Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » CIDADES » Dicas de Siracusa » Noto, o jardim de pedra dourada

Noto, o jardim de pedra dourada


Declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e definida capital do Barroco Siciliano, a cidade de Noto oferece motivos bem concretos para visitá-la, principalmente para quem ama arquitetura. É aquele tipo de cidade para ver sem pressa, pois a vida ali possui um ritmo doce e lento, bem diferente do caos das grandes cidades da Sicília.

Noto fica a cerca de 30km ao sul de Siracusa e, visto que se trata de uma cidade pequena, dá perfeitamente para fazer um passeio bate e volta de poucas horas, como um fim de tarde, por exemplo. De fato, este período do dia dá ainda mais charme à cidade, quando o sol vai se pondo e a cor dos edifícios adquire um tom dourado. Além disso, este é o motivo pelo qual Noto é conhecida como o jardim de pedra dourada.

Olha o efeito que dá a luz do fim de tarde na fachada dos edifícios de Noto!

Olha o efeito que dá a luz do fim de tarde na fachada dos edifícios de Noto! Isso graças ao calcário com o qual foram construídos grandes palácios da cidade.

Das ruínas ao esplendor

O terremoto de 1693, de magnitude 7.4, aquele que arrasou grande parte do leste da Sicília, matou cerca de 1000 pessoas em Noto e destruiu a cidade inteira. Naquele período, a cidade era muito rica e importante, por isso, logo após a catástrofe, iniciou-se o novo planejamento urbano da cidade.

Assim, durante todo o século XVIII e graças a uma equipe de arquitetos, mestres de obras e escultores, Noto foi reconstruída em estilo barroco siciliano.

LEIA TAMBÉM:  Dicas de Noto: o que mais ver além do básico

Noto hoje dispõe de quase 50 igrejas e 15 palácios aristocráticos, todos considerados flores do jardim de pedra. É na rua principal da cidade, a Via Vittorio Emanuele, que estão localizados os edifícios mais importantes, como a Catedral, o Palácio Ducezio, o mosteiro e a igreja do Santíssimo Salvador, além do teatro e da Porta Reale.

Palácio Ducezio, hoje sede da Prefeitura de Noto

Palácio Ducezio, hoje sede da Prefeitura de Noto

 

Outra rua imperdível da cidade é a Via Nicolaci, uma ladeira perpendicular à Via Vittorio Emanuele e repleta de magníficas sacadas. Não tem como passar despercebido por esta rua, facilmente identificável por estar cheia de turistas olhando para cima. 🙂

"<yoastmark

Todos os anos no mês de Maio a Via Nicolaci é coberta por pétalas de flores, no principal evento da cidade, a Infiorata. A rua é tomada por uma multidão que, em fila, sobe e desce a ladeira admirando os desenhos feitos com as flores, verdadeiras obras de arte. Se quiser saber mais sobre este evento, eu já falei sobre ele no post “Infiorata, o tapete de flores da cidade de Noto“.

Via Nicolaci em dias normais

Via Nicolaci em dias normais…

E nos dias da Infiorata

… e nos dias da Infiorata

A Catedral de Noto

Dedicada a San Nicolò (em português, São Nicolau I), a Catedral de Noto é o símbolo da cidade. Ela fica bem no centro da Via Vittorio Emanuele, em frente ao Palácio Ducezio. Infelizmente a parte interna da catedral não tem a mesma imponência da fachada, já que em 1996 a cúpula e parte da nave central desabaram por causa de um defeito de construção. A Catedral de San Nicolò ficou fechada por 11 anos e só foi reaberta ao público em 2007.

Catedral de Noto

Dicas e informações úteis

  • A Via Vittorio Emanuele é fechada para o trânsito, então dá para passear tranquilamente pela rua, que é repleta de bares e confeitarias;
  • A poucos minutos de carro de Noto há lindíssimas praias de águas cristalinas, como a Lido di Noto, Calamosche e San Lorenzo;
  • Também fora da cidade está situada a Villa del Tellaro, um palácio da época romana no mesmo estilo da Villa del Casale, só que muito menor;
  • Mesmo quem não tem entende nada de arquitetura, como eu, não consegue não ficar deslumbrado com tanta beleza!
Passeios e Tours
Que tal um passeio guiado em Noto? Veja algumas dicas de tours!

onde fica Noto

Como chegar a Noto

Ônibus: A partir de Catânia e Siracusa, com as empresas AST ou Interbus;

Carro: Para quem vem de Catânia, pela autoestrada A18 Catania-Siracusa e em seguida pela estrada Siracusa-Gela, saída Noto.

