O Carnaval de Sciacca é um dos mais famosos da Itália,  mas não é muito conhecido no exterior, como o de Veneza ou o de Viareggio.

Eu sei que quando pensamos em Carnaval, não dá para comparar nenhuma festa do mundo com aquelas que acontecem nas principais cidades brasileiras. Mas se você se encontra na Sicília durante a folia de Momo, por que não aproveitar e conhecer as tradições locais?

 

A história do Carnaval de Sciacca

Certamente o Carnaval de Sciacca é um dos mais antigos da Sicília. De fato, no início do século XV já existia uma festa similar, mas a primeira festa documentada remonta somente a 1889. Naquela época o carnaval era uma festa onde o povo saía nas ruas fantasiado e se comia muita linguiça, cannoli e se bebia muito, muito vinho. Posteriormente, apareceram os primeiros carros ornamentados,  os quais carregavam as pessoas pelas vielas da cidade.

Após a II Guerra Mundial, os carros alegóricos começaram a satirizar os protagonistas dos acontecimentos políticos, econômicos e mediáticos a nível local e internacional. Com o passar dos anos, e com o crescimento econômico, os carros alegóricos foram se tornando sempre maiores e mais sofisticados.  

As Tradições

Assim como no Brasil, aqui na Itália cada cidade tem a sua tradição carnavalesca. Por exemplo, no caso de Sciacca, quem abre o Carnaval não é o Rei Momo, mas sim uma máscara chamada Peppe Nappa, um personagem que lembra muito o Pierrô. Ele se caracteriza por ser um servo bobo que arranja sempre confusão. Além disso, do carro de Peppe Nappa, que abre o desfile, são distribuídas linguiças assadas, laranjada (no lugar do vinho, que era distribuído antigamente) e doces. Em suma, uma verdadeira folia!

 

Veja o clip do Carnaval de Sciacca em 2015.

O desfile e os carros alegóricos

Os carros alegóricos do Carnaval de Sciacca chegam a 12m de altura e o desfile acontece pelas ruas do centro histórico. Além disso, os carros são acompanhados por grupos fantasiados que se exibem para o público.

São sete os carros alegóricos que desfilam durante os dias de carnaval. Em 2020, além do tradicional carro de Peppe Nappa, desfilam também “Dacci un taglio”, “Ma che bur….lesque”, “Raggi di luce”, “Sarà perché ti amo!”, “Battito animale” e “Attaccaticci” .

O Carnaval de Sciacca 2020 acontece entre os dias 20 e 25 de fevereiro. E sabem como a festa termina? Com a queima do carro de Peppe Nappa!

Carnaval de Sciacca

Foto: Fanpage Carnevale di Sciacca

Onde fica e como chegar a Sciacca

Sciacca fica a cerca de 60km de Agrigento e do Vale dos Templos, no sudoeste da Sicília, numa área famosa pela produção de vinhos (é lá perto que fica a renomada vinícola Planeta). A cidade também é conhecida por suas termas e essa combinação de mar, vinhos e centros termais atraem um bom número de turistas, um número que aumenta significativamente durante o Carnaval.

Como ir de ônibus: Há ônibus para Sciacca saindo de Agrigento, Trapani ou Marsala com a Autolinee Lumia. Veja aqui os horários.

De carro: Sciacca dista cerca de 98km de Palermo e 60km de Agrigento. Clique aqui para calcular o seu percurso.

 

Comente!