anchovas é predominante e se casa muito bem com a farinha de rosca bem tostadinha, tudo regado com um bom azeite extra-virgem. Na minha opinião, comer um prato de macarrão com anchovas e farinha de rosca é um deleite!

LEIA TAMBÉM:  11 Comidas exóticas (ou estranhas) da Sicília

 

Chego ao fim do post pensando que poderia ter inserido outros pratos típicos da Sicília, talvez a pasta con le sarde (macarrão com sardinhas), poderia ter falado do pesto siciliano (pesto de tomates secos), das berinjelas à parmigiana, mas acabaria sendo um texto infinito!

Independente do que você escolher para comer, uma coisa é certa: você vai embora da Sicília não só com souvenirs e lembranças inesquecíveis,  mas vai levar também uns quilinhos a mais.

Enfim, depois dessa comilança, lembre-se de deixar espaço para a sobremesa!

10 comentários em “O que comer na Sicília: 5 pratos imperdíveis”

  1. A Itália toda é linda, fantástica !!! Mas quem pensa no sul como um lugar menos desenvolvido ou perigoso muito se engana… Aqui está a melhor culinária italiana e, falando francamente, o povo da Calábria e da Sicília é fraterno e acolhedor !! Obrigado Patricia por divulgar e enaltecer as qualidades do sul italiano !!!

  2. Em janeiro faço 40 anos de casado e em final de abril ou final de maio vamos comemorar em uma viagem pela Italia e tenho muita vontade de passar uns 3 a 4 dias na Sicilia. Que cidades voce me sugeriria?
    Parabens pelo Site!

    1. Olá Carlo,

      3 ou 4 dias são bem pouquinhos! Não vai dar para ver muito, por isso a minha sugestão é que você prefira a costa leste da Sicília. As cidades de Taormina e Siracusa (e seus arredores) são aquelas mais indicadas para uma estadia curta!
      Um abraço,
      Patricia

  3. Achei ótimas suas dicas …Parabéns e obrigado. Vou para a Sicília em poucos dias e certamente experimentarei os pratos que sugeriu. Adoro anchovas , berinjela, tomate, manjericão, enfim, todos os ingredientes e temperos dos pratos!!! Contarei mais quando voltar. Bjo.. M Cecilia

    1. Oi Dani, obrigada!
      Eu tb não sou o Anthony, até porque engordo cada copo de água que bebo! rsrs
      E se a gente não comer de tudo o que o lugar tem para oferecer, a viagem fica incompleta e sem graça, não é? 😀
      Beijos,
      Pati

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!