Muita gente escolhe a capital da Sicília como base, ficando vários dias na cidade. Assim, se você é uma dessas pessoas, aqui vão algumas dicas de lugares para visitar a partir de Palermo.
Com toda a certeza, Palermo é uma cidade fascinante e há muitas coisas para ver por lá, muitas mesmo. Mas Palermo serve também como uma ótima base para explorar alguns dos outros destaques do norte da Sicília. Sendo assim, se você tem um dia livre ou mesmo um itinerário de uma semana inteira para preencher, saiba que há ótimas atrações e destinos com fácil acesso a partir Palermo.
De incríveis Catedrais e Parques Arqueológicos espetaculares, às deliciosas praias e cidades medievais, são várias as opções de destino para visitar. E como vocês sempre me perguntam sobre lugares para fazer um bate e volta, aqui estão minhas 5 dicas de passeios a partir Palermo para você incrementar seu roteiro.
1. Monreale
Monreale fica localizada tão próxima a Palermo que muitos nem se dão conta que se trata de outra cidade. Sendo assim, um passeio para conhecer a sua magnífica catedral – Patrimônio da Humanidade da Unesco – é absolutamente imperdível.
A catedral de Monreale é um dos maiores exemplos (talvez O MAIOR exemplo) de arquitetura normanda da Sicília. Visitá-la é uma experiência maravilhosa, desde o primeiro momento em que colocamos os pés em seu interior e damos de cara com aquela imensidão de moisacos dourados. Os mosaicos bizantinos cobrem cerca de 6400 m² de superfície, superando aqueles de Ravenna e da Basílica de San Marco em Veneza. De fato, ela é a igreja com a maior superfície coberta por mosaicos em todo o mundo!
Veja também:
Como chegar a Monreale
De ônibus: Em Palermo, é necessário pegar o ônibus 389 que passa na Piazza Indipendenza e descer no fim de linha, que é a Piazza Vittorio Emanuele, em Monreale.
De carro: Monreale dista cerca de 5km do Viale Regione Siciliana, importante avenida de Palermo. A partir de lá é preciso seguir pelo Corso Calatafimi e as indicações para o “Duomo di Monreale”. Você terá que deixar o carro nos estacionamentos e faixas azuis localizados a alguns metros da catedral e ir caminhando até lá, pois em algumas ruas é proibido o trânsito de veículos.
Com um transfer particular: Você pode conhecer Monreale e várias outras atrações com o conforto de um transfer privativo! Clique AQUI e peça um orçamento.
2. Cefalù, lugar imperdível para visitar a partir de Palermo
Cefalù é uma das metas imperdíveis da Sicília, principalmente se você viaja entre abril e outubro. O vilarejo é um charme só, com suas belas praias, paisagens e história milenar. Sem dúvida é um daqueles lugares para visitar a partir de Palermo que eu chamaria de “quase obrigatórios”.
Pequenina e fascinante, aos pés de um imenso monte rochoso, Cefalù é o tipo de cidade da qual é difícil não gostar. Tem uma prainha deliciosa, uma praça encantadora, um museu com obras de imenso valor (para os apaixonados de arte renascentista, há uma obra de Antonello da Messina) e uma catedral normanda, decorada com uma das imagens de Cristo mais sublimes da arte ocidental.
Como ir de Palermo a Cefalù
De trem: Modo mais barato de ir de Palermo a Cefalù, há várias opções de horários e a viagem dura cerca de 50 minutos. Veja AQUI.
Com um transfer particular: Você pode conhecer Cefalù e várias outras atrações com o conforto de um transfer com motorista particular à sua disposição!
Mais dicas de Cefalù
3. Agrigento
Agrigento é um dos mais interessantes lugares para visitar a partir de Palermo. É um passeio bate e volta viável de se fazer, embora a viagem seja um pouco longa. Na verdade, se você pretende fazer um bate e volta para Agrigento, é de Palermo que você tem que fazer, não de Catania.
Enfim, é na cidade de Agrigento que se encontra um dos parques arqueológicos mais extraordinários da Itália, o Vale dos Templos. Este Patrimônio da Humanidade da Unesco abriga templos de origem grega que são os mais importantes fora da Grécia.
Como ir de Palermo a Agrigento
De trem: Há trens de Palermo a Agrigento mais ou menos a cada hora. A viagem dura aproximadamente 2 horas. Veja AQUI. Da estação de Agrigento saem ônibus urbanos que passam pelo Vale dos Templos.
