O melhor destino culinário do mundo em 2021 é, nada mais nada menos, que uma cidadezinha da Sicília! Trata-se de Buccheri, que ganhou o Food Trekking Award 2021. O prêmio foi concedido pela World Food Travel Association, que é considerada a principal autoridade mundial no setor do turismo enogastronômico.

Os prêmios FoodTrekking têm a função de reconhecer a excelência nas experiências relativas ao turismo enogastronômico.

Antes de mais nada, Buccheri recebeu o prêmio por ter conseguido promover seus excelentes produtos gastronômicos, mesmo no período difícil da pandemia. O sucesso veio por meio de campanhas de marketing territorial, promoção em redes sociais, blogs e outros canais de comunicação. Em suma, o objetivo era promover o território, que tem uma profunda ligação com os produtos típicos.

Mas a sementinha que tornou Buccheri o melhor destino culinário do mundo foi plantada já há algum tempo. De fato, o vilarejo siciliano é famoso pela sua atividade agrícola e pela produção de azeite. Em 2015 foi escolhida como capital mundial do azeite extra-virgem de qualidade no concurso internacional “Sol d’Oro. Além disso, desde junho de 2013, a administração municipal tem apostado muito em uma economia ligada ao Turismo Naturalístico e Gastronômico.

E o azeite não é o único produto importante de Buccheri. Ela também é famosa por suas excelentes carnes, embutidos, cogumelos e até mesmo trufas. De fato, não foi por acaso que em 2018, em ocasião do concurso “100 destinos da Itália”, Buccheri ficou em primeiro lugar por por ter conseguido conciliar e valorizar a tradição gastronômica e de produção com o seu próprio território.

O que ver em Buccheri

Buccheri (pronuncia-se “Buquéri“) tem pouco menos de 2000 habitantes e faz parte da província de Siracusa. Ela é conhecida em toda a Sicília por seu Festival Medieval (MedFest), que todos os anos atrai milhares de turistas de toda a ilha.

Enfim, se você deseja visitar Buccheri, eu aconselho que faça um passeio desde Siracusa ou desde Ragusa. Além disso, por ser um vilarejo, é possível visitar os principais monumentos em poucas horas. Uma vez lá, você poderá explorar a pé as ruelas da cidade, partindo da Piazza Roma, no centro histórico, e visitar as igrejas locais.

o que ver em buccheri

Uma dica: É possível unir em um único passeio Buccheri e Palazzolo Acreide, outra linda cidadezinha da província de Siracusa. Veja também algumas opções de hospedagem em Buccheri e arredores.

Por fim, se você não quer perder a oportunidade de saborear as delícias do melhor destino culinário do mundo, então eu sugiro que almoce ou jante no restaurante U Locale. Ele fica dentro de um palácio antigo e é decorado com uma lareira e objetos de origem rural típicos da região. O cardápio, por sua vez, muda sempre, de acordo com o período do ano. De todo modo, não falta a especialidade da casa, ou seja, as trufas pretas. Também é ótima a ricota local e os pratos realizados com ela. A conta fica por volta de 25 euros por pessoa.

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

Comente!