Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » DICAS » Eventos » Natal na Sicília e a tradição dos presépios

Natal na Sicília e a tradição dos presépios


O Natal na Sicília, bem como as principais festas cristãs, é rico de tradições e costumes, entre os quais se destacam a criação de presépios e a encenação do nascimento de Jesus.

Os festejos natalinos já começam no dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição e feriado nacional na Itália. De fato, esta é a data em que as família decoram suas casas e montam a árvore de natal e o presépio. Sem dúvida, este é um dos símbolos mais queridos e tradicionais do Natal na Sicília.

Antes de mais nada, é importante saber que os presépios sicilianos são muito ricos e detalhados. A Sicília perde somente para Nápoles na arte de construir reproduções do nascimento do Menino Jesus. Para que se tenha uma ideia, a tradição é tão forte que muitas cidades, principalmente aquelas bem pequeninas, realizam os chamados “Presepi Viventi“, ou seja, presépios encenados pelos próprios habitantes e que atraem um enorme número de visitantes.

Então, se você decidiu passar as festas de fim de ano na Sicília, por que não aproveitar e visitar uma das cidades onde são realizados os mais famosos e peculiares presépios?

 

Natal em Erice

Natal na Sicilia Erice

Certamente as ruas medievais de Erice são um ótimo cenário para as festas de Natal. É por isso que, de 8 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023, o vilarejo será tomado pela atmosfera natalina com a realização de diversos eventos. Por exemplo, haverá uma feirinha de natal, concertos, mostras e presépios, sendo um dos mais importantes o presépio mecânico montado na Igreja de Santa Teresa, uma reprodução do presépio siciliano típico do século XVIII, com mais de 130 personagens de cera e terracota esculpidos à mão. O presépio retrata as antigas profissões, os ciclos da agricultura e a pavimentação típica de Erice.

 

Presépio de Salemi

 

Durante o período natalino, acontece a encenação de um presépio especial  em Salemi, a 36km de Trapani. Nas ruas da vila, além dos personagens do presépio, são revividos as antigas tradições e ofícios pelos trabalhadores locais. Da tecelagem à arte da leiteria, o Natal na Sicília é pura tradição.

O presépio de Salemi será encenado nos dias 26 e 30 de dezembro de 2022, mas tem também uma apresentação especial no dia 6 de janeiro de 2023, com a chegada dos Reis Magos.

 

Presépios de Caltagirone

DSC_0593 natale

Embora os presépios de Caltagirone não sejam suntuosos como aqueles de Nápoles, representam com muita simplicidade e uma minuciosa atenção aos detalhes as cenas do cotidiano da população.

E, de fato, Caltagirone é chamada cidade-presépio justamente pela quantidade de presépios montados durante as festas natalinas. Antigos e modernos, de cerâmica, terracota e até de pão, são inúmeros e feitos com os mais variados materiais. Desde a primeira semana de dezembro até janeiro, a cidade recebe centenas de grupos de turistas que se recam lá somente para ver os presépios. Caltagirone já é uma graça no resto do, mas no natal há um motivo a mais para visitá-la, não?

Enfim, os presépios de Caltagirone ficam expostos de 1 de dezembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023.

 

Presépio vivo de Ispica, o melhor do Natal na Sicília

O Presépio Humano de Ispica, cidade a poucos quilômetros de Ragusa e Modica, é extremamente interessante, principalmente por causa do cenário. De fato, a história inicia no centro histórico da cidade e prossegue até a Cava d’Ispica, uma gruta rupestre que servia de abrigo desde a idade do bronze.

Mas além das cenas do advento do nascimento de Jesus, também são representados 50 antigos ofícios, característica dos presépios sicilianos. O presépio humano de Ispica é encenado por atores profissionais durante os dias 18, 25 e 26 de dezembro de 2022, 1, 6 e 8 de janeiro de 2023. O ingresso custa € 5,00 e é necessário adquirí-los online antes.

O presépio de Ispica é um verdadeiro evento. Para saber mais informações e comprar os ingressos visite o site oficial.

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!

Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

LEIA TAMBÉM:  As Estradas do Vinho da Sicília

2 comentários em “Natal na Sicília e a tradição dos presépios”

  1. Patricia, como é o feriado de todos os santos na Sicília? Sei que finados não é feriado, mas no dia 1º o comércio fecha, como é? Em qual cidade seria melhor estar nessa época?

    1. Olá Cristina,

      Geralmente a maior parte do comércio das cidades turísticas não fecha (aqueles ligados ao turismo, como restaurante, lojinhas de souvenir, etc), simplesmente porque muitas pessoas aproveitam o feriado justamente para passear. O que pode não funcionar são algumas linhas de transporte público, supermercado, farmácias, etc.
      Os museus e sítios arqueológicos não fecham. Só não te aconselho a passar a data numa cidade do interior, mas em todas as outras não terá problemas (Taormina, Siracusa, Catania, Palermo, qualquer uma dessas é ok). Outra coisa, como falei anteriormente, nos feriados o número de linhas de transporte público funcionantes cai drasticamente, então se você não estiver de carro, evite escolher aquele dia para fazer um bate e volta de ônibus ou trem.

      Um abraço,

      Patricia

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!