Com um transfer particular: Você pode conhecer Agrigento e o Vale dos Templos com o conforto de um transfer com motorista particular à sua disposição! Clique AQUI e peça um orçamento.
Mais dicas
- O Vale dos Templos de Agrigento
- Passeio em Agrigento: o que ver e fazer no Centro Histórico
- Tour privativo em português no Vale dos Templos
- Excursão para Agrigento saindo de Palermo (em inglês)
4. Lugares para visitar a partir de Palermo: Erice
Sem dúvida, Erice é uma das cidadezinhas mais encantadoras da Sicília. Localizada no topo de uma montanha, de lá é possível desfrutar de um panorama incrível. De fato, nos dias de céu claro, é possível entrever a costa da Tunísia e, às vezes, até mesmo o Etna. Por outro lado, a altitude também dá um clima sombrio sobretudo no inverno, quando frequentemente a cidade fica coberta por um nevoeiro.

Uma curiosidade: O Castelo de Erice aparece em algumas cenas do filme Acquaman!
A “Assis do Sul”, assim foi definida Erice por Carlo Levi, um escritor italiano. Suas ruelas medievais silenciosas, cheias de igrejas e conventos, nos fazem lembrar mesmo da cidade onde nasceu São Francisco. O vilarejo em si não tem muitas atrações específicas, mas vale um passeio tranquilo por suas ruas de pedra, sem esquecer, claro de dar um pulinho na confeitaria da dona Maria Grammatico, para provar seus maravilhosos doces.
Uma dica: O passeio a Erice é frequentemente combinado a Segesta, outro importante parque arqueológico da Sicília. O tour Erice & Segesta é um clássico das excursões!
Como ir de Palermo a Erice
Não é simples ir a Erice a partir de Palermo com transporte público, porque não há ônibus diretos. Seria necessário ir primeiro de Palermo a Trapani, então pegar outro transporte para Erice.
Por outro lado, a viagem de carro dura cerca de 1h40 e em um passeio de um dia é possível conhecer Erice e Segesta. Além disso, também é possível contratar um transfer particular para um passeio de 8h.
Outras dicas de Erice
- O que ver em Erice
- Segesta, vestígios de uma cidade que não existe mais
- Tour Erice e Segesta saindo de Palermo – com opção de guia em português!
- Excursão em grupo (em inglês) para Erice e Segesta com degustação de produtos típicos
5. Ustica, um bate e volta de verão
Essa é uma dica para quem viaja no verão, ou seja, de junho a setembro. Conheçam Ustica!
Fazendo uma viagem de cerca de 1h30 de barco, você irá conhecer o paraíso dos mergulhadores, uma ilha cujo mar é fantástico para a prática de diving e de mergulho com snorkel. Embora o ideal seja passar pelo menos uma noite lá, é também viável pegar o barco cedinho e voltar no fim da tarde. De fato, muita gente faz isso para curtir uma praia longe das multidões de Mondello, por exemplo.
Antes de decidir, leia:
Como ir de Palermo a Ustica
Com o aliscafo (barco rápido) da Liberty Lines, 1h30 de viagem. Veja horários e bilhetes.
Mais dicas de bate e volta
- A partir de Catania: Dicas de passeios bate e volta saindo de Catania
- Desde Taormina: Dicas de cidades para fazer um bate e volta a partir de Taormina
- Desde Siracusa: 5 lugares para visitar a partir de Siracusa
Certamente há vários outros lugares para visitar a partir de Palermo. Mas essas que indico são somente cinco dicas de cidades que eu considero viáveis de se visitar em um dia! No entanto, eu adoraria saber se você fez outros passeios e indica outros lugares. Conta para mim aqui nos comentários!
Por fim, saiba mais sobre Palermo e o norte da Sicília, visitando a nossa página dedicada a esta bela parte da ilha.
Planeje sua viagem
Ola,
Patricia,
Vou está na sicília Palermo ,Catânia , Taormina período de 27/12 a 03/01,como e o clima? e Sugestão de Réveillon. E guia para algum passeio, você faz, ou conhece alguém que faca ?