De transfer: Você pode ir a Noto utilizando um serviço de transfer privativo. Peça um orçamento!

13 comentários em “Noto, o jardim de pedra dourada”

  1. Olá Patrícia! Estou planejando uma viagem à Sicilia sozinha para out/2023, usando trem/ônibus. Vou ter como base Palermo e Catânia. Vou fazer uma viagem mais econômica. Quero incluir Noto como bate e volta de Catânia, acha que dá pra fazer?

    Palermo chegada
    Palermo
    Mondello
    Cefalu
    Agrigento

    Ida pra Catania
    Catania
    Siracusa
    Caltagirone
    Messina
    Taormina
    Noto
    Etna

    Abs.

    1. Oi Leidiane!

      Dá para fazer, sim, um bate e volta a Noto desde Catania de ônibus, embora o bate e volta clássico para Noto seja aquele saindo de Siracusa. Como pelo jeito você vai passar bastante tempo, pode até pensar em passar umas 3 noites em Siracusa, assim daria para aproveitar melhor a cidade e também ir a Noto.
      De qualquer forma, a empresa de ônibus que faz a linha Catania – Noto – Catania é a Interbus. Não tem muitos horários, mas dá para organizar a ida e a volta com tranquilidade.

      Aproveito para sugerir que você vá ao Etna com uma excursão e não por conta própria. Nem sempre tem transporte público para lá, e quanto tem, é um pra ir e outro para voltar. Então tente se organizar para ir com um grupo. Tem excursões bem em conta, que custam em torno de 50/60 euros. Tenho várias dicas para quem deseja conhecer o Etna, tanto por conta própria quanto com excursão. Dá uma olhada: Excursão ao Etna: como visitar o maior vulcão ativo da Europa

      Um abraço,

      Patricia

  2. Oi Patrícia! Gostei muito do seu blog. Vou passar uns poucos dias na Sicília, em julho Ficarei em Palermo do dia 22 ao dia 26. Estou numa grande dúvida. Não sei se vou de Palermo a Siracusa e fico do dia 26 ao dia 29, fazendo um bate e volta para Noto e no dia 29 vá para Taormina passe o resto do dia e no dia 30 volto de Catania para Malta. Ou se vou dia 26 direto de Palermo para Taormina e de lá faço um bate e volta para Noto,Deixo Siracusa de lado e dia 30 volto para Malta. Ajude-me, por favor. Obrigada
    Maria

    1. Olá Maria,
      Na minha opinião a primeira opção é a melhor. Não tem sentido você fazer um bate e volta a Noto e não visitar Siracusa. Siracusa é muito mais interessante, bonita e com muitas coisas para ver!

      Um abraço,

      Patricia

  3. Oi Patrícia!

    Estou fechando o roteiro da Sicilia com meu namorado e queria tirar algumas dúvidas com você. Seu blog é maravilhoso e muito útil! Chegamos ao aeroporto de Catânia vindo de Roma dia 8 de abril e a nossa viagem na Sicília terá duração de 9 dias. Estávamos pensando em ir direto pra Taormina, ficar de 3 a 4 dias, depois descer para Siracusa (não sabemos quantos dias ficar) e voltar para Catânia para conhecer a cidade e pegar o vôo de volta. O problema é que não vamos alugar carro e pelo que vi para ir de Taormina para Siracusa teríamos que passar por Catânia novamente de ônibus, é isso? E eu quero muito conhecer uma cidade do barroco siciliano, de preferência Noto. Dá pra fazer bate e volta de Siracusa pra lá ou é mais aconselhável dormirmos um dia na cidade? Mais algum lugar que não está na nossa lista e que você aconselhe? Muito obrigada 🙂

    1. Olá Paula!
      Bom saber que o blog está sendo útil no planejamento da sua viagem! 🙂
      Realmente não tem ônibus direto de Taormina para Siracusa e, como há poucas linhas disponíveis, inclusive de trem, seria complicado fazer um bate e volta. Na minha opinião, você deveria dormir pelo menos uma noite em Siracusa, e visto que você quer conhecer Noto, para que o passeio não fique muito corrido, o ideal seria passar até mesmo duas noites. Deste modo, você pode dedicar um dia inteiro a Siracusa e o outro dia a Noto (dá para fazer o bate e volta numa boa).

