Messina

Anterior
Próximo

Messina é conhecida como a porta da Sicília. Com o seu porto em forma de foice, sempre foi uma cidade comercial.

Situada a 3km da península italiana, houve sempre tráfego intenso entre Messina e o Continente. Nos últimos anos, tem se falado muito sobre a construção de uma ponte para facilitar e melhorar a comunicação. Embora seja uma ideia interessante, seria quase impossível de concretizar na prática, devido à fragilidade da costa e aos problemas de erosão. Assim sendo, o principal meio de transporte entre a Sicília e o resto da Itália continua a ser o sistema de ferries.

Messina foi fundada pelos gregos que a chamaram de Zancle, que está ligada ao nome do lendário rei que construiu o porto, cujo nome seria Zanclus. A época de glória de Messina veio com o governo da dinastia Aragão, que fez dela a capital do reino da Sicília e reconheceu seu valor e potencial como porto.

Hoje em dia a cidade se desenvolve ao longo da costa, mas devido aos violentos terremotos que atingiram a área em várias ocasiões e aos bombardeios durante a II Guerra Mundial, ela é quase completamente moderna.

Embora Messina seja frequentemente uma cidade de passagem, há algumas atrações interessantes. Por exemplo, lá fica o maior relógio astronômico do mundo. Além disso, no Museu Regional há duas das últimas obras de Caravaggio. De fato, em sua fuga para Malta, Caravaggio passou por Messina e ali pintou duas belas obras: a “Adoração dos pastores ao Menino Jesus” e a “Ressurreição de Lázaro “.

Enfim, vale mencionar um festival que acontece anualmente. Nos dias 13 e 14 de agosto ocorre a Cavalgada dos Gigantes, quando duas enormes estátuas, conhecidas como Grifone e Mata, desfilam pela cidade a cavalo em homenagem ao mítico fundador da cidade.

Dicas de Messina

Messina - Sicília

Descobrindo Messina: o que fazer em um dia

Apesar de ter ido à Messina várias vezes, nunca parei para conhecer a cidade. Na verdade sempre só “passei” por lá, para pegar a balsa e atravessar para a Calábria, até que, convidada pela Sicily4You, peguei meu trem e fui à descoberta da “Porta da Sicília”.

Leia Mais »

Onde fica Messina?

Messina fica na ponta nordeste Sicília, a apenas 3km da península italiana.

O aeroporto mais próximo a Messina é aquele de Reggio Calábria (23km), porém o Aeroporto Fontanarossa, de Catania, que fica a 110km de distância, é maior e tem mais opções de voos.

Enfim, Messina conta com pouco mais de 225.000 habitantes e seu porto é um dos principais da Itália, inclusive no que diz respeito aos cruzeiros.

Fará uma escala de cruzeiro em Messina?

Messina e Taormina para quem chega de cruzeiro

Faça um passeio pela bela Taormina, terminando com um tour panorâmico de Messina, durante sua escala de cruzeiro.