Olá Paula,
Você poderá ver a previsão do tempo clicando na opção aqui na barra lateral (vá descendo, veja que tem a previsão do tempo) ou então veja este post: https://descobrindoasicilia.com/previsao-do-tempo-na-sicilia/
Sobre o Reveillon, veja aqui: Réveillon na Sicília: o que fazer nas maiores cidades da ilha
Em relação aos passeios guiados, temos guias em quase toda a Sicília. Te enviarei as opções por email!
Um abraço,
Patricia
ola Patricia! tudo bem??
devo viajar para a Sicilia em abril2020 durante 8 dias.
Devo chegar em Palermo e sair por Catania.
Vou alugar carro e o roteiro final ja esta meio definido (ficar em Catania e visitar Siracusa, Taormina, Etna..), mas estou confuso sobre o que fazer no inicio da viagem…
Vale a pena ficar dentro da cidade de Palermo e usar de base para as outras cidades/passeios ? ou melhor ficar fora de Palermo ? quais os passeios mais legais pra fazer perto de Palermo?
Olá Pedro,
A resposta à sua pergunta sobre os lugares mais legais para visitar está no texto acima! Fica a seu critério escolher qual lugar mais se encaixa no seu perfil 🙂
Em relação a ficar em Palermo, na minha opinião vale a pena, e muito! É uma cidade fascinante, com muita coisa para ver, e que por si só já demandaria no mínimo dois dias para ver o essencial.
Dá uma olhada nesse texto também: Palermo: dicas práticas para aproveitar a cidade
Um abraço,
Patricia
Olá! Estou aproveitando muito suas dicas!
Eu, meu marido e filha de 1 ano vamos a Sicilia de 27/10 a 11/11, e estou dividindo meu roteiro dessa maneira:
3 noites para conhecer erice/ Trapani/ Marsala/ menfi
1 noite ida a tenuta regaleali e Masseria Susafa
1 dia para Agrigento
2 dias para Ragusa/ módica/ noto/ Marzamemi
1 dia para siracusa
1 dia Catania
1 dia conhecer Etna
1 dia Taormina
1 dia para vinícolas do Vale Etna
1 dia para passar em Cefalù e dormir em Palermo
1 dia e meio em Palermo.
Acha que está bom?! Minha dúvida é se precisa de 3 dias na costa oeste. Coloquei 3 pois no dia da chegada, como estou com minha filha, não da pra fazer muita coisa… e as praias e ilhas estão fora do meu roteiro! Já que vamos no outono…
Obrigada!
Oi Priscila,
Seu roteiro está bem intenso, mas tá bem dividido.
Os 3 dias estão ok, vai ser até apertadinho, pois como não consideramos o da chegada, fica apenas dois dias, certo? Então vai ser um para Trapani e Erice e outro para Marsala e Menfi. Sendo em que em Menfi não tem muita coisa pra ver (é mais uma cidade de vinícolas), então vai dar.
No mais, está ótimo.
Depois me conta como foi, pois seu roteiro está interessantíssimo!
Um abraço,
Patricia
Olá Patrícia. Sou portuga e vou passar 7 em Sicília. Não sei se fiz bem mas vou chegar pelo aeroporto de Palermo. Ainda não comprei hotel e não tenciono alugar carro. Para além de Palermo, gostava de conhecer Taormina e Catania. Nao sei se fique alojado só em Palermo se fique também noutras cidades. Não sei se me pode ajudar na melhor forma de eu organizar esta viagem.
Muito Obrigado.
Olá Pedro,
Se você chega pretende conhecer Palermo, fez bem chegar por Palermo.
Porém, se pretende conhecer também Catania e Taormina, o ideal seria comprar a volta pelo Aeroporto de Catania.
Te aconselho a pernoitar em Catania ou Taormina também, porque estas ficam distantes de Palermo. Como você vai ficar uma semana, sugiro que divida seu roteiro em duas partes, uma dedicada a Palermo (por exemplo, 3 dias) e o restante ao leste da Sicília.
Um abraço,
Patricia
Obrigado pela resposta Patricia. Eu vou ida e volta de Palermo. Será então melhor quando chegar a Palermo ir primeiro para Taormina e depois voltar para Palermo? Obrigado
Na minha opinião sim, é melhor fazer Taormina primeiro.
