Uma ótima maneira de entender a importância dos frutos do mar na culinária da Sicília é visitar o mercado do peixe de Catania – a chamada “Piscaría“, que é quase tão antiga quanto a cidade.
De segunda a sábado pela manhã, as ruas logo atrás da Fontana dell’Amenano, perto do duomo de Catania, se transformam em um mercado ao ar livre, daqueles bem barulhentos. De fato, o mercado de peixe de Catania fica no coração da cidade e o cheiro da matéria-prima fresca e o som do vozerio dos feirantes são tão peculiares que o mercado acabou tornando-se uma das atrações turísticas da cidade.
Um lugar para colocar no roteiro
Visitar um mercado na Sicília é uma experiência que eu aconselho a todos que queiram conhecer os hábitos da população, viver o lugar exatamente como ele é, sem frescuras. Certamente em Catania não é diferente, e é quase impossível não se contagiar com o clamor e o folclore do mercado do peixe.
Em suma, peixes e frutos do mar são exibidos em bancas, tabuleiros, baldes, caixotes de plástico, qualquer coisa! Além disso, os vendedores de peixe fazem o seu melhor para promover suas mercadorias em voz alta – rigorosamente em dialeto siciliano. Mesmo quem não consegue entender nada, não consegue não achar graça.
No entanto, caminhe com cuidado e, de preferência, use sapatos fechados, pois o chão fica sempre molhado por causa do gelo derretido e da água que eles jogam nos peixes. No final do dia, toda a área é limpa e pronta para o mercado do próximo dia.
Uma dica: se você quiser observar o mercado “de longe”, logo atrás da Fonte dell’Amenano você encontrará um terraço com vista para a arena principal do mercado de peixe. Muitas pessoas param ali para assistir e fotografar.

Visto de cima
Um mercado é a alma da cidade
O mercado do peixe de Catania é animado, turbulento, colorido, com uma atmosfera eletrizante. Este é um dos maiores mercados de peixe da Itália, e apenas os mais frescos de peixes e frutos do mar são encontrados aqui. E que seleção! Polvo, lulas, vôngole, mexilhões, enguias, sardinhas, peixes-espada, anchovas, atum e outras variedades de peixes do Mediterrâneo. Lá tem de tudo.

Cabeças de peixes-espada gigantes apontam para o céu, com seus próprios cortes rosa exibidos ao lado de seus focinhos impressionantes.
Mas além de peixes, há outras barracas de alimentos que vendem queijos, carnes frescas e curadas, vegetais, incluindo uma grande variedade de antipasti, como azeitonas temperadas, um clássico dos mercados sicilianos. Além disso, também é possível degustar várias coisas no momento, inclusive as alici marinate, que você encontrará praticamente em todo restaurante da Sicília.

Anchovas – cruas – temperadas e prontas para o consumo. Tem coragem?
Sendo assim, se você for ficar uns dias em Catania em um apartamento alugado, faça suas compras lá, troque algumas palavrinhas com os pescadores e, sobretudo, aproveite o espetáculo da Piscarìa!
Enfim, para entender melhor do que eu estou falando, veja o video abaixo. A narração é em inglês, mas não é necessário entender o que ele diz para se dar conta da confusão do mercado!
Como chegar ao mercado do Peixe de Catania
Para chegar ao mercado do peixe de Catania, basta dirigir-se à Piazza del Duomo, a principal praça da cidade. É lá que fica a fontana dell’Amenano, dedicada ao rio que flui sob a cidade do Etna. O acesso ao mercado fica logo atrás da fonte.
Por fim, as barracas se estendem pela Piazza Alonzo di Benedetto e a Piazza Pardo e nas ruas circundantes. Elas chegam atété a Porta di Carlo V, à qual você pode chegar pela via Cardinale Dusmet.
O mercado funciona de segunda a sábado até as 13h.
Planeje sua viagem
Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.