Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » CIDADES » Dicas de Catânia » O mercado do peixe de Catania

O mercado do peixe de Catania


Uma ótima maneira de entender a importância dos frutos do mar na culinária da Sicília é visitar o mercado do peixe de Catania – a chamada “Piscaría“, que é quase tão antiga quanto a cidade.

De segunda a sábado pela manhã, as ruas logo atrás da Fontana dell’Amenano, perto do duomo de Catania, se transformam em um mercado ao ar livre, daqueles bem barulhentos. De fato, o mercado de peixe de Catania fica no coração da cidade e o cheiro da matéria-prima fresca e o som do vozerio dos feirantes são tão peculiares que o mercado acabou tornando-se uma das atrações turísticas da cidade.

City tour em Catânia
Faça um passeio privativo em Catania com uma guia que fala português! SAIBA MAIS.

Um lugar para colocar no roteiro

Visitar um mercado na Sicília é uma experiência que eu aconselho a todos que queiram conhecer os hábitos da população, viver o lugar exatamente como ele é, sem frescuras. Certamente em Catania não é diferente, e é quase impossível não se contagiar com o clamor e o folclore do mercado do peixe.

Em suma, peixes e frutos do mar são exibidos em bancas, tabuleiros, baldes, caixotes de plástico, qualquer coisa! Além disso, os vendedores de peixe fazem o seu melhor para promover suas mercadorias em voz alta – rigorosamente em dialeto siciliano. Mesmo quem não consegue entender nada, não consegue não achar graça.

No entanto, caminhe com cuidado e, de preferência, use sapatos fechados, pois o chão fica sempre molhado por causa do gelo derretido e da água que eles jogam nos peixes. No final do dia, toda a área é limpa e pronta para o mercado do próximo dia.

Uma dica: se você quiser observar o mercado “de longe”, logo atrás da Fonte dell’Amenano você encontrará um terraço com vista para a arena principal do mercado de peixe. Muitas pessoas param ali para assistir e fotografar.

curiosidades sobre Catania

Fonte dell’Amenano… logo atrás dela fica o terraço que dá acesso ao mercado do peixe.

Visto de cima

Um mercado é a alma da cidade

O mercado do peixe de Catania é animado, turbulento, colorido, com uma atmosfera eletrizante. Este é um dos maiores mercados de peixe da Itália, e apenas os mais frescos de peixes e frutos do mar são encontrados aqui. E que seleção! Polvo, lulas, vôngole, mexilhões, enguias, sardinhas, peixes-espada, anchovas, atum e outras variedades de peixes do Mediterrâneo. Lá tem de tudo.

Cabeças de peixes-espada gigantes apontam para o céu, com seus próprios cortes rosa exibidos ao lado de seus focinhos impressionantes.

Mas além de peixes, há outras barracas de alimentos que vendem queijos, carnes frescas e curadas, vegetais, incluindo uma grande variedade de antipasti, como azeitonas temperadas, um clássico dos mercados sicilianos. Além disso, também é possível degustar várias coisas no momento, inclusive as alici marinate, que você encontrará praticamente em todo restaurante da Sicília.

Anchovas – cruas – temperadas e prontas para o consumo. Tem coragem?

Sendo assim, se você for ficar uns dias em Catania em um apartamento alugado, faça suas compras lá, troque algumas palavrinhas com os pescadores e, sobretudo, aproveite o espetáculo da Piscarìa!

Food tour passando pelo Mercado do Peixe de Catania

 

Enfim, para entender melhor do que eu estou falando, veja o video abaixo. A narração é em inglês, mas não é necessário entender o que ele diz para se dar conta da confusão do mercado!

Como chegar ao mercado do Peixe de Catania

Para chegar ao mercado do peixe de Catania, basta dirigir-se à Piazza del Duomo, a principal praça da cidade. É lá que fica a fontana dell’Amenano, dedicada ao rio que flui sob a cidade do Etna. O acesso ao mercado fica logo atrás da fonte.

Por fim, as barracas se estendem pela Piazza Alonzo di Benedetto e a Piazza Pardo e nas ruas circundantes. Elas chegam atété a Porta di Carlo V, à qual você pode chegar pela via Cardinale Dusmet.

O mercado funciona de segunda a sábado até as 13h.

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

 

LEIA TAMBÉM:  O que ver em Catânia: O maravilhoso Mosteiro dos Beneditinos

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!