Um abraço,
Patricia
Olá Patrícia! Eu e meu marido estaremos indo para Sicília e alugaremos um carro. Eestamos pensando no seguinte roteiro :
05/06/2019 – voo de Roma para Palermo – hospedagem por 3 noites
06/06/2019 – Palermo – visita a Monreale e Cefalu
07/06/2019 – Palermo
08/06/2019 – manhã – Palermo para Erice (com bagagens)
tarde – Erice para Agrigento, (hospedagem por 1 noite próximo a scala dei tuchi)
09/06/201 – manhã – conhecer o Vale dos Templos
Tarde – Agrigento para Taormina (hospedagem por 3 noites)
10/06/2019 – Taormina
11/06/2019 – Taormina – Etna
12/06/2019 – de Taormina para Siracusa (hospedagem por 2 noites)
13/06/2019 – Siracusa
14/06/2019 – Siracusa – Catânia – Nápolis
Patrícia estou na dúvida sobre ir à Erice, você acha que fica muito corrido ir para Erice e seguir para Agrigento? O que você acha desse roteiro?
Grata, Cristina
Olá Cristina,
Seu roteiro está bom, só essa parte de Erice que está crítica. Ela fica totalmente fora do caminho para Agrigento e alonga bastante o percurso.
A que horas você chega a Palermo no dia 05? Teria uma tarde livre? Pergunto porque outra possibilidade seria fazer Monreale e Erice no dia 06, Cefalù na manhã ou tarde do dia 07 (uma ideia é ir no meio da tarde e fazer um happy hour por lá). Assim sobraria o dia da chegada, meio período no dia 07 e mais a manhã do dia 08 para você visitar Palermo.
O restante está ótimo!
Um abraço,
Patricia
Oi Patrícia tudo bem? Parabéns pelo seu blog!!! Somos três casais e vamos ficar na Sicília 5 dias, o que vc nos sugere para fazer? Vamos chegar pelo aeroporto de Catania.
Olá Roberto,
Considerando o pouco tempo que você fica na Sicília, e visto que chega pelo aeroporto de Catania, sugiro focar seu roteiro na parte leste da Sicília, visitando Catania, Siracusa e Taormina. A escolha da cidade base fica a seu critério.
Veja esses posts:
1) Dicas de Catania e arredores
2) Dicas de Taormina e arredores
3) Dicas de Siracusa
Veja também as dicas de roteiros: https://descobrindoasicilia.com/tag/roteiros-pela-sicilia/
Um abraço,
Patricia
Olá Patricia!!
Iremos à Palermo de 01 a 07 de julho/2019 e já reservamos um Hotel por lá. Iremos em 6 pessoas, eu meu marido e dois filhos (13 e 10 anos) e mais um casal de amigos. Vou ver as dicas de locais mais interessantes para conhecer, mas a ideia é praia, dá para ir para Favignana em um dia?
Outra coisa que estou sofrendo é para reservar carro, queríamos apenas 1 de 7 lugares mais está difícil, e meu voo de volta será num domingo as 7:20 da manhã, dai precisaria devolver o carro lá por umas 5:30 da madrugada mas as locadoras avisam que só abrem as 08:00. Neste caso o que me sugere fazer??
Desde já agradeço muito a atenção e vou continuar a navegar pelas suas ótimas dicas!!!
Oi Camila,
Acho bem pesado ir um dia a Favignana a partir de Palermo, mas é possível. Tem passeios de barco que saem de Trapani, por exemplo, que são ideais para quem dispõe de pouco tempo.
Em relação ao carro, te respondi na outra mensagem> https://descobrindoasicilia.com/2015/05/aeroporto-de-catania/#comment-4214
Abs,
Patricia
Oi Patricia!! Então você acha muito cansativo? A melhor alternativa seria pernoitar lá? É que estaremos com duas crianças então melhor já pensar bem antes! Obrigada e grande abraço!
Oi Camila,
O ideal seria pelo menos pernoitar em Trapani, porque o passeio de barco sai de lá. E como dura praticamente um dia inteiro, ter ainda que voltar para Palermo (mais 1h30/2h de carro) seria cansativo (e sabemos que mar “cansa”).
Se você tiver um só dia disponível, aconselho o passeio de barco saindo de Trapani. Se tiver pelo menos dois dias inteiros, então seria melhor pernoitar em Favignana.
Um abraço,
Patricia
Patricia,
dá pra fazer um bate e volta em Noto de Palermo? Ou é melhor ir de Catania?