      Outro lugar que eu sugiro é Agrigento e o Vale dos Templos. Não dá para fazer bate e volta de transporte público, vocês teriam que ir de excursão ou dormir um dia em Agrigento. Quatro dias só para Taormina são muitos, então não deixem de fazer muitas excursões!

      Se tiver mais dúvidas, pode perguntar!

      Um abraço,

      Patricia

      1. E Catânia? Vale a pena dormir uma noite lá para conhecer melhor a cidade? E como faríamos para ir de ônibus para Agrigento? Melhor sair de Taormina ou Messina?
        Abraço

        1. Eu adoro Catânia e acho que vale a pena dormir pelo menos a última noite lá (assim vocês ficam mais perto do aeroporto). É a cidade mais animada da Sicília!
          O ônibus para Agrigento sai de Catania e a viagem dura cerca de 3h30, por isso não dá para fazer o bate e volta.

  4. Olá Patrícia! Estive em Noto, seguindo suas dicas, e achei a cidade muito bonita! Realmente vale a pena visitar. O que me deixou intrigado, não apenas em Noto, mas em multas cidades turísticas da Sicília, é que o comércio fecha para o almoço e muitas lojas (incluindo restaurantes e cafés) só voltam a funcionar a partir das 16h. Em Agrigento, por exemplo, não consegui comer no restaurante que você sugeriu no blog, pois cheguei por volta das 15h e estava fechado. Só voltaria a abrir às 16h30. Como eu estava morrendo de fome e quase não tinha opção de restaurante aberto na rua principal, fiz um lanche num único café aberto heheheheh o panini estava muito bom 🙂 enfim, quero dizer que quem quiser lojas e restaurantes, evite visitar entre 14h e 16h. É a hora a siesta na Sicília.

    Mais uma vez parabéns pelo blog é obrigado pelas dicas que tornaram minha visita à Sicília bem mais agradável e prática!

    1. Oi Herbert!

      Adorei seu comentário :). Olha só, essa coisa da “siesta” acontece na Itália toda, ou melhor, quase toda. Obviamente em Milão, Roma, Florença, Veneza, nada fecha. Mas nos outros lugares, principalmente os menos turísticos, tudo fecha mesmo! Eu mesma demorei para me acostumar com isso rsrs.
      Vi que você tem um blog e gostei muito dele. Vou te fazer uma proposta: você gostaria de contar seu roteiro na Sicília aqui no blog? Se tiver vontade, me contata através do email descobrindoasicilia[@]gmail.com!
      Um abraço,
      Patricia

  5. Pingback: Scicli: outra joia arquitetônica do barroco siciliano | Descobrindo a Sicília

  6. Oi Patricia,

    Terminando o planejamento da minha viagem para a Sicilia e lendo seus posts pensei em visitar Fontane Bianche de Syracusa pela manha e terminar o dia em Noto.Olhando os mapas imaginei q pegar a SS115 ate Fontane e o melhor caminho porem de Fontane ate Noto qual seria a melhor opcao?Pela mesma SS115 ou pela A18?Talvez pela SS115 a paisagem seja mais bonita….Outra duvida seria com relacao ao fim de tarde em Noto….que horas anoitece em setembro?
    Mais uma vez agradeco por suas dicas inestimaveis

    Christiano Cocuzza

    1. Oi Christiano,

      Desaconselho a combinação Fontane Bianche + Noto, por dois motivos: o litoral de Noto (praias de Vendicari, Calamosche, San Lorenzo, Lido di Noto e Eloro) é qualitativamente superior; estive em Fontane Bianche esses dias e a praia estava bastante suja, com pilhas de algas na areia.

      Das praias que citei acima, San Lorenzo possui as mesmas características de Fontane Bianche, água tipo piscina, serviços (Lido) e fica a 15 min. de Noto. Vendicari e Calamosche são ainda mais bonitas, porém ficam dentro de reservas naturais, portanto não há serviços de bar, lido, banheiros, nada.

      Em relação a SS115, esta seria a melhor opção de FB a Noto, mas não pense que a paisagem é mais bonita. Não dá para ver o mar! De um lado e de outro você verá somente plantações de azeitonas (a maioria), limões e tomates.

      Em setembro já anoitece mais cedo, entre 19h e 19h30.

      Não deu tempo de escrever posts sobre as praias de Noto (só escrevi sobre Calamosche), porém na minha opinião, aquelas praias são umas das mais bonitas da Sicília. Noto se gaba muito por ter o litoral mais limpo da Sicília, e é verdade.

      Um abraço,

      Patricia

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!