Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » CIDADES » Dicas de Agrigento » O Festival do “Mandorlo in Fiore” de Agrigento

O Festival do “Mandorlo in Fiore” de Agrigento


A sorte de quem vive na Sicília é que o inverno dura pouco. Já no início de fevereiro os dias começam a não ser mais tão curtos assim e um dos primeiros sinais de que a primavera está chegando são as flores que começam a cobrir os campos.  E é com um grande festival folclórico que Agrigento celebra o desabrochar das flores das amendoeiras que embelezam o Vale dos Templos, a festa denominada “Sagra del Mandorlo in Fiore”, ou Festival da Amendoeira em Flor.

Veja: Todos os posts sobre Agrigento e arredores

primavera na sicilia

Mandorlo in Fiore 2024

O festival será realizado de 09 a 17 de Março de 2024 e tem uma programação bastante diversificada, reunindo grupos de folclore de diferentes países do mundo. Esta será a 76ª edição do evento que começou  em 1934 como uma pequena festa na cidadezinha de Naro, situada a 20km de Agrigento, para apresentar os produtos típicos da região e festejar a primavera. O festival fez tanto sucesso que acabou sendo levado para Agrigento e hoje em dia atrai turistas do mundo inteiro.

O festival das Amendoeiras Floridas é o evento mais importante para a cidade de Agrigento e começa com um passeio, ao pôr do sol, no Vale dos Templos, seguido pelo acendimento da tocha chamada “fiaccola dell’amicizia”, a tocha da amizade, na frente do Templo da Concórdia.

Juntamente com a “Sagra del Mandorlo in Fiore” acontece também o Festival das Crianças do Mundo e o Festival Internacional de Folclore. Praticamente são vários eventos em um e que lotam as ruas de Agrigento. Há várias atividades culturais previstas em vários pontos da cidade, o que é uma ótima ocasião para conhecer uma Agrigento além do Vale dos Templos.

LEIA TAMBÉM:  Roteiro do leitor: 14 dias na Sicília por Luís Carlos Nunes
festa em agrigento
Festa nas ruas de Agrigento. Foto: Divulgação

Um exemplo das atrações que acontecem durante o festival são os desfiles de crianças vestidas com os trajes típicos, exposições de carroças sicilianas, exibições folclóricas, shows de música, etc. Um dos objetivos do evento é reunir diferentes culturas do mundo e celebrar a união e a fraternidade mundial.

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.
Marcações:

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!