Oi Evandro,
De Palermo não dá, porque Noto dista 3h30de carro de lá. O bate e volta aconselhável é a partir de Siracusa, Catania ou outra cidade do leste da Sicilia.
Um abraço,
Patricia
Oi Patricia,
Obrigado pela resposta.
Na sua opinião qual a sua melhro forma de fazer algumas cidades sem alugar carro? Combinar trem e ônibus?
Um abraço,
Evandro
Olá Evandro,
Você pode, sim, combinar trem e ônibus, só precisa verificar antes as cidades do seu roteiro são interligadas por transporte público. Em alguns lugares da Sicília só dá para chegar de carro mesmo (vilarejos, localidades menores e mais afastadas). Quando eu escrevo sobre um lugar, sempre coloco um “como chegar”.
Outra solução, caso queira um pouco mais de conforto, é utilizar serviços de transfers privativos.
Um abraço,
Patricia
Olá Patricia
Iremos para a Sicília no início de abril para ficarmos 15 dias. Pretendemos alugar um carro e fazer tudo com calma.
Reservamos 6 noites em Palermo , as outras noites e dias ainda estamos decidindo. Indicaram seu blog e gostei.
Como poderíamos dividir esses dias, onde devemos pernoitar e quantas noites?
Ainda não reservamos hotel nem carro.
Vamos ficar na Europa por 50 dias. A Sicília e nossa primeira parada. Chegaremos por Roma.
Qual a melhor forma de deslocamento de Roma para Palermo?
Obrigada
Olá Celia,
Em 15 dias dá para ver bastante coisa na Sicília. Se você não quiser ficar mudando muito de hotel, pode fazer vários bate e voltas, como esses que eu indico no post. O restante do tempo, eu te aconselharia a utilizar no leste da Sicília (parte em Taormina e parte em Siracusa, ou ainda no sudeste, como Ragusa ou Modica).
Obviamente a divisão dos dias vai depender muito dos seus interesses pessoais, se gostam de arquitetura, se preferem explorar uma área famosa pela produção de vinhos, etc. A Sicília é muito grande e tem lugares para todos os gostos.
Te aconselho também a dar uma olhada nestes posts:
– Dicas de cidades para fazer um bate e volta a partir de Taormina
– 5 lugares para visitar a partir de Siracusa
De Roma a Palermo a melhor forma é mesmo o avião. Dá uma olhada aqui> Como ir de Roma para a Sicília
Se tiver mais dúvidas, escreve aqui que eu respondo sempre!
Um abraço,
Patricia
Oi! Tudo bem?
Irei para a Sicília no dia 28/01 com volta dia 03/02. Alugarei um carro para andar pela ilha. Gostaria de conhecer toda ela…o que você me indica? Ao mesmo tempo quero descansar. Seria interessante pegar um hotel em cada parada ou ter um local fixo e fazer bate voltas? Vc me indica por onde começar? Quanto tempo ficar em cada lugar…etc. estou preocupada em definir esse roteiro. Se puder me ajudar. Já li muito aqui também.
Olá Josiane!
A Sicília é muito grande e para que você pudesse conhecer, não digo toda, mas dá a volta na ilha passando pelas principais cidades, seriam necessários pelo menos 15-20 dias. Para ver o básico, eu recomendo 8 dias. Como você vai passar apenas 05 dias inteiros, te recomendo a concentrar seu roteiro em um lado da ilha. Por exemplo, se chegar por Palermo pode ficar uma parte do roteiro em Palermo e outra em Trapani. Se chegar por Catania, te aconselharia a dividir em duas bases: Taormina e Siracusa.
Realmente o tempo que você vai ficar na Sicília é muito pouco para a quantidade de lugares que tem para ver por aqui.
Um abraço,
Patricia
Olá Patrícia, antes de mais muitos parabéns pela organização do site, é uma grande ajuda!
No próximo mês de Setembro, na segunda semana, irei viajar para a Sicilia, durante 7 dias.
Ainda estou a pleanear qual o hotel em que vou ficar e por isso gostaria de saber se tem algum conselho sobre qual a melhor zona para ficar hospedada e quais as melhores praias a visitar.
Uma vez que vamos ficar somente 7 dias não vamos conseguir visitar a Ilha toda por isso optámos por conhecer Palermo, San Vito Lo Capo, Trapani e Marsala. Se conseguirmos, vamos tentar ir um dia à Ilha de Ustica que segundo as imagens parece ser um autentico paraíso…
Será que me consegue ajudar, indicando qual a melhor zona para ficar hospedada tendo em conta os sítios que gostávamos de conhecer?
