O livro Os Leões da Sicília (título original, I Leoni di Sicilia – la saga dei Florio), da escritora italiana Stefania Auci, foi um sucesso de crítica e de público, tornando-se um best-seller na Itália. De fato, ele foi o livro mais vendido no país em 2019!
A obra, que conta a história da potente família Florio, foi traduzida em diversas línguas, incluindo o português e publicada em mais de 30 países. No Brasil o livro foi publicado pela editora HarperCollins e em Portugal pela Editorial Presença.
Sinopse do livro Os Leões da Sicília
Conhecidos como “Os Leões da Sicília”, os irmãos Ignazio e Paolo Florio se mudaram para Palermo em 1799, depois que um terremoto destruiu boa parte da cidade onde viviam, Bagnara Calabra, na região da Calábria. Junto com eles viajaram também a esposa de Paolo, Giuseppina, bem como o filho recém nascido, Vincenzo, e a sobrinha Vittoria, além de outros conterrâneos que buscavam uma vida melhor.
Esta viagem foi o início de uma história quase inacreditável, que vê a família Florio se transformar nos personagens mais influentes da Sicília entre os séculos XIX e XX.
Tudo começou com um pequeno comércio de especiarias. No entanto, com o passar dos anos, os irmãos conseguiram construir um verdadeiro império comercial. Primeiramente eles iniciaram a comercializar enxofre, depois compraram casas e terrenos dos nobres de Palermo que haviam perdido tudo. Enfim, criaram até mesmo uma companhia de navegação.
Posteriormente, quando o filho de Paolo, Vincenzo, conseguiu desvendar o segredo do vinho Marsala e implantou em seu estabelecimento de transformação do atum um método revolucionário de conservação do peixe, o poder e a riqueza dos Florios aumentaram ainda mais.
Mas é claro que a trajetória da família não ocorreu sem episódios dramáticos. Segredos obscuros, traição, casos de amor e crimes de honra são um fio condutor da saga dos Florios.
Uma curiosidade sobre a capa
Uma pintura ilustra a capa do livro Os Leões da Sicília. Trata-se do quadro In Lettura sul Mare, do pintor italiano Vittorio Corcos.
Corcos, que nasceu na Toscana, era um do retratistas mais solicitados entre o final do século XIX e início do século XX, a Belle Epoque. E, de fato, foi esta a época de glória da família Florio!
Enfim, certamente Stefania Auci soube dar vida à história de uma das famílias mais famosas da Sicília, entrelaçando fatos históricos e dando aquele toque de romance que nunca é demais. O livro é um romance leve, que eu indico sobretudo para quem se interessa pela história e pela cultura siciliana.
Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.