Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » Curiosidades » Noite de San Lorenzo: curiosidades e sugestões do que fazer na Sicília nesta data

Noite de San Lorenzo: curiosidades e sugestões do que fazer na Sicília nesta data


No dia 10 de agosto, celebra-se a chamada noite de San Lorenzo, uma noite mágica durante a qual é possível admirar estrelas cadentes. Você conhece a história desta data tão curiosa e tão esperada do verão italiano?

Em agosto, todos os anos, um dos mais aguardados eventos astronômicos retorna e vira notícia na tv, em jornais, por todos os lugares. De fato, na noite de San Lorenzo não tem quem não olhe para o céu esperando ver uma estrela cadente, uma trilha luminosa que cruza o céu e nos permite expressar um desejo, mas sem dizer em voz alta, senão ele não se realiza!

Na realidade, o fenômeno das estrelas cadentes não é apenas visível na noite de San Lorenzo, mas inclui um período de tempo mais amplo que vai de 8 a 13 de agosto!

O que acontece na noite de San Lorenzo segundo o ponto de vista astronômico?

Aquelas que vemos durante a noite de San Lorenzo e são chamadas estrelas cadentes, na realidade são as Perseidas. Em síntese, trata-se de uma chuva de meteoros que a Terra atravessa durante o período de verão no Hermisfério Norte. As Perseidas recebem este nome por causa do ponto de onde parecem vir, ou seja, a Constelação de Perseus.

Essa chuva de meteoros consiste, na verdade, em resíduos da desintegração progressiva do cometa Swift-Tuttle. As pequenas partículas, chocando-se em grande velocidade com a atmosfera terrestre, causam um lindo efeito luminoso, deixando um rastro de luz que lembram estrelas cadentes.

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!

Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

As “Lágrimas de São Lourenço”

Você deve estar se perguntando o que um fenômeno astronômico tem a ver com o santo, não está? Pois bem, uma antiga lenda tem sua origem no martírio de São Lourenço, um jovem arquidiácono cristão martirizado na época do Imperador Valeriano, no dia 10 de agosto. Diz-se que Lorenzo foi queimado aos 33 anos devido a uma ordem cruel do imperador, segundo a qual todos os bispos, presbíteros e diáconos tinham que ser condenados à morte.

Consequentemente, ao longo dos séculos, espalhou-se a lenda de que as estrelas cadentes são as faíscas que saíam das brasas onde São Lourenço foi queimado. Além disso, há quem conte a história do santo e seu martírio com algumas pequenas variações. Por exemplo, uma dessas histórias diz que Lourenço não teria sido queimado, mas sim decapitado, assim como todas as vítimas do Édito de Valeriano. Por sua vez, as estrelas cadentes seriam as lágrimas do santo que todos os anos se manifestam exatamente na noite em quem ele perdeu a vida.

Foto: Banco de imagens Pixabay

Onde passar a noite de San Lorenzo na Sicília

Os melhores lugares onde passar a noite de San Lorenzo são, sem dúvida, aqueles com pouca luz, como as praias ou montanha. Por exemplo, muitas pessoas vão até o Etna para poder admirar melhor as estrelas.

Por fim, se você estiver na Itália na segunda semana de agosto, escolha um lugar no meio da natureza (uma praia, uma montanha, a beira de um lago), deite-se e espere ver uma estrela cadente!

 

LEIA TAMBÉM:  As cabeças de cerâmica nas varandas sicilianas

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!