Muito obrigada!
Olá Inês,
Te aconselho a dividir sua estadia, ficando em duas ou três bases. Por exemplo, você pode ficar 3 dias em Palermo, dos quais 1 em Ustica, e o restante em Trapani ou Marsala (indo de lá a San Vito).
Vocês estarão de carro? Isso pode facilitar o deslocamento.
Um abraço,
Patricia
Olá Patricia tudo bem?! Estamos fazendo um roteiro para Italia e deixamos 9 dias para Sicilia.Pensamos em Palermo e Taormina, o que acha? Ficaríamos de carro, é o ideal ?
Muito obrigada.
Abraço
Olá Ana Cristina,
O carro vai servir para fazer os passeios nos arredores, inclusive porque o transporte público não é o máximo, mas dentro das cidades, não!
Lembre-se de escolher um hotel com estacionamento, porque em Taormina é proibido o trânsito de veículos no centro.
Em 9 dias você vai conseguir visitar os principais pontos turísticos da Sicília, vai dar para fazer um bom roteiro.
Um abraço,
Patricia
Oi Patricia, tudo bem?
Estamos pensando em passar o réveillon na Sicília. Chegaríamos mais ou menos no dia 26/12 e ficaríamos por aí até mais ou menos dia 10/01.
Nosso desejo é conhecer varias cidades ( Catânia, Taormina, Siracusa, Agrigento, Palermo); essas seriam nossas cidades bases.
Eu já estive nessa ilha maravilhosa no verão, porém meu marido e amiga não conhecem. Tenho interesse de fazer tour local em cada cidade, falando em português seria perfeito, mas pode ser em espanhol também. Caso você possa me ajudar, ficarei muito agradecida em te lá como nossa guia em algumas cidades. Comecei a elaborar roteiro agora.
Desde já muito obrigada!,
Abraço, aguardo
Bel Manfredini
Oi Bel,
Respondi ao seu pedido de orçamento por email!
Um abraço,
Patricia
Boa noite Patricia,
Parabéns pelo site que me ajudou bastante em preparar o roteiro pela Sicília para minha viagem agora em setembro.
Não tenho muito tempo e montei o roteiro abaixo.
Pela tua vivência na Sicília, gostaria de saber se está interessante, ou, se posso perder pontos interessantes nas principais cidades.
Caso você entenda que ainda dá para encaixar alguma parada ou visitar mais uma cidade próxima, visto que estaremos com carro alugado, por favor, me avise.
Para entender nosso perfil, somos um casal e queremos conhecer a história e arquitetura das cidades.
Não iremos à praia,mas, pretendemos sim, comer MUITO BEM rsrs.. Portanto, uma parada em um restaurante será bem vinda!
1 – Chegada Palermo as 9h00 passeio pela manhã + almoço e ida (por volta das 14-15h) para Erice. Dorme Erice/Trapani
2 Saida de Erice as 8h00, parada em Scali dei Turchi por 1h e depois Agrigento (Vale dos Templos+centro historico) sai as 17h-18h e janta e dorme em Scicli
3 Scicli + Noto (pela manhã) e Siracusa na tarde. Termina o dia na Catania para virar base
4 Etna + Bronte + Randazzo (Bronte e Randazzo por razões gastronômicas rs)
5 Taormina
6 Catania manhã e tarde aeroporto
Abs
Alessandro
Oi Alessandro,
Que bom que gostou do site!
Para ser sincera, eu acho seu roteiro muito apertado. Você não vai conseguir ver quase nada de Palermo (seriam 4h numa cidade que merece, pelo menos, 4 dias!). Uma tarde só para Siracusa também é pouco, sobretudo para vocês que querem conhecer a história e a arquitetura, mas neste caso podem concentrar o roteiro somente no centro histórico. O problema é que a Sicília é muiot grande, então acaba-se perdendo bastante tempo nos deslocamentos.
Tenho certeza que vão ficar com gostinho de quero mais!
Um abraço,
Patricia
Bom dia Patrícia.
Pretendo passar 15 dias na Sicília, entre final de setembro e início de outubro. É uma boa época?
Li em alguns lugares que outubro é muito chuvoso. Isso é verdadeiro?
Um abraço e parabéns pelo blog.
Mendonca.
Oi Carlos,
O final de outubro é mais chuvoso, mas entre setembro e outubro é uma boa época. Escrevi sobre isso aqui: Outono na Sicília: temperaturas e o que trazer na mala
Um abraço,
Patricia
Olá Patricia! Primeiro parabéns pelo site, já me ajudou bastante.
Vou para Palermo com meu marido semana que vem, e estamos na dúvida se alugamos um carro ou não.
Algumas pessoas falaram que pode ser perigoso por conta de assaltantes e isso nos deixou apreensivos.
O que você me diz em relação a isso?
Obrigada
Oi Janaina,
Assaltante? Quem te falou isso foi assaltado em Palermo? Assaltado com um ladrão apontado a arma? (não falo furto)
O que eu posso te dizer é que como toda cidade grande Palermo tem alguns problemas de FURTO, por isso, estando de carro, é melhor procurar um hotel com estacionamento privativo, por garantia. É importante que saiba que não é uma cidade perigosa, mas é necessário ter alguns cuidados com suas coisas pessoais, não dar bobeira com carteira, não deixar objetos de valor expostos no veículo ao estacionar na rua, esse tipo de coisa. Comparada com qualquer cidade do Brasil, Palermo é um paraíso.
No mais, uma outra dica que te dou, é que não ande de carro dentro de Palermo. Mas não por causa de roubos, mas porque muitas ruas são destinadas a pedestres (aquelas do centro histórico) e o trânsito pode ser complicado em alguns lugares. O melhor modo de conhecer Palermo é a pé.
Um abraço,
Patricia
Patricia, gostaria de ir ate Cefalu de barco saindo de Palermo. Tem alguma dica?
Olá Carmen,
Não existem linhas de barco de Palermo a Cefalù. Para chegar a Cefalù você tem que ir de trem ou de carro.
Um abraço,
Patricia
Obrigada pelo retorno.
Olá, Patricia! Estou pesquisando bastante sobre roteiros na Sicilia e quase enlouquecendo! Rsrs Amei o site e agora estou mais em dúvida ainda… Será que pode me dar uma dica??
Vamos passar nossa lua de mel na Sicilia, no início de agosto e com aluguel de carro (aprox 12 dias). Não queremos fazer aquela maratona intensa e sim aproveitar os lugares, conhecer praias lindas… Sabemos que teremos que voltar muitas outras vezes, mas estamos em dúvida sobre a sugestão de bases que recebemos.
O que vc acha de 2 dias em Palermo, 4 em Cefalu e 6 em Taormina??
Olá Carina,
Realmente é bem difícil dar uma opinião :). A divisão de dias está boa, mas saiba que praia em Palermo no início de agosto é lotada. Te aconselharia a usar os dois primeiros dias para fazer um passeio mais cultural rsrs. Aliás, qualquer praia que você for em agosto vai ser cheia, mas em Palermo é pior porque trata-se de praia urbana.
Por que você não inclui uma das ilhas menores no seu roteiro (Favignana ou uma das Eolias)? Vale a pena!
Um abraço,
Patricia
Parabéns pelos 4 anos do seu blog, Patrícia. A nossa viagem à Sicília nesse fim de ano foi fantástica, graças /ás suas excelentes dicas. Estivemos em 2 desses lugares; Monreale e Erice. Maravilhosos!!!
Olá Regina,
Agradeço de coração o carinho.
Um grande abraço,
Patricia
Boa tarde, pretendo visitar a Sicilia nos dias 16 e 17/03, minha idéia seria a de fazer um roteiro conhecendo as principais cidades em que ocorreram as filmagens da trilogia O poderoso chefão, você saberia me dizer se há alguma empresa ou profissional que faz esse roteiro aí na Sicília.
Agradeço pela atenção e aguardo contato
Olá Guilherme,
Eu mesma escrevi o roteiro das locações de O Poderoso Chefão. Dá uma olhadinha no post, que publiquei no meu outro site, o Itália para Brasileiros: https://italiaparabrasileiros.com/sicilia-locacoes-de-o-poderoso-chefao/
Se você estiver de carro, pode visitar tudo por conta própria. Só que dois dias na Sicília é muito pouco tempo!
Um abraço,
Patricia
Oi, Patrícia. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Que máximo, Natalie!
Obrigada 🙂
Um abraço,